domingo, 17 de março de 2013

Pesquisa mostra cura funcional de 14 pessoas com HIV


Pesquisa mostra cura funcional de 14 pessoas com HIV

Resultados do estudo sugerem que pelo menos algumas pessoas podem se curar da Aids se receberem medicamentos do coquetel com rapidez suficiente

Pesquisadores franceses divulgaram, nesta semana, um estudo que relata a cura funcional de 14 pacientes com HIV. Por cura funcional, entende-se que eles permaneceram sem os sintomas da doença mesmo depois de terem parado de tomar o coquetel. No grupo de pacientes, que foram diagnosticados no final dos anos 1990 ou começo dos anos 2000, o vírus não apresentou sinais de reaparição sete anos após a interrupção dos medicamentos. A pesquisa foi publicada, na quinta-feira (14), na revista PLoS Pathogens.
O estudo, feito pelo Instituto Pasteur, de Paris, surge no mesmo mês em que médicos do Mississippi, nos Estados Unidos, anunciaram a cura de uma menina norte-americana que nasceu de mãe soropositiva e foi tratada logo após o parto, alcançando a cura funcional. Os pacientes foram tratados durante três anos antes de interromperem a medicação.
Um dos autores do estudo o pesquisador sênior do Instituto Pasteur Asier Saez-Cirion, disse que provavelmente será impossível controlar o vírus na maioria dos pacientes já contaminados, mas que os resultados sugerem que pelo menos alguns podem se curar se receberem os medicamentos com rapidez suficiente.
"(A nova pesquisa) e o estudo do Mississippi apoiam fortemente a iniciação precoce do tratamento, e podem conter pistas importantes para o desenvolvimento de uma estratégia para curar o HIV ou pelo menos induzir a um controle de longo prazo sem a necessidade de tratamento antirretroviral." Ele acrescenta que os resultados são uma prova de conceito que poderia ser bem sucedida em outros indivíduos.
FONTE FOLHAPE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário