sexta-feira, 29 de março de 2013

Polícia Militar monta esquema especial para clássico no Recife

Polícia Militar monta esquema especial para clássico no Recife

Náutico e Santa Cruz se enfrentam nos Aflitos no domingo (31).
Serão mobilizados 886 policiais militares, sendo 161 na segurança interna.

 A Polícia Militar montou um esquema especial de policialmento para o clássico entre Náutico e Santa Cruz, no próximo domingo (31), no estádio dos Aflitos, Zona Norte do Recife. Os reforços visam evitar e reprimir cada vez mais casos graves de violência como o de Lucas Lyra, que foi baleado na cabeça em frente aos Aflitos, na Zona Norte do Recife, em um dia de jogo de futebol, 16 de fevereiro deste ano.
De acordo com o major Adelson Santos, subcomandante do 13º Batalhão da PM e responsável pela segurança externa do estádio, 866 policiais militares serão mobilizados para o clássico, 161 deles na área interna do estádio. "Os demais serão dispostos em locais estratégicos para evitar fatalidades", conta o major.
O policiamento será realizado com cães, cavalos, carros e o efetivo reforçado. Também será proibida a entrada de qualquer torcedor com camisas de torcidas organizadas, latas ou garrafas. "Vamos tentar coibir ao máximo. Caso a pessoa insista, iremos chamar e solicitar que tire a camisa para entrar no estádio", detalha o major. Ele explica, ainda, que os agentes estão orientados a dissipar qualquer aglomeração de torcida organizada dentro ou fora da arena.
Caso algum torcedor pratique atos infrancionais nas imediações do estádio, até cinco quilômetros, ele deverá ser encaminhado à Delegacia do Torcedor. "Lá, ele já vai encontrar um juiz e um promotor específicos para partidas de futebol. De lá, sai com ação definida", afirma. Se o ato acontecer além dos cinco quilômetros, o infrator será encaminhado para a delegacia específica da área. "Qualquer policial presente no estádio estará orientado caso haja irregularidades. Se não conseguir resolver na hora, vai trazer a situação para nós, do comando do policiamento", detalha Santos.
No Quartel do Derby, centro do Recife, vai funcionar um Comando Integrado de Policiamento com agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), bombeiros e policiais envolvidos direta e indiretamente no clássico. Além disso, o Grande Recife Consórcio de Transporte vai disponibilizar vans especiais para fazer a fiscalização nos principais corredores de acesso aos Aflitos como as avenidas Norte e Caxangá, entre outros.
Só este ano, a confusão entre torcedores também prejudicou uma criança de dois anos, atingida no rosto por uma pedra, e Luiz Henrique Santos, agredido por um suposto membro de torcida organizada com uma barra de ferro no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário