domingo, 27 de outubro de 2013

Pergunta: "O que significa aceitar Jesus como seu Salvador pessoal?"

Pergunta: "O que significa aceitar Jesus como seu Salvador pessoal?"


Resposta:
Você alguma vez já aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? Antes de você responder, permita-me explicar a questão. Para entender, você deve primeiro compreender adequadamente “Jesus Cristo”, “pessoal” e “Salvador.”

Quem é Jesus Cristo? Muitas pessoas reconhecem Jesus Cristo como um bom homem, grande mestre, ou mesmo como um profeta de Deus. Essas coisas são definitivamente verdadeiras sobre Jesus, mas elas não definem quem Ele realmente é. A Bíblia nos diz que Jesus é Deus em carne, Deus tornou-se um ser humano (leia João 1:1,14). Deus veio à terra para nos ensinar, curar, corrigir, perdoar – e morrer por nós! Jesus Cristo é Deus, o Criador, o Senhor supremo. Você aceitou este Jesus?

O que é um Salvador e por que nós precisamos de um Salvador? A Bíblia nos diz que todos pecamos, todos cometemos atos maus (Romanos 3:10-18). Como resultado do nosso pecado, nós merecemos a ira e o julgamento de Deus. A única punição justa para pecados cometidos contra um Deus infinito e eterno é uma punição infinita (Romanos 6:23; Apocalipse 20:11-15). É por isso que nós precisamos de um Salvador!

Jesus Cristo veio à terra e morreu em nosso lugar. A morte de Jesus, como Deus em carne, foi um pagamento infinito por nossos pecados (2 Coríntios 5:21). Jesus morreu para pagar a pena pelos nossos pecados (Romanos 5:8). Jesus pagou o preço para que nós não tivéssemos que pagar nós mesmos. A ressurreição de Jesus dentre os mortos provou que Sua morte foi suficiente para pagar a pena pelos nossos pecados. É por isso que Jesus é o único Salvador (João 14:6; Atos 4:12)! Você está confiando em Jesus como seu Salvador?

Jesus é o seu Salvador “pessoal”? Muitas pessoas vêem o Cristianismo como ir à igreja, realizar rituais, não cometer certos pecados. Isso não é Cristianismo. O verdadeiro Cristianismo é uma relação pessoal com Jesus Cristo. Aceitar Jesus como seu Salvador pessoal significa colocar a própria fé pessoal e confiança Nele. Ninguém é salvo pela fé dos outros. Ninguém é perdoado por realizar certas obras. A única forma de ser salvo é pessoalmente aceitar Jesus como seu Salvador, confiando na Sua morte como pagamento pelos seus pecados, e na Sua ressurreição como a sua garantia de vida eterna (João 3:16). Jesus é pessoalmente o seu Salvador?

Se você quer aceitar Jesus como seu Salvador, diga as seguintes palavras a Deus. Lembre-se que fazer esta oração ou qualquer outra não irá salvar você. Apenas confiando em Cristo você pode ser salvo do seu pecado. Esta oração é simplesmente uma forma de expressar a Deus a sua fé Nele e agradecer por lhe dar a salvação. "Deus, eu sei que pequei contra Ti e mereço punição. Mas Jesus Cristo tomou sobre Si a punição que eu mereço para que através da fé Nele eu pudesse ser perdoado. Eu recebo Tua oferta de perdão e coloco minha fé em Ti para Salvação. Eu aceito Jesus como meu Salvador pessoal! Obrigado por Tua graça e perdão maravilhosos – o dom da vida eterna! Amém!”

sábado, 26 de outubro de 2013

Mais de um terço dos cristãos da Síria foram mortos ou fugiram

Mais de um terço dos cristãos da Síria foram mortos ou fugiram

Líder cristão afirma que, apesar da perseguição, a Igreja irá sobreviver
por Jarbas Aragão



Mais de um terço dos cristãos da Síria foram mortos ou fugiram 
  Mais de um terço dos cristãos da Síria foram mortos ou fugiram
Mais de um terço dos cristãos da Síria não estão mais no país desde o início da guerra civil, afirma o maior líder católico sírio, Gregório III Laham. Em uma entrevista à BBC, ele disse acreditar que mais de 450 mil cristãos estão refugiados ou mortos.
No entanto, afirmou que a comunidade cristã da Síria irá sobreviver. Segundo Laham, os cristãos devem testemunhar uma nova forma de vida e novos valores ao mundo árabe durante a atual crise. “A nossa missão é tentar mudar a visão do mundo árabe”.
Até 2012, a guerra tinha um tom político-militar e a minoria cristã desfrutava da proteção do Exército, sob orientação do governo. Com a entrada de grupos fundamentalistas como a Al-Qaeda e Levante, o conflito na Síria testemunhou um aumento exponencial da violência contra os cristãos, acusados de serem aliados do governo atual.
Obviamente, o número exato de cristãos mortos na Síria por muçulmanos é impossível de saber, mas está na casa dos milhares. Um porta-voz da Portas Abertas, missão que apoia cristãos perseguidos por causa da fé, acredita que muitos ainda sairão em busca de refúgio nos países vizinhos. “Os incidentes de perseguição hoje em dia são aparentemente implacáveis. Quase todos os dias, igrejas são queimadas, cristãos são pressionados a se converter ao islamismo, há violência contra suas casas, seus filhos são raptados ou estuprados e existe discriminação nas escolas e locais de trabalho. A lista de problemas na região é ainda maior”, disse o líder cristão.
Este mês foi lançado em Londres um novo relatório elaborado por agências cristãs, indicando que a perseguição aos cristãos está piorando em todo o globo. Os piores problemas, de acordo com esse relatório, atualmente estão na Coreia do Norte e na Eritreia.
“A principal conclusão do relatório é que, em dois terços dos países onde a perseguição aos cristãos é mais grave, os problemas tornam-se cada vez piores”, disse John Pontifex, um dos autores do relatório. ”Na verdade, a própria sobrevivência da Igreja em algumas regiões, em especial no Oriente Médio, está correndo sério risco.”
O relatório sugere ainda que a chamada Primavera Árabe se transformou em um “Inverno cristão”, pois em meio às convulsões políticas, os que mais sofreram foram os membros das minorias cristãs nestes países. Com informações World Watch Monitor. Fonte Gospel Prime.

Cristãos são condenados a 80 chicotadas por tomarem a ceia

Cristãos são condenados a 80 chicotadas por tomarem a ceia

Novo relatório da ONU destaca a perseguição religiosa no Irã
por Jarbas Aragão



Cristãos são condenados a 80 chicotadas por tomarem a ceia 
  Cristãos são condenados a 80 chicotadas por tomarem a ceia
Quatro cristãos do Irã foram condenados a receber 80 chicotadas cada um. São acusados de beber vinho, algo proibido pela lei do país. Na verdade, eles participavam de um culto em uma casa onde foi servida a “Ceia do Senhor”. Eles também foram punidos por terem uma antena parabólica.
Behzad Taalipasand, Mehdi Reza Omidi, Mehdi Dadkhah e Amir Hatemi pertenciam a uma igreja doméstica, o que é proibido no Irã. No final do ano passado, Taalipasand e Omidi foram detidos durante uma onde de repressão do governo iraniano contra as igrejas. A informação está sendo divulgada pela ONG Christian Solidarity Worldwide (CSW).
Os homens só receberam sua condenação dia 20 de outubro e têm 10 dias para recorrer da sentença. Mervyn Thomas, diretor executivo da CSW, disse: “As sentenças proferidas contra esses membros da Igreja do Irã na prática criminalizam o sacramento cristão da Ceia do Senhor e constitui uma violação inaceitável ao direito de se praticar a fé de forma livre e pacífica.
A denúncia ocorre na mesma semana que foi publicado um relatório das Nações Unidas onde se critica a república islâmica do Irã pela perseguição aos não-muçulmanos. Segundo Ahmed Shaheed, relator especial da ONU sobre os direitos humanos no Irã, havia a promessa do novo presidente, Hasan Rouhani, de reduzir punição às minorias religiosas.
“Pelo menos 20 cristãos estavam na cadeia em julho de 2013″, afirma o relatório. “Além disso, continuam sendo relatadas violações dos direitos dos cristãos, particularmente os de grupos evangélicos. Em sua maioria, são muçulmanos convertidos ao cristianismo”.
Estima-se que existem cerca de 370 mil cristãos no Irã. Os líderes religiosos islâmicos veem o cristianismo como uma ameaça à maioria ultra ortodoxa islâmica xiita que predomina no país. Existe a possibilidade de pena de morte para os muçulmanos que se convertem.
A ONU informa ainda que mais de 300 cristãos foram presos desde 2010. Além das dezenas de líderes e membros de igrejas foram condenados por crimes contra a segurança nacional apenas por se envolver em cultos, organizar grupos de oração, fazer proselitismo e participar de seminários cristãos no exterior.
Em resposta ao relatório, o governo iraniano criticou o Dr. Shaheed. Segundo a televisão estatal do país, a missão da ONU “não estudou devidamente o sistema legal do Irã e a cultura islâmica e considera tudo o que ele vê no Ocidente como um padrão internacional para o mundo inteiro”.
Esta é a segunda vez esta semana que a situação dos cristãos no Irã é destacada pela mídia.  O pastor Eddie Romero foi preso segunda-feira (21) enquanto fazia um protesto do lado de fora da Prisão de Evin, na capital Teerã. No local, encontram-se pelo menos cinco cristãos que foram presos ilegalmente no país, inclusive Saeed Abedini.  O pastor Abedini está preso há mais de um ano por tentar evangelizar muçulmanos. Eddie ficou preso 24 horas preso, sendo expulso do país em seguida. Com informações de Daily Mail. Fonte Gospel Prime.

‘Deus me usou para servir de exemplo’, diz Cicinho jogador de futebol

‘Deus me usou para servir de exemplo’, diz Cicinho jogador de futebol

Imagem: Divulgação 
O lateral-direito Cicinho, 33 anos, que joga atualmente no time turco Sivasspor, ao lado do também brasileiro Roberto Carlos, encontrou uma forma de continuar sendo cristão, mesmo vivendo em um país de maioria muçulmana. “Igreja não tem aqui. Só mesquitas. Mas tenho o acompanhamento de um pastor do Brasil. Ele faz a pregação via Skype. Sempre que possível, vejo vídeo na internet”, contou o craque ao Globo Esporte.
Cicinho falou de diversos problemas, como más companhias, excesso de álcool, lesão nos joelhos, que foram superados com a fé, após sua conversão a Jesus Cristo, que aconteceu durante sua passagem por Roma, na Itália.
“Vemos muitos jogadores tomando essa direção [do álcool] e Deus me usou para servir de exemplo. Outros jogadores perderam o medo de falar da vida pessoal. Somos formadores de opinião. Sei o que perdi [...] em espaço no futebol e escolhi seguir outros desejos, que não eram para um jogador de futebol profissional. Mas a minha vida hoje é outra”, disse ele.
Sobre a vida estrangeira, o atleta comentou: “Sivas é a cidade mais fria da Turquia. Aqui no inverno chega a quase 30 graus negativos. A comida também não é como a do Brasil, mas nos adaptamos, e tem uma pessoa que faz pratos brasileiros. Há pessoas que nos ajudam também com a tradução. A cultura é totalmente diferente. Minha esposa sentiu um pouco, mas nada que assustasse”.
Ele já jogou em diversos times brasileiros como Atlético mineiro, São Paulo, Botafogo e Sport de Recife (PE). No exterior, jogou no Roma, no Villarreal na Espanha e no famoso Real Madrid. Cicinho também já defendeu a seleção brasileira na Copa das Confederações em 2005 e na Copa do Mundo em 2006.
Deixe o seu comentário no  
Fonte Verdade Gospel.

CORONEL DA PM DE SÃO PAULO É AGREDIDO

CORONEL DA PM DE SÃO PAULO É AGREDIDO POR MANIFESTANTES




Preguiça é salva de cães e resgatada de rua em Camaragibe

Preguiça é salva de cães e resgatada de rua em Camaragibe.

Segundo moradores, animal estava no chão e quase foi atacado por cães.
Brigada ambiental do município vai reintegrar o bicho à natureza.


Bicho-preguiça vai ser levado à reserva ambiental de Aldeia, em Camaragibe (Foto: Divulgação / Brigada Ambiental de Camaragibe) 
Bicho-preguiça vai ser levado à reserva ambiental de Aldeia,
em Camaragibe (Foto: Divulgação / Brigada Ambiental de
Camaragibe)
Um bicho-preguiça foi resgatado no início da tarde desta sexta-feira (25), na Rua Fernando de Noronha, no bairro da Tabatinga, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Esta é a quarta preguiça resgatada somente este mês na cidade.
De acordo com informações da Brigada Ambiental do município, o animal estava no chão, no meio da rua, quando foi resgatado. "Os moradores disseram que cães estavam tentando atacar o bicho", afirmou o inspetor do órgão, Janielson Rodrigues da Silva.
Ainda segundo o órgão ambiental, o animal será reintegrado à natureza imediatamente. "É um bicho jovem, adulto. Vamos levar para uma reserva ambiental que fica no quilômetro 14,6 da Estrada de Aldeia", disse Janielson.
FONTE G1 PE.

'Surfista boxeador' escapa de ataque ao dar socos em tubarão no Havaí

'Surfista boxeador' escapa de ataque ao dar socos em tubarão no Havaí

Jeff Horton contou que subiu no animal após ele morder sua prancha.
'Encaixei um belo soco em seu olho', relatou o americano.

Imagem de um tubarão-tigre nas Bahamas. O corpo de um homem foi encontrado no estômago de um tubarão da mesma espécie. (Foto: Albert Kok / BBC) 
Jeff Horton escapou de tubarão ao dar socos na
cabeça do animal (Foto ilustrativa: Albert Kok / BBC)
Um surfista e ex-boxeador de 25 anos de Lihue, no Hawaii (EUA) ficou cara a cara com um tubarão e escapou por pouco de ser mordido ao desferir diversos socos no animal, que fugiu em seguida.
Jeff Horton estava surfando com outras 10 pessoas quando percebeu que havia uma barbatana na água, mas que sumiu em seguida. Cerca de 20 minutos depois, o rapaz estava sentado na prancha quando viu algo grande nadando em sua direção, e foi atacado logo em seguida.
“Ele veio voando em minha direção”, contou o surfista. Jeff conseguiu tirar a perna a tempo da água, e o animal feroz acabou mordendo sua prancha de surfe, derrubando o rapaz. No entanto, ele caiu na água, agarrou uma das barbatanas do predador e, ao subir nele, começou a dar socos no animal com toda a força, atingindo 8 no total.
“Finalmente consegui encaixar um belo soco em seu olho. Acertei alguns muito bons”, relatou o jovem. Depois do golpe mais forte, o tubarão largou a prancha e saiu nadando, enquanto Horton foi em direção à costa, acompanhado de outro surfista.
Escapando apenas com alguns arranhões, Jeff contou que a prancha não teve a mesma sorte, e acabou ficando com uma enorme marca de mordida em semicírculo. “Vou pendurar na parede”, brincou o americano.
FONTE G1.

Com medo de novos ataques, Recife analisa projetos para conter tubarão

Com medo de novos ataques, Recife analisa projetos para conter tubarão

Audiência do MPF e MPPE vai elaborar medidas para prevenir ocorrências.
Costa pernambucana teve 59 ataques com 24 mortes nos últimos 21 anos.

Praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)Praia de Boa Viagem, no Recife, concentra 23 dos 59 ataques registrados oficialmente pelo Cemit (Foto: Luna Markman / G1)
A degradação ambiental na costa de Pernambuco, com supressão de áreas de mangue, poluição de praias e a construção do Porto de Suape, no Litoral Sul, estão entre os fatores apontados por especialistas e ambientalistas para a incidência de ataques de tubarão no Grande Recife. Uma audiência pública nesta sexta-feira (18), no auditório do Ministério Público Federal (MPF), debate formas para prevenir novas ocorrências na orla. A última vítima, uma turista de São Paulo, morreu após ser atacada, há três meses, na Praia de Boa Viagem, um dos cartões-postais da capital pernambucana. O Comitê de Monitoramento dos Incidentes com Tubarão (Cemit) contabiliza 59 ataques com 24 mortes nos últimos 21 anos, quando a contagem começou a ser feita.

O encontro no MPF vai buscar identificar o que tem sido feito pelo estado para evitar ataques, além de novas medidas que podem ser implementadas para dar maior segurança a banhistas e surfistas. O Cemit participa da audiência, trazendo um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido. "Essa audiência é a oportunidade de explicarmos qual o trabalho do Cemit, que é de prevenção e também estudo, além de esclarecer alguns mitos que dão margem para que as pessoas acreditem em soluções absurdas para a questão dos tubarões", explica a presidente do órgão, Rosângela Lessa.

No texto da convocatória da audiência, a procuradora da República Mona Lisa Ismail e o promotor de Justiça Ricardo Coelho explicam que o encontro tem cinco objetivos, como colher subsídios e informações adicionais no que se refere a medidas para prevenção de ataques, discutir alternativas para evitar o aumento do número de vítimas, além de definir ações para evitar a pesca predatória de tubarões. "O Cemit estará lá, juntamente com o MPPE e MPF respondendo a todos os questionamentos, ouvindo sugestões. É a grande oportunidade de debater o tempo, gerir soluções, já que muito pouco vinha sendo feito", aponta o promotor.
Praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Priscila Miranda / G1) 
Praia de Boa Viagem registrou último ataque em julho
(Foto: Priscila Miranda / G1)
Tela de proteção
Um edital está sendo preparado pelo Cemit para a instalação de uma tela de proteção em caráter experimental, na altura do Edifício Castelinho, mesma região em que ocorreu o ataque à turista paulista Bruna Gobbi. A intenção é criar uma área segura para banhistas, mas que também não prejudique o meio ambiente. "A condição dessa tela é que não pesque, não interaja com o meio ambiente. Não seja um problema para golfinho, tartaruga, tem que ser inócua ambientalmente", destaca a presidente do Cemit, Rosângela Lessa.
Desde o último ataque, foram anunciadas novas placas de sinalização para alertar frequentadores do litoral. De responsabilidade da Secretaria de Defesa Social, a colocação e manutenção das placas estão sendo feitas com o apoio de prefeituras nas praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

O Corpo de Bombeiros também aumentou para três a frota de motos aquáticas disponíveis durante o final de semana, elevou de 53 para 64 o número de guarda-vidas e investiu na sinalização das sete correntes de retorno. Segundo a corporação, a estudante Bruna Gobbi foi puxada por uma dessas correntes quando atacada pelo tubarão na Praia de Boa Viagem.
Jovens entre as principais vítimas
Segundo o Cemit, que registrou 59 ataques de tubarão, 70,2% das vítimas tinham entre 14 e 25 anos. Além disso, 35,1% das ocorrências foram registradas durante o período de Lua cheia.
Dos 59 ataques, 23 ocorreram na Praia de Boa Viagem e 17, na vizinha Praia de Piedade, situada em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).  Entre 1991 e 2010, a população de Jaboatão cresceu 32,3 % segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indo de 487.119 para 644.620, enquanto no Recife o crescimento foi de 18,45% no período, evoluindo de 1.298.229 para 1.537.704 pessoas.
Urbanização da orla do Grande Recife é apontado também como fator contribuinte para questão dos tubarões. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Urbanização da orla do Grande Recife é apontada como fator contribuinte para ocorrência de ataques (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Animal de deslocamento fácil
O crescimento populacional na região litorânea, com a consequente urbanização de áreas junto às praias e degradação do meio ambiente, é apontado como um fator de destaque, visto que a destruição de mangues influencia diretamente na vida marinha. “Há um tempo, a gente fazia uma análise meio cartesiana. Dizia que só Suape está causando, só Recife está tendo problema, mas a gente não pode ter essa visão, porque o sistema é um todo. O tubarão é um animal que tem um deslocamento muito fácil. Problemas que aconteçam em Suape vão atingir  aqui. A base costeira de produção de alimento está entre os manguezais e a formação recifal. A gente não tem mais manguezal na zona urbana do Recife praticamente”, aponta o professor Múcio Banja, da Universidade de Pernambuco (UPE).
Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, divulgado no começo de outubro, fez um ranking da questão do saneamento e água nas 100 maiores cidades brasileiras. No Recife, que ocupa o 69º lugar no ranking, 82% da população recebe água tratada, mas menos da metade da cidade (35%) dispõe de rede de esgoto. Índice inferior é registrado em Olinda, onde 32% dos moradores têm acesso ao serviço. Em Jaboatão, apenas 7% das casas contam com esgoto, o que coloca o município na 97ª posição da lista.
Além da poluição das águas, características de correntes fazem do Recife um dos pontos mais propícios para a ocorrências de ataques, explica o professor Fábio Hazin, do Instituto Oceanário. “Temos a existência de um canal, próximo a essa linha de costa, uma praia populosa, o Rio Jaboatão, com elevada descarga de poluição orgânica, correntes no sentido sul-norte, elevada turbidez, correntes de retorno, a presença de um complexo portuário imediatamente ao sul, e certamente outros que não conhecemos contribuem”, enumera.
Hazin aponta ainda que os tubarões são atraídos pelos navios e, quando as embarcações entram nos diques, os tubarões desviam o percurso e procuram a corrente mais próxima na direção norte. Esta corrente os leva ao Estuário do Rio Jaboatão, onde há banhistas e, consequentemente, risco de vítimas.
Suape multado
Mês passado, o Complexo Portuário e Industrial de Suape foi multado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) após comprovação de denúncia feita por pescadores de que as obras de dragagem e derrocamento incidem diretamente em áreas estuarinas da região, provocando impactos ambientais. O estudo ainda conclui que, além de haver relação direta entre as obras e a mortandade dos peixes protegidos por lei, a atividade do Porto impacta e destrói territórios pesqueiros entre os municípios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho.
A construção do porto é também atrelada a um contexto de destruição e construção de aterros, como o ocorrido na foz dos rios Ipojuca e Merepe. “Dizer que Suape não tem culpa na questão dos ataques de tubarão é um erro, é claro que tem sua contribuição. Suape faz parte de um contexto de destruição, que atingiu também a zona estuarina do Rio Capibaribe, do Rio Beberibe, do Rio Jaboatão. O único berçário que ficou para os tubarões foi o Rio Massangana”, explica Múcio Banja.
O tubarão é apenas um indicativo de todo um problema maior, como a diminuição do número de peixes tanto na região do Recife quanto de Suape, constatado em um estudo feito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “O estudo da professora Sigrid Neumann-Leitão mostra a alteração antes das modificações na região de Suape e depois, chegando à conclusão que 80% das larvas de determinados grupos desapareceram. Essa é a base da cadeia”, explica a presidente do Cemit.
Complexo Industrial e Portuário de Suape tem 13,5 mil hectares (Foto: Daniela Nader / Porto de Suape)Para Suape, faltam estudos que comprovem responsabilidade (Foto: Daniela Nader / Porto de Suape)
Porto diz que respeita normais
Para o diretor de Planejamento e Urbanismo de Suape, Jaime Alheiros, ainda falta comprovação da questão dos navios influenciarem a rota migratória dos tubarões. “Tubarão sempre teve aqui, o que não está tendo é peixe. Eu não vou poder impedir os navios de chegarem, eles vão continuar chegando. Então, como vamos conviver de maneira mais harmoniosa? Primeiro, comprovar o grau de influência desses navios para a questão migratória dos tubarões. Lança os tubarões marcados ali, lança os espinhéis na rota dos navios e veja o que acontece”, sugere.
Além disso, aponta Alheiros, a teoria dos barcos atraírem os tubarões estaria ligada aos navios pesqueiros, que chamariam a atenção dos animais devido ao rastro de sangue e peixes, e Suape não recebe navios pesqueiros, apenas cargueiros. Com as normas internacionais, não há descarte de alimentos a menos de 37 quilômetros da costa, e no Porto isso é controlado. “Entre existir uma legislação internacional e ela ser cumprida há uma grande distância. Além disso, tubarões-tigre costumam seguir grandes embarcações, independentemente do lixo. É um comportamento típico da espécie”, contrapõe Hazin.
Para a administração de Suape, o aparecimento dos tubarões é muito mais ligado à questão da urbanização do que à construção do porto.  “Quando a gente vê a tabela movimentação de navios versus ataque de tubarão, a gente vê que o período que mais teve ataque de tubarão, o volume de navios era muito menor que o de hoje. [...] A gente sente falta no estudo de um aprofundamento. Uma vez que a teoria foi lançada, ela precisa ser comprovada cientificamente”, afirma Alheiros.
Estudo com arrecifes artificiais na região de Suape mostra expansão de fauna e flora. (Foto: Múcio Banja / Arquivo Pessoal) 
Estudo com arrecifes artificiais na região de Suape mostra
avanços (Foto: Múcio Banja / Arquivo Pessoal)
Peixes em risco de extinção
Independente das causas, pesquisadores concordam que o número de peixes na costa diminuiu – seja por pesca predatória, poluição ou até mesmo a construção do Porto. “É provado, cientificamente, que nossa orla é um deserto. Nesse ambiente hostil, só quem sobrevive é o predador, é o tubarão. O que queremos é recuperar a vida no ecossistema, tudo isso que foi roubado do mar”, aponta o promotor Ricardo Coelho.
Uma forma de trazer a vida de volta ao mar é investir em arrecifes artificiais e também buscar o replantio de mangue, mas ambos os projetos devem ser estudados e analisados com cuidado. O processo para volta do manguezal exige tempo e um longo preparo, explica Banja, principalmente devido à relação próxima que as plantas têm com o solo.

