domingo, 17 de março de 2013

Fernando de Noronha terá energia renovável a partir de 2016


Fernando de Noronha terá energia renovável a partir de 2016

Ideia é que o atual formato com uso de óleo combustível seja substituído


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) quer mudar o perfil de abastecimento de energia de Fernando de Noronha a partir de 2016. A ideia é que o atual formato com uso de óleo combustível seja substituído por energias renováveis, como solar e eólica, por exemplo. Por isso, foi publicada ontem a chamada pública para receber propostas de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), em energias renováveis, a serem aplicados no arquipélago.
Os temas dos projetos a serem apresentados por universidades e centros de pesquisa são “Geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos”, “Energia solar”, “Energia eólica”, “Energia das ondas, correntes e marés”, “Acumulação de energia”, “Eficiência energética”, “Despacho ótimo de geração de energia” e “Mobilidade elétrica”.
“O atual abastecimento tem pontos negativos. A geração de energia com base em combustível causa riscos ao meio ambiente, exige transporte bastante cuidadoso e, por ser óleo, pode poluir a ilha caso ocorra algum problema. Além disso, a queima provoca contribui para o efeito estufa”, disse o gestor de Planejamento, Pesquisa e Desenvolvimento da Chesf, Valdemar Freitas.
Segundo ele, a ideia é que os projetos apresentados tragam alternativas sustentáveis para essa geração. “Os projetos de pesquisa desenvolvidos em Fernando de Noronha, inclusive, deverão apontar para a sua aplicabilidade futura em outras situações e em larga escala, contribuindo para diversificação da matriz energética nacional”, pontuou. A íntegra do edital se encontra disponível no canal dedicado à P&D no Portal Chesf (www.chesf.gov.br) e o prazo para a entrega das propostas é até o dia 10 de maio.
A proposta apresentada deve prever o estudo de viabilidade e aplicabilidade em um prazo de 36 meses. “Mais de um projeto pode ser aprovado e aplicado na ilha. A ideia é que a execução seja benefício para a ilha. A equipe da Chesf vai trabalhar para que um projeto complemente o outro e Noronha seja um polo de sustentabilidade na geração e abastecimento de energia limpa”, descreveu o gestor.
FONTE FOLHAPE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário