|
|
Após uma noite de inauguração só para
convidados, o mall oficializou sua abertura fazendo jus à promessa do
empresário João Carlos Paes Mendonça: contemplar todas as faixas de
renda |
A inauguração do RioMar Shopping a
menos de dois meses da temporada mais quente do ano para o varejo, o
Natal, levou nesta terça-feira (30) um mar de gente curiosa e ávida por
consumo ao recém-inaugurado centro de compras. O empreendimento de R$
600 milhões, que abre as portas após dois anos de obras e espaços ainda
inacabados, promete aquecer ainda mais o perfil da Zona Sul do Recife
como polo de negócios. Ao todo, são cerca de 400 novas operações, sendo
18 âncoras, sete megalojas e uma academia de ginástica.
Depois de
uma noite de inauguração só para convidados, o mall oficializou sua
inauguração, nesta manhã, fazendo jus à promessa do empresário João
Carlos Paes Mendonça: atender a todas as faixas de renda, desde os
consumidores da festejada classe C ao público “premium”.
São 295
mil metros quadrados de área construída nos cinco pisos do mall. A área
bruta locável (ABL) é de 101 mil metros quadrados, com mais 6,2 mil
vagas de estacionamento. As opções de lazer contemplam parque de
diversões eletrônicas, boliche, cinemas com salas VIP e teatro de 720
lugares.
Por trazer diversas marcas do segmento de luxo, a
expectativa geral era de que o RioMar, que abre as portas com 75% das
lojas ocupadas, fosse se posicionar como um shopping dirigido às classes
A e B. Mas o empreendedor do shopping, o empresário Paes Mendonça,
garante que o novo mall não é elitista.
“Quando eu apostei em
supermercado de qualidade (Paes Mendonça foi dono da rede Bompreço),
diziam que era só para a classe A e depois eu provei que todo mundo
poderia ser meu cliente. As classes C e D aspiram comprar em lojas de
alto nível. Como dizia Joãosinho Trinta (carnavalesco falecido em
dezembro de 2011), quem gosta de pobreza é intelectual”, destacou o
empresário durante a coletiva de imprensa de inauguração do mall,
realizada um dia antes da abertura comercial, na segunda-feira (29).
Se
depender do público presente nesta terça-feira a aposta de Paes
Mendonça será certeira. Cerca de 80% dos consumidores que comparecem à
abertura do RioMar são oriundos da famosa 'nova classe média'. Um bom
exemplo é o casal Edmílson Cordeiro e Maria da Conceição Santos. Ele é
aposentado, ela, dona de casa. Ambos estavam economizando há um ano para
comprar uma geladeira e ao saberem da inauguração do shopping, se
animaram e chegaram às 8h30 para aproveitar as promoções. Em pouco menos
de duas horas, não só compraram a tão sonhada geladeira, como ainda
levaram outros eletrodomésticos para renovar a cozinha de casa. "As
promoções estão ótimas, principalmente nas Casas Bahia. Valeu a pena
esperar", comenta o aposentado.
Já a operadora de telemarketing
Fernanda Neves não só aproveitou para modernizar sua cozinha como foi
para casa com roupas e sapatos novos nas sacolas. "As promoções estão
boas e os produtos compensam. Todas as lojas estão com coleções novas,
diferentes de outros shoppings", ressalta. Para ela, porém, a estrutura
do RioMar deixou a desejar. "Abriu incompleto. O banheiro está ruim,
algumas escadas rolantes não funcionam, várias lojas ainda estão
fechadas e a praça de alimentação é muito pequena para o público",
comenta.
Entre as grifes badaladas do RioMar estão a
Burberry, casa de moda britânica especializada em roupas e acessórios
de luxo. Alguma delas são inéditas no Nordeste, como a de moda feminina
Espaço Fashion, a grife nova-iorquina de bolsas Coach, a jeanswear
Diesel, a marca de moda alemã Hugo Boss (vendida somente em lojas
multimarcas locais), a carioca de moda feminina Cavendish, a versão
feminina da Brooksfield (especializada em trajes formais) e a loja do
estilista Ricardo Almeida, considerado a maior referência brasileira em
roupas sociais masculinas.
Mas ao lado dessas marcas,
funcionarão lojas com perfil mais popular, como Marisa, Lojas
Americanas, C&A, Riachuelo, Leader, Renner, Eletro Shopping,
Insinuante, Casas Bahia e Magazine Luiza. Há um Espaço Cidadão,
oferecendo todos os seus serviços públicos. Também está em implementação
linhas de ônibus para atender o mall. Uma delas já entra em operação
nesta semana e será uma linha Circular, ligando o shopping ao Joana
Bezerra.
FONTE DP PE.