“Quando você tira o manguezal, o sedimento modifica. Então, o mangue não volta naturalmente para um sedimento para onde ele não tem afinidade. É como se ele segurasse o sedimento adequado para ele. Quando você tira, ele não segura mais as margens e as águas, as marés, transportam esse sedimento, modificando completamente o ambiente. É como se ficasse um ambiente árido, mesmo tendo sido uma área de manguezal, onde o mangue não consegue mais se adaptar. Por isso que tem que ter um preparo de solo, uma inclinação correta, um preparo do sedimento”, explica.
Os arrecifes artificiais exigem ainda mais estudos e precisam ser aprovados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O processo pode levar anos. Um estudo desenvolvido a partir de uma demanda da Usina Termelétrica de Pernambuco, na região de Suape, pela equipe comandada pelo professor Múcio Banja, mostrou que os arrecifes artificiais servem como ponto de atração para os peixes. “A usina tem um sistema de captação de água que são tubulações imensas que pegam água constantemente para resfriar as turbinas, o sistema de produção energética. Nessa época, eles perceberam que uma grande quantidade de peixes estava sendo sugado por essas tubulações e morriam”, explica o professor.
Praia de Boa Viagem, no Recife, está situada no trecho de 34 quilômetros do litoral pernambucano onde há risco de ataque (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Praia de Boa Viagem está situada no trecho do litoral de PE
onde há risco de ataque (Foto: Reprodução/TV Globo)
Através de estudos de correntes, profundidade, navegação e mapeamento do ambiente biológico, seria possível identificar os pontos ideais para a instalação dos arrecifes. “Se fizéssemos instalações de pontos desses nós, teríamos com certeza