domingo, 17 de março de 2013

EM PE, VLTs DO CABO COMEÇAR OPERAR E BENEFICIAM 35 MIL PESSOAS




Em PE, VLTs do Cabo começam a operar e 

beneficiam 35 mil pessoas

Com modelo antigo de trem, 4 mil pessoas eram transportadas.
Investimento foi de R$ 100 mil e espera caiu de 47 para 11 minutos.


Os moradores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, contam com uma viagem de trem mais rápida e confortável a partir deste mês de março. Começaram a operar três vagões dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Foram mais de R$ 100 milhões em investimentos, beneficiando cerca de 35 mil passageiros que circulam entre o Cabo e o terminal de Cajueiro Seco. Antes, esse número não chegava a quatro mil.

A viagem levava até 50 minutos e passa a ser feita em 30 minutos. O tempo de espera na estação mudou de 47 para 11 minutos. De acordo com o Metrorec, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comprou sete veículos desse tipo mas, por enquanto, apenas três estão funcionando, nas linhas Cabo/Cajueiro Seco e Curado/Cajueiro Seco. O Metrorec informou que outros quatro vagões VLT só vão funcionar quando a obra de duplicação nos trilhos terminar. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro do próximo ano.

“Bem melhor, mais confortável, né? Muito mais rápido. As instalações antigas eram muito precárias”, conta o funcionário público Fernando Antônio da Silva. “A maioria está deixando de ir de ônibus para ir de trem. Fica mais em conta”, afirma a recepcionista Mônica Ferreira.
Todos os vagões estão equipados com ar condicionado e GPS (localizador por satélite). De acordo com o operador de estações, os veículos são mais rápidos e seguros. A velocidade média é maior que a do trem a diesel, chegando a 60 km por hora.
FONTE G1 PE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário