quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Manifestação » Trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima protestam por melhores salários Assembleia que discutiria início de greve ainda não começou, mas mihares de operários estão concentrados em frente às obras




Nervos à flor da pele em manifestação que envolve trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima, Batalhão de Choque e empresariado. Foto: Juliana Cavalcanti/DP/D.A Press
Nervos à flor da pele em manifestação que envolve trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima, Batalhão de Choque e empresariado.

O clima é de tensão na Refinaria de Abreu e Lima, em Suape, na manhã desta quarta-feira (31). Dezenas de milhares de trabalhadores estão em frente a uma das entradas da obra, reivindicando equiparação salarial para trabalhadores de empresas diferentes que exercem funções semelhantes, enquanto aguardam o início da Assembleia que vai votar se eles entrarão ou não em greve.

Mais cedo, o carro de som do Sindicato dos Trabalhadores foi detido pela polícia, em um posto de gasolina, próximo à entrada da Refinaria. Os comandos, desse modo, devem ser dados por líderes sindicais do alto de uma carreata.

Segundo informações de trabalhadores presentes na manifestação, a diferença salarial entre os funcionários pode chegar a 40% do salário. Uma das queixas dos operários pernambucanos é de que eles recebem salário menor do que recebem os funcionários vindos de outros estados do país.

Sob gritos de "polícia para o patrão", foi iniciada a manifestação que deve se desdobrar na Assembleia, que estava marcada para ter início às 7h, mas ainda não começou. O Sindicato denuncia que alguns operários foram obrigados a entrar na obra e começar a trabalhar, nesta manhã. O Batalhão de Choque já chegou ao local.

Em tempo: no último mês de agosto, os trabalhadores entraram de greve e só voltaram às funções 17 dias depois. A prometida equiparação salarial não aconteceu no prazo de 60 dias dado pelos empresários, e nem nos 30 dias requeridos posteriormente. As empresas alegam que ainda não tiveram tempo de fazer as auditorias.
FONTE DP PE.

Prefeitura do Recife divulga programação para do Dia de Finados

Celebrações » Prefeitura do Recife divulga programação para do Dia de Finados Missas serão celebradas nos cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores pelo arcebispo de Olinda e do Recife, Dom Fernando Saburido. Também foram programados cultos evangélicos



Os cemitérios públicos do Recife terão programação especial para receber os visitantes no Dia de Finados. Foram programadas realizadas missas nos cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores a cada duas horas, a partir das 8h e até as 16h. O arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, vai celebrar a missa das 10h em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores, que também terá cultos evangélicos durante todo o dia, em alternância com as missas. O número de funcionários que trabalharão no feriado também foi reforçado.

A preparação dos cemitérios para o Dia de Finados começou esta semana, com o reforço nos serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos da Várzea, Casa Amarela e Tejipió, além do Parque das Flores e Santo Amaro. Os locais receberam poda nas árvores e um efetivo de 100 funcionários garantiu a varrição e limpeza nos cinco cemitérios.
FONTE DP PE.

Furacão » Sandy já matou 43 pessoas nos Estados Unidos e deixou Nova York parada Só em NY foram confirmadas 23 mortes. Danos podem causar prejuízos acima de 20 bilhões de dólares





Em apenas um incêndio, 80 casas foram destruídas em Nova York. AFP Photo
Em apenas um incêndio, 80 casas foram destruídas em Nova York.         
 
Pelo menos 43 mortos, oito milhões de casas sem eletricidade e a cidade de Nova York paralisada. Este foi o balanço devastador desta terça-feira da passagem do Furacão Sandy pela costa leste dos Estados Unidos. O presidente Barack Obama reuniu seu comitê de crise e cancelou eventos previstos para quarta-feira, uma semana antes das eleições, para ficar em Washington e coordenar ações em resposta à catástrofe climática.

Obama foi informado durante toda a noite sobre a evolução de Sandy e esteve em contato com autoridades de Nova York e Nova Jersey, dois dos estados mais afetados pela tempestade, conforme informou a Casa Branca. "Esta tempestade ainda não terminou", alertou o presidente durante visita à sede da Cruz Vermelha em Washington, assegurando que as pessoas que foram afetadas pelo ciclone devem saber que "os Estados Unidos estão com elas".

Connecticut, Nova York, Nova Jersey, Maryland, Pensilvância, Carolina do Norte, Virgínia e Virgínia ocidental reportaram mortes relacionadas com a passagem de Sandy, enquanto em Toronto, no Canadá, a polícia informou que uma mulher morreu atingida por um objeto arrastado pela tempestade. Apenas em Nova York foram registradas 23 mortes, conforme, anunciou o governador do estado, Andrew Cuomo. Estas vítimas se somam aos 67 mortos deixados por Sandy em sua passagem pelo Caribe.

Os devastadores danos materiais da tempestade, que tocou a terra na noite de segunda-feira em Atlantic City (Nova Jersey) como ciclone extratropical e ventos de até 150 km/hora, começaram a ser mensurados. A supertempestade castigou a densamente povoada região leste dos Estados Unidos, inundando boa parte das áreas baixas de Manhattan, paralisando o transporte público em muitas cidades e deixando sem eletricidade milhões de pessoas.

Na terça-feira, mais de oito milhões de residências estavam sem eletricidade em 18 estados do noroeste dos Estados Unidos e na capital, Washington, anunciou o Departamento de Energia. O estado mais afetado era Nova Jersey, com 2,5 milhões de lares sem energia elétrica.

Nova York lutava para superar os danos provocados por Sandy, que obrigará a cidade a passar vários dias sem seu vital serviço de metrô e sem eletricidade em dezenas de milhares de lares. Todo o serviço de transporte público nova-iorquino está suspenso desde a noite de domingo, antes da chegada do furacão, paralisando uma cidade de 8,2 milhões de habitantes.

Segundo o prefeito de NY Michael Bloomberg, esta tempestade foi "talvez a pior" experimentada por Nova York em sua história e provocou "extensos danos que não serão reparados da noite para o dia", entre eles 80 casas queimadas em um único incêndio. Após acordar como cidade fantasma, Nova York recuperou parte de sua atividade com o passar das horas, com um tráfego fluindo e mais lojas abertas no centro de Manhattan.

A parte mais afetada era o sul de Manhattan, a partir da rua 40, onde umas 20 mil residências estavam seu eletricidade, uma situação que deve se manter por vários dias. Bloomberg disse esta terça-feira que levará tempo para que o metrô volte a funcionar, já que a água do mar entrou nos corredores e túneis, superando em alguns locais o nível das plataformas. Três pontes nova-iorquinas que ligam Manhattan ao Brooklyn (sudeste) foram reabertas na manhã desta terça-feira. A bolsa de Nova York, fechada desde a segunda-feira, retomará suas atividades na quarta. Mas as escolas continuarão fechadas.

O furacão causou o cancelamento de 18.100 voos com origem e destino na costa leste dos Estados Unidos. A maior parte dos aeroportos que atendem a cidade de Nova York, sobretudo JFK, La Guardia e Newark, permanecia fechada esta terça-feira. Na quarta-feira, o JFK prevê reabrir, mas nada se sabia sobre La Guardia e Newark ao anoitecer desta terça.

O tradicional desfile de Halloween pelas ruas de Manhattan, que estava previsto para a quarta-feira, foi cancelado. Esta é a primeira suspensão do desfile em 39 anos de história, segundo o site oficial do evento, Halloween-nyc.com

Reatores nucleares desligados

Três reatores nucleares foram desligados como consequência da tempestade, dois em Nova Jersey e um no estado de Nova York. Os reatores foram colocados fora de serviço devido a problemas de circulação de água e da rede elétrica externa e não apresentavam riscos de segurança, segundo as empresas que os administram.

Também em Nova Jersey, as águas romperam um dique e ameaçavam três povoados do condado de Bergen, a poucos quilômetros de Nova York, informou a polícia.

Obama decretou estado de emergência em todo o estado de Nova York, o que permitirá o acesso a recursos federais para os atingidos em vários condados, informou a Casa Branca. Nova Jersey também foi declarada em estado de catástrofe. A empresa de avaliação de desastres Eqecat destacou que Sandy poderia afetar 60 milhões de americanos e provocar danos superiores a US$ 20 bilhões.

Segundo serviços de meteorologia, a extensão da tempestade e a confluência de uma frente fria procedente do Canadá foram os fatores que tornaram Sandy tão devastadora. O Centro Nacional de Furacões (CNF), sediado em Miami, informou que foram mantidos os alertas de inundações e chuvas para a metade da costa atlântica e que Sandy levará fortes nevascas em seu deslocamento para o interior do continente, embora seus ventos se amenizem.

Tanto Obama quanto seu adversário republicano, Mitt Romney, são conscientes da importância de dar toda a atenção ao furacão para evitar um desgaste de imagem como o sofrido pelo presidente George W. Bush em 2005 devido à frágil resposta que as autoridades deram à chegada do furacão Katrina que devastou Nova Orleans. 
FONTE DP PE.

Mobilidade » Projeto concede vale-transporte a quem vai trabalhar de bicicleta



A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4400/12, do deputado Mandetta (DEM-MS), que amplia o conceito e a natureza do vale-transporte, para estimular o uso da bicicleta como veículo de transporte até os locais de trabalho. Os trabalhadores que usarem a bicicleta receberão 50% do valor do vale-transporte como compensação pelos custos de manutenção do veículo.

Secretaria de Saúde vai expandir fiscalização da Lei Seca para o interior


A Secretaria Estadual de saúde lança hoje um projeto de expansão da Operação Lei Seca para o interior do estado. O plano prevê a realização de bloqueios permanentes diários por três novas equipes, que percorrerão simultaneamente os municípios das regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata em horários variados, todos os dias da semana.

As fiscalizações serão feitas com a ajuda de uma frota de três vans informatizadas, três guinchos, quatro motos e quatro viaturas, operados por 77 profissionais contratados para compor os grupos, sendo 32 militares, 24 agentes do Detran e 21 técnicos. Para manter essa estrutura a SES investirá, mensalmente, cerca de R$ 570 mil.

O lançamento do projeto ocorre nesta quarta-feira (31/10), às 9h, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Caruaru, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira e do coordenador-executivo da Operação Lei Seca, tenente-coronel André Cavalcanti.

De acordo com Figueira, o plano de interiorização da Lei Seca começou este ano acompanhando o calendário turístico do estado nos principais eventos e festas que concentram grande número de condutores. “Nas duas primeiras e grandes incursões que fizemos, sendo a primeira no Sertão do Araripe, nos festejos de São Sebastião, e a segunda no agreste pernambucano, durante a Semana Santa, já mensuramos concretamente os benefícios da Operação”, avalia o secretário.

Os três pontos de bloqueio itinerantes, com o mesmo formato já realizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), percorrerão todas as cidades do Agreste, Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco e Zona da Mata, priorizando os municípios que apresentam as taxas mais elevadas de mortalidade.

Só em 2011, o número de óbitos por acidente de transporte terrestre nessas regiões, excetuando-se a Região Metropolitana do Recife, somou 1.422 vítimas fatais. Desses, 619 óbitos foram apenas em decorrência dos acidentes com motos. No ranking das cidades com os maiores números de óbitos absolutos, em 2011, estão Petrolina, Caruaru e Araripina, com 108 (taxa de mortalidade de 36%), 75 (taxa de mortalidade de 23,5%) e 40 mortes (taxa de mortalidade de 51,4%), respectivamente. Os municípios também lideram o maior número absoluto de óbitos por acidentes de moto.
DP PE.

Versículo do dia




          
   Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Salmos 34:19
 





Bairro do Pina fica parado devido a engarrafamento

ZONA SUL

Transtorno começou nas vias que ligam o Centro à Zona Sul
TRÂNSITO ficou ainda pior em horários de pico

A falta de conhecimento de alguns motoristas sobre a nova etapa da Via Mangue, liberada no último sábado (27), aliada à inauguração de um shopping, no bairro do Pina, deixou o trânsito bastante complicado para quem seguiu em direção à Zona Sul do Recife, nesta terça-feira (30). O fluxo de veículos, que já é intenso todos os dias, ficou ainda pior nos horários de pico. Desde o início da tarde desta terça-feira (30), os engarrafamentos começaram a se formar nas vias que ligam o Centro a bairros como Boa Viagem, Pina e Ipsep. Os condutores precisaram ter muita paciência para chegar ao destino desejado.
Por volta das 19h30, a fila de carros se estendeu desde a rua Madre de Deus, no Bairro do Recife, seguindo pela ponte Giratória, avenida Sul e Cais José Estelita. Na nova alça do viaduto Capitão Temudo, que passa sobre a avenida Sul, os veículos seguiam lentamente. O efeito pretendido com a alça, que é desafogar o Temudo, desviando o trajeto dos veículos que desejarem ingressar na Via Mangue, não foi alcançado ontem.
Quem seguiu pela ponte Governador Paulo Guerra, que dá acesso ao Pina, também precisou ter calma. Os carros das faixas da direita andavam lentamente em direção à alça compreendida entre as avenidas República Árabe Unida e República do Líbano. A rua Manoel de Brito foi outra via que ficou travada. “Passei mais de meia hora para atravessar o Capitão Temudo”, constatou o técnico em eletrônica Valdir Albuquerque. A avenida Domingos Ferreira pareceu ter sido o único trecho livre. Quem passou por ela no início da noite se surpreendeu com a via desafogada, ocupada por pouco carros.
Por meio de nota, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) garantiu que reforçou o efetivo para monitorar o tráfego de veículos no local. “No entanto, a CTTU entende que é natural uma maior movimentação e suas consequências, como o congestionamento, no dia da inauguração de um centro de compras do porte deste estabelecimento. A expectativa é que, com o passar dos dias e a adaptação (...) às novas alternativas viárias criadas pela administração municipal em parceria com o centro de compras, o tráfego de veículos volte à normalidade”, informou o documento.
FONTE FOLHAPE.

SEGURANÇA

SDS anuncia licitação para centro de comando integrado

Local funcionará de forma integrada na Cidade da Copa

A licitação para a contratação da empresa que deve iniciar a construção do Centro de Comando de Controle Integrado que funcionará na Cidade da Copa será aberta na primeira semana de novembro. Segundo o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a licitação foi lançada há 15 dias, e a obra tem um valor total de R$ 98 milhões, incluindo os equipamentos eletrônicos.
“Estamos trabalhando para que Pernambuco seja a mais segura de todas as sedes da Copa”, declarou ontem o secretário, durante uma palestra sobre como a tecnologia usada na Copa poderá ajudar as cidades a criar modelos preditivos, realizada no congresso Smart City Business. A mesa redonda foi moderada pela editora executiva da Folha de Pernambuco, Leusa Santos.
“Esse projeto dialogará com o PE Conectado, que já foi contratado no valor de mais de R$ 1 bilhão, por meio do qual até 2014 serão instaladas 1500 câmeras de segurança nas principais vias dos maiores municípios do Estado. Além disso, mais dez mil serão destinadas a instituições públicas, especialmente escolas. Atualmente, a SDS tem cerca de 270 câmeras de segurança, mas na semana passada mais 48 foram instaladas na avenida Norte, aumentado o número para mais de 300, que são operadas pelos Batalhões de Polícia Militar de cada área”, disse.
O Centro de Comando vai funcionar na cidade da Copa, dentro da Arena. O equipamento será construído pensando na Copa do Mundo, mas esse será um legado que o evento deixará para o Estado, e segundo o secretário, terá suma importância para a manutenção da segurança pública em Pernambuco. “Atualmente, o Estado possui um Centro de Monitoramento que funciona no Centro do Recife, só que aquilo ali é uma amostra grátis do que será o da Arena da Copa. Ela funcionará integrando todos os parceiros na área de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, Policias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, e outras instituições, como a Compesa, a Celpe e Consórcio Grande Recife”, declarou Damázio.
Ao todo, o prédio terá 14 mil metros quadrados de área construída, dividida em três pisos. A sala de monitoramento terá 100 telões com 42 polegadas no qual todas as principais vias das municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado serão monitoradas. Haverá uma sala-cofre onde todos os softwares nos quais estarão replicadas todas as memórias de arquivos. “Essa é a primeira de mais cinco ou seis licitações até que o projeto esteja finalizado. A construção deve ser finalizada até o final de 2013, mas só deve funcionar em sua totalidade em 2014.
Inicialmente, o objetivo é tranquilidade da Arena de Copa, nada de negativo pode acontecer ali. Mas o Centro se voltará para todo o Estado”, ressaltou o secretário.
FONTE FOLHAPE.

Corpo de Falcão será exumado nesta quarta

EMPRESÁRIO

Procedimento foi solicitado pelo advogado da família



 
 
Empresário foi encontrado morto dentro do seu apartamento em Boa Viagem
Um novo e doloroso capítulo para a família do empresário da construção civil Sérgio Falcão, encontrado morto no último dia 28 de agosto em seu apartamento, será escrito às 8h desta quarta-feira (31).
Neste horário, ele foi vítima de um misterioso crime onde a dúvida entre a possibilidade de suicídio ou homicídio ainda permeia. O corpo dele será exumado pela polícia Científica. A informação, que tem o objetivo coletar amostras de restos de pele do empresário para novas perícias, foi repassada ontem pela assessoria de Imprensa da Polícia Civil (PC).
De acordo com o órgão policial, o procedimento acontecerá no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. A medida contará com a participação da delegada Vilaneida Aguiar e vem para atender a solicitação do advogado da família Falcão, Ernesto Cavalcanti que classificou anteriormente o procedimento como fundamental para se verificar a possibilidade de se encontrar resquícios de pele sobre as unhas e o polegar da vítima.
“Através desse procedimento veremos se existem resquícios de pele. Isso identificará que houve luta corporal”, ressaltou o advogado que confirmou a sua ida juntamente com a família ao cemitério. “A família falará tudo o que ainda não foi dito”, salientou. Ainda ontem, conforme a assessoria da PC informou, várias diligências no sentido de elucidar o caso foram realizadas pela delegada Vilaneida.
CRIME
O empresário Sérgio Falcão foi encontrado morto dentro do quarto dele no prédio na avenida Boa Viagem. Com a vítima estava apenas o segurança particular Jailson Melo, que teria ido ao imóvel prestar um serviço. Médicos legistas constaram que Falcão morreu com um tiro na boca. Após a constatação, paira no ar a suspeita. Falcão cometeu o suicídio ou foi assassinado por Jailson? Para a família de Sérgio, trata-se de homicídio, tese contestada pela defesa do segurança.
FONTE FOLHAPE.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Moradores de Maranguape II, em Paulista, denunciam a falta d'água no bairro

TRANSTORNOS

Algumas ruas da localidade estariam com o problema há mais de 15 dias


Arthur Mota/Arquivo Folha
 
 
A interrupção no fornecimento de água tem causado transtornos à população do bairro de Maranguape II, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Moradores procuraram a reportagem do FolhaPE para denunciar o problema na localidade que, segundo eles, já perdura há mais de 15 dias.

“Entrei em contato com a Compesa diversas vezes e tenho vários protocolos de atendimento. Não esclareceram qual seria o motivo do problema, apenas Informaram que eu deveria aguardar a normalização. Até agora nada foi resolvido, é uma falta de respeito”, desabafou Elias Júnior, residente na avenida “A”, uma das principais vias do bairro.

Ainda segundo o morador, a situação se estende também a outras áreas, a exemplo da avenida “B”, trecho paralelo ao local informado. “Enfrentamos problemas de racionamento frequentes, mas, já faz um bom tempo que não haviamos ficado tanto tempo sem água, é um tormento”, afirmou.

A assessoria de comunicação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que desconhece a interrupção, por tanto tempo, na localidade. De acordo com o órgão, equipes serão direcionadas ao local, na manhã desta quarta-feira (31), para avaliar possíveis problemas na rede.
FONTE FOLHAPE.
 

'Falha humana' pode ter provocado apagão

CAUSA

Diagnóstico final será divulgado em breve pelo MME e pelo ONS

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, o que provavelmente causou o apagão na última quinta-feira (25) no Nordeste e Norte do País foi uma falha humana. A mesma tese foi reforçada pela ministra do Planejamento Miriam Belchior. "Tem falha humana, sem dúvida nenhuma. No caso do último apagão, de uma proteção de um equipamento que não foi devidamente programada", afirmou Hubner.

As duas fontes disseram que o governo federal está buscando formas de coibir novas falhas semelhantes. "O sistema brasileiro, sendo tão sofisticado, tem que ter um nível de cobertura em termos de procedimento. Não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter proteções e é isso que vamos buscar", disse o diretor. Segundo Miriam, o Ministério de Minas e Energia (MME) determinou um "pente-fino" em todos os equipamentos de distribuição do País para identificar eventuais problemas.

O diagnóstico final sobre as causas do apagão será divulgado em breve pelo MME e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Nelson Hubner destacou, porém, que as causas do incidente só devem ser conhecidas após a conclusão do Relatório de Análise de Proteção (RAP) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). "A gente entende que isso não pode acontecer no sistema brasileiro. Tivemos um conjunto de falhas, já bem detectadas, tanto de procedimentos, operacionais e falha humana, e isso vai ter que ser tudo corrigido. Estamos vendo ações para que isso não aconteça mais."
FONTE FOLHAPE.

Assembleia » Servidores estaduais da SDS terão reajuste salarial





Os servidores estaduais da Secretaria de Defesa Social e os procuradores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) terão aumento salarial. O projeto, de autoria do governo do estado, foi votado pelos deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na sessão desta terça-feira (30), e aprovado por unanimidade.

A partir de 1º de junho de 2013, os salários dos cargos públicos de auxiliar administrativo, assistente técnico, analista técnico, professor, odontólogo e de integrantes do grupo ocupacional ficam reajustados em 5%. Fica assegurado ainda aos funcionários estaduais o pagamento da gratificação pela prestação de serviços extraordinários. Os servidores terão um prazo de 180 dias, contado a partir de 1º de janeiro do próximo ano, para apresentarem  ao Executivo a documentação comprobatória de títulos de cursos de formação ou de qualificação profissional.

Também foi aprovado pelos parlamentares o reajuste linear de 10% sobre o vencimento do cargo de Procurador do Tribunal de Contas e do Procurador-Chefe da Procuradoria Jurídica, que deve incidir a partir de julho de 2012 e igual percentual a partir de junho de 2013 e junho de 2014. A matéria foi apreciada em regime de urgência. De acordo com a proposta, o aumento terá inexpressiva repercussão financeira por causa do número pequeno de cargos que compõem a carreira: um procurador-Chefe da Procuradoria Jurídica e quatro procuradores.
FONTE DP PE.

Shopping » RioMar abre as portas ao público fazendo jus à promessa de atender a todos os públicos



Após uma noite de inauguração só para convidados, o mall oficializou sua abertura fazendo jus à promessa do empresário João Carlos Paes Mendonça: contemplar todas as faixas de renda (Sarah Eleutério/DP/D.A Press)
Após uma noite de inauguração só para convidados, o mall oficializou sua abertura fazendo jus à promessa do empresário João Carlos Paes Mendonça: contemplar todas as faixas de renda

A inauguração do RioMar Shopping a menos de dois meses da temporada mais quente do ano para o varejo, o Natal, levou nesta terça-feira (30) um mar de gente curiosa e ávida por consumo ao recém-inaugurado centro de compras. O empreendimento de R$ 600 milhões, que abre as portas após dois anos de obras e espaços ainda inacabados, promete aquecer ainda mais o perfil da Zona Sul do Recife como polo de negócios. Ao todo, são cerca de 400 novas operações, sendo 18 âncoras, sete megalojas e uma academia de ginástica.

Depois de uma noite de inauguração só para convidados, o mall oficializou sua inauguração, nesta manhã, fazendo jus à promessa do empresário João Carlos Paes Mendonça: atender a todas as faixas de renda, desde os consumidores da festejada classe C ao público “premium”.

São 295 mil metros quadrados de área construída nos cinco pisos do mall. A área bruta locável (ABL) é de 101 mil metros quadrados, com mais 6,2 mil vagas de estacionamento. As opções de lazer contemplam parque de diversões eletrônicas, boliche, cinemas com salas VIP e teatro de 720 lugares.

Por trazer diversas marcas do segmento de luxo, a expectativa geral era de que o RioMar, que abre as portas com 75% das lojas ocupadas, fosse se posicionar como um shopping dirigido às classes A e B. Mas o empreendedor do shopping, o empresário Paes Mendonça, garante que o novo mall não é elitista.

“Quando eu apostei em supermercado de qualidade (Paes Mendonça foi dono da rede Bompreço), diziam que era só para a classe A e depois eu provei que todo mundo poderia ser meu cliente. As classes C e D aspiram comprar em lojas de alto nível. Como dizia Joãosinho Trinta (carnavalesco falecido em dezembro de 2011), quem gosta de pobreza é intelectual”, destacou o empresário durante a coletiva de imprensa de inauguração do mall, realizada um dia antes da abertura comercial, na segunda-feira (29).

Se depender do público presente nesta terça-feira a aposta de Paes Mendonça será certeira. Cerca de 80% dos consumidores que comparecem à abertura do RioMar são oriundos da famosa 'nova classe média'. Um bom exemplo é o casal Edmílson Cordeiro e Maria da Conceição Santos. Ele é aposentado, ela, dona de casa. Ambos estavam economizando há um ano para comprar uma geladeira e ao saberem da inauguração do shopping, se animaram e chegaram às 8h30 para aproveitar as promoções. Em pouco menos de duas horas, não só compraram a tão sonhada geladeira, como ainda levaram outros eletrodomésticos para renovar a cozinha de casa. "As promoções estão ótimas, principalmente nas Casas Bahia. Valeu a pena esperar", comenta o aposentado.

Já a operadora de telemarketing Fernanda Neves não só aproveitou para modernizar sua cozinha como foi para casa com roupas e sapatos novos nas sacolas. "As promoções estão boas e os produtos compensam. Todas as lojas estão com coleções novas, diferentes de outros shoppings", ressalta. Para ela, porém, a estrutura do RioMar deixou a desejar. "Abriu incompleto. O banheiro está ruim, algumas escadas rolantes não funcionam, várias lojas ainda estão fechadas e a praça de alimentação é muito pequena para o público", comenta.
Entre as grifes badaladas do RioMar estão a Burberry, casa de moda britânica especializada em roupas e acessórios de luxo. Alguma delas são inéditas no Nordeste, como a de moda feminina Espaço Fashion, a grife nova-iorquina de bolsas Coach, a jeanswear Diesel, a marca de moda alemã Hugo Boss (vendida somente em lojas multimarcas locais), a carioca de moda feminina Cavendish, a versão feminina da Brooksfield (especializada em trajes formais) e a loja do estilista Ricardo Almeida, considerado a maior referência brasileira em roupas sociais masculinas.

Mas ao lado dessas marcas, funcionarão lojas com perfil mais popular, como Marisa, Lojas Americanas, C&A, Riachuelo, Leader, Renner, Eletro Shopping, Insinuante, Casas Bahia e Magazine Luiza. Há um Espaço Cidadão, oferecendo todos os seus serviços públicos. Também está em implementação linhas de ônibus para atender o mall. Uma delas já entra em operação nesta semana e será uma linha Circular, ligando o shopping ao Joana Bezerra.
FONTE DP PE.

Tenente é indiciado por homicídio e lesão corporal em atropelamento de ciclistas O motorista atropelou três ciclistas, um casal de policiais e um estudante de 19 anos. Uma militar morreu na hora



O casal de policiais militares Liliane da Silva Pereira Leite e Ismael Silva Leite, além de um estudante, foram atropelados (TV Clube/Reprodução)


O casal de policiais militares Liliane da Silva Pereira Leite e Ismael Silva Leite e o estudante de 19 anos foram atropelados na Avenida Militar, próximo ao Forte do Brum. Foto: TV Clube/Reprodução
O casal de policiais militares Liliane da Silva Pereira Leite e Ismael Silva Leite e o estudante de 19 anos foram atropelados na Avenida Militar, próximo ao Forte do Brum. Foto: TV Clube/Reprodução
O 2º tenente da Polícia Militar José Ricardo Dias da Silva suspeito de atropelar três ciclistas e matar a também policial militar Liliane da Silva Pereira Leite há exatamente um mês, na Avenida Militar, próximo ao Forte do Brum, foi indiciado pelo homicídio culposo, com o agravente de dirigir sem habilitação e lesão corporal também culposa. O inquérito foi concluídos nesta terça-feira (30) e será remetido ao Ministério Público até o final do dia.

Segundo a delegada Fátima Câmara, da Delegacia da Rio Branco, responsável pelas investigações, aproximadamente dez pessoas foram interrogadas e auxiliaram a polícia. "O motorista não estava bêbado e nem em alta velocidade, por isso o crime foi culposo, quando não há intenção de matar", contou.

José Ricardo dirigia um Logan prateado, de placas PFN-3505, quando houve o atropelamento por volta das 22h30 no último domingo de setembro. O tenente se apresentou espontaenamente na delegacia no dia seguinte e foi liberado após prestar depoimento. 

Acidente 
O casal de policiais militares Liliane da Silva Pereira Leite e Ismael Silva Leite e o estudante de 19 anos que pediu para não ser identificado teriam saído para um passeio ciclístico do Recife até Olinda, quando foram atingidos. Com o impacto, as bicicletas foram arremessadas a uma distância de aproximadamente 10 metros. Liliane ficou presa no para-choque do carro até que ele colidisse com uma palmeira, quando foi lançada no para-brisas do veículo. O marido, Ismael, do 1° Batalhão de Polícia Militar, ficou ferido e foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), de onde teve alta. O estudante sofreu apenas ferimentos leves.
FONTE DP PE.

Leilão

Após quatro tentativas, usina Catende é vendida por R$ 40 milhões O grupo estrangeiro Ghanei arrematou o parque industrial e pretende investir da produção de açúcar em Pernambuco. Os empresários têm até 30 dias para fazer o pagamento




A venda de Catende abre caminho para o encerramento do processo de falência da usina, que se arrasta há 20 anos. Foto: : Helder Tavares/DP/D.A Press
A venda de Catende abre caminho para o encerramento do processo de falência da usina, que se arrasta há 20 anos. Foto: : Helder Tavares/DP/D.A Press
A Usina Catende foi finalmente arrematada nesta terça-feira (30), na quarta tentativa de venda através de leilão realizada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O grupo estrangeiro Ghanei – que atua há 30 anos na compra e venda de açúcar no mercado internacional – ofereceu R$ 40 milhões pela planta industrial. Esse foi o único lance registrado.

O leiloeiro João Dias Martins abriu com um lance de R$ 65,5 milhões, mas para esta proposta não houve comprador. Numa segunda tentativa, o preço foi reduzido em 60%, sendo reiniciada a venda com lance mínimo de R$ 39.313.800. Desta vez, o representante da Ghanei deu lance de R$ 40 milhões e o martelo foi batido.

Após analisar a operação financeira que será necessária para a efetuação da compra de Catende, o juiz Sílvio Romero Beltrão Filho decidiu aceitar a proposta do grupo de Dubai, que pretende investir da produção de açúcar em Pernambuco. Os empresários têm até 30 dias para fazer o pagamento, à vista, que será efetuado através de transferência internacional monitorada pelo Banco Central. O grupo Ghanei atua no mercado de compra e venda de açúcar e álcool há 30 anos. Quem representou os compradores durante o leilão foi um representante do grupo Braz Sugar Usina de Álcool e Bioenergia Ltda.

O lote vendido nesta terça-feira era composto por bens da massa falida de Catende, composto de propriedade rural, área industrial, máquinas e equipamentos, instalações complementares, veículos e equipamentos agrícolas. Nas tentativas anteriores, realizadas neste ano, não apareceram compradores. Mesmo o valor de R$ 40 milhões era considerado alto para o mercado local, devido à depreciação dos equipamentos da usina (considerados antigos e danificados).

O presidente da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Andrade Lima, que até pouco antes do início do leilão estava descrente sobre a presença de interessados em arrematar a usina, considerou a venda positiva.

"Queimei minha língua. Nós, do setor, não víamos no Brasil nenhum grupo disposto a investir na produção de açúcar naquela região, que está atravessando um momento de crise e vai demandar muitos investimentos. Segundo me adiantou o representante do grupo Ghaney, eles vão investir e produzir açúcar e esperam contar com a parceria dos fornecedores e dos trabalhadores rurais. Espero que a operação se concretize e que realmente haja os investimentos", declarou.

No primeiro leilão, o lance mínimo era de R$ 100,7 milhões, caindo para R$ 65,5 milhões na segunda data marcada. A venda de Catende abre caminho para o encerramento do processo de falência da usina, que se arrasta há 20 anos. O dinheiro arrecadado deverá ser depositado numa conta judicial, que já conta com outros recursos provenientes de ativos da usina e servirá para pagar primeiramente débitos trabalhistas. O total da dívida da usina é estimado em R$ 500 milhões, mas nem todos os credores devem receber o que lhes é devido.
FONTE DP PE

Suape

Trabalhadores da refinaria e da petroquímica voltam a cruzar os braços Motivo é um suposto descumprimento, por parte dos patrões, da convenção coletiva que prevê equiparação salarial. Amanhã, em assembleia, eles podem deflagrar greve por tempo indeterminado


Em agosto, 50 mil operários passaram 17 dias em greve, num movimento que foi considerado ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT/6ª) (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Em agosto, 50 mil operários passaram 17 dias em greve, num movimento que foi considerado ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT/6ª)
Os cerca de 50 mil operários que atuam nas obras da Refinaria Abreu e Lima e da PetroquímicaSuape, em Ipojuca, voltaram a cruzar os braços na manhã desta terça-feira (30). Eles alegam o descumprimento, por parte dos patrões, do acordo coletivo celebrado no dia 1º de agosto que prevê a equiparação salarial.

Segundo um dos assessores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Sintepav-PE), Leodelson Bastos, a convenção coletiva estabelecia um prazo de 60 dias para que fosse feito um levantamento dos salários pagos a cada função por uma comissão formada por representantes de ambas as partes.

“Esse prazo se estendeu por mais de 30 dias e ainda assim a equiparação não foi feita. Por isso a gente orientou os trabalhadores a cruzarem os braços como forma de protesto e amanhã, às 7h, vamos realizar uma assembleia para votar a deflagração da greve por tempo indeterminado”, disse Bastos.

Na segunda-feira (29), patrões e trabalhadores discutiram o tema da equiparação em uma reunião mediada pelo Ministério do Trabalho. Não houve acordo. Os trabalhadores argumentam que as empresas apresentaram uma proposta de equiparação salarial pela média e não pelo teto, como prevê a convenção coletiva.

Para se ter uma ideia das diferenças salariais existentes nos dois canteiros de obras, tem encanador industrial trabalhando na PetroquímicaSuape, pela Odebrecht, ganhando R$ 1.950. Na refinaria, trabalhadores na mesma função recebem R$ 2.360, caso da Alusa.

“É essa disparidade que está criando insatisfação”, completa o assessor do Sintepav-PE. Em nota, o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Civil Pesada (Sinicon) considerou a paralisação “inoportuna” e informou que entrará com dissídio junto ao TRT/6ª solicitando a ilegalidade do movimento.

O Sinicon alega que, apesar da convenção coletiva ter estabelecido que uma comissão formada por representantes de ambas as partes iria estabelecer os critérios do estudo de equiparação salarial, o Sintepav-PE se antecipou e contratou o estudo a uma empresa, sem a participação do Sinicon. “O resultado apresentado não foi aceito pelo Sinicon por não atender critérios que viabilizariam uma equiparação justa dos salários, como, por exemplo, tempo de serviço prestado e outros aspectos previstos na legislação”, justifica a nota do sindicato patronal.

Em agosto, esses 50 mil operários passaram 17 dias em greve, num movimento que foi considerado ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT/6ª). Eles alegavam que o acordo coletivo tinha sido assinado pelo Sintepav-PE sem a anuência da maioria, numa assembleia esvaziada.
FONTE DP PE.

Procon-PE notifica escolas sobre lista de material a ser pedido

AVISO

A dois meses do fim do ano letivo escolar, o Procon Pernambuco iniciou um trabalho de notificação das escolas particulares sobre o que pode ou não ser pedido na lista de material para 2013. O trabalho foi oficializado com uma publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 25.

A notificação esclarece que é considerado material escolar “todo aquele de uso exclusivo e restrito ao processo didático-pedagógico e que tenha por finalidade o atendimento das necessidades individuais do educando durante a aprendizagem”. O Procon também orienta que as escolas deverão disponibilizar aos pais, no período de matrícula, a lista de material escolar necessário ao aluno, acompanhada dos planos de curso ou de utilização dos produtos estabelecidos na relação. É preciso que nesse plano de utilização estejam detalhados os quantitativos de cada item, descrição da atividade para qual o material se destina além dos objetivos e metodologia que será empregada.

De acordo com a notificação, os estabelecimentos de ensino poderão oferecer aos responsáveis do aluno, a opção de pagamento de taxa de material escolar como alternativa à aquisição direta do material. Nesse caso, é proibida a cobrança de valores não vinculados aos itens da lista e a cobrança da taxa no mesmo boleto da matrícula ou mensalidade. No entanto, a escola deverá apresentar ao consumidor um demonstrativo detalhado das despesas de aquisição dos itens em conformidade com os preços praticados no mercado.

Já os pais podem escolher se preferem entregar o material solicitado pela escola de maneira integral ou parcial e parcelada, seguindo o cronograma semestral básico de utilização dos produtos. A entrega parcial deverá ser feita em até oito dias antes do início da unidade. A escola não pode, em hipótese alguma, indicar marca, modelo ou estabelecimento comercial onde os pais adquiram o material escolar. Os estabelecimentos de ensino não podem ainda, condicionar a participação ou permanência do aluno nas atividades escolares ao fornecimento de livro ou material escolar.

Confira o que pode e não pode ser cobrado na lista de material escolar:

NÃO PODE SER COBRADO NA LISTA
- Papel ofício.
- Fita adesiva.
- Pincéis/lápis para quadro branco.
- Álcool líquido ou em gel.
- Algodão.
- Artigos de limpeza ou higiene (desde que não seja de uso individual do aluno).
- Cartucho de tinta para impressora.
- CD e DVD.
- Copo descartável.
- Taxa de reprografia.
- Agenda escolar específica da escola.

PODE SER COBRADO NA LISTA
- Lápis grafite.
- Lápis de cor.
- Lápis hidrocor.
- Caneta.
- Caderno.
- Livro didático.
- Entre outros materiais de uso didático.
FONTE FOLHAPE.

Futebol // aflitos

Prioridade do Náutico é renovar com Alexandre Gallo


c2399af2cc7429eac882f9d75535af5f.jpg
Náutico quer Gallo por mais um ano


 
O vice-presidente do Náutico, Toninho Monteiro, só quer falar em renovação ao final na participação do clube no Campeonato Brasileiro. Ele só adianta que a prioridade é ficar mais um ano com o técnico Alexandre Gallo. A partir daí, e de um relatório a ser feito pelo comandante, é que os dirigentes começarão as conversas.

"Primeiro vamos renovar o contrato com Gallo. Com os jogadores, ficaremos com os que têm contrato mais longo e os que terminam em dezembro vamos chamar a partir do relatório que Gallo vai fazer. Mas não vale a pena falar em nomes agora porque o campeonato não terminou. É percipitado", disse.

O ideal, segundo ele, é que o clube mantenha a mesma política do segundo semestre, quando as contratações renderam melhor que no Pernambucano e Copa do Brasil. "Vamos tentar errar o menos possível. No segundo semestre acertamos mais que no primeiro. Temos que manter esse cuidado para, em 2013, traçar um time melhor que esse ano", enfatizou.

Toninho também falou sobre o Campeonato Pernambucano 2013. Embora diga que esse assunto está mais nas mãos do presidente Paulo Wanderley, ele não deixou de opinar e discordar da fórmula proposta pela FPF, com o Náutico iniciando a competição com os demais oito times que não disputarão a Copa do Nordeste. O fato de esse primeiro momento não haver clássicos foi taxado por ele como esquizofrênico.

"É uma esquizofrenia do regulamento, vai tirar um pouco do charme. Um clube de primeira divisão, e provavelmente o único... Perde um pouco o atrativo. Mas o presidente está cuidando deste assunto e vamos ver se dá para reverter".

Ao perceber que relegara o Sport à Série B, o dirigente tentou fazer a ressalva: "Não estou dizendo que nosso co-irmão (o Sport) vai cair mas é o que está se desenhando".
 FONTE NE 10


ilha do retiro

Independente da formação do Sport, Gilsinho quer empenho dos jogadores




Cotado para voltar ao time titular do Sport após cumprir suspensão pelo recebimento do terceiro cartão amarelo, o atacante Gilsinho minimizou o fato do técnico Sérgio Guedes ter testado três atacante na equipe titular no treino desta segunda-feira (29). Segundo ele, o mais importante é que os jogadores que entrem em campo se comprometam. "Foi só um teste do treinador. O importante é que os jogadores trabalhem para conseguir o resultado", disse.

O atacante, que tem apenas dois gols na Série A, também argumentou que o baixo número de gols do ataque do Leão, que é um dos piores da elite do futebol brasileiro, se deve ao trabalho dos atacante na marcação, principalmente na época de Waldemar Lemos. "Eu e o Felipe Azevedo somos atacante, mas o Waldemar sempre pedia que a gente acompanhasse os laterais. Ficamos longe do gol", afirmou.

O trabalho explicado por Gilsinho é o que deve ocorrer para toda a equipe. De acordo com o avançando, toda a equipe deve ajudar defesa. "A marcação começa lá na frente", declarou.
FONTE NE 10.

santa cruz


Antônio Luiz Neto não confirma permanência de Zé Teodoro




Apesar de o técnico Zé Teodoro ter demonstrado interesse em permanecer no comando do Santa Cruz nos gramados, o presidente do clube, Antônio Luiz Neto, ainda não confirmou a permanência do treinador. Ao desembarcar na capital pernambucana na tarde de hoje, os dois lembraram as conquistas dos dois anos em que estiveram no clube, mas o mandatário coral disse que uma avaliação do trabalho é fundamental antes que qualquer decisão seja tomada.

"Nós não paramos ainda para fazer esse tipo de avaliação", declarou, limitando-se a elogiar o treinador por sua conduta com o clube. "O que eu posso dizer é que Zé Teodoro foi muito útil e foi muito correto com o Santa Cruz. Veio para cá recebendo muito menos do que o mercado oferecia a um técnico da sua classificação. Merece muito o nosso respeito", resumiu.
FONTE NE 10

CONCURSO PARA MÉDICOS


Governo abrirá vagas para médicos

Detalhes sobre o concurso serão divulgados nesta terça-feira (30) pelos secretários de Saúde e Administração do Estado

O Governo de Pernambuco anuncia, na manhã desta terça-feira (30), em coletiva de imprensa, a abertura de concurso público para médicos. A novidade será divulgada na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Os secretários de Saúde, Antônio Carlos Figueira, e de Administração,Ricardo Dantas, ficarão responsáveis por anunciar os detalhes do edital do concurso.

De acordo com a SES, a abertura de novas vagas (a quantidade só será divulgada na entrevista coletiva) vem para “suprir lacunas e reforçar os plantões dos hospitais de emergência da Região Metropolitana do Recife e do interior”, já que o último concurso da área foi realizado em 2009.

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) havia lançado, recentemente, a campanha “Sem médico não tem saúde”, reivindicando a abertura de concursos públicos em Pernambuco.

Para amanhã à noite está marcada uma assembleia cuja pauta principal é a abertura de vagas para médicos em hospitais públicos. “Consideramos que o nosso pedido foi atendido. A categoria se reunirá em assembleia e decidirá os rumos do movimento. Mas, provavelmente, não precisaremos endurecer”, adiantou o presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo.

De acordo com o sindicalista algumas unidades de saúde do Estado se encontram em situação muito complicada por causa da escassez de profissionais, como o Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte do Recife (cuja unidade coronariana pode ser fechada), o Barão de Lucena, na Zona Oeste e o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.
FONTE NE 10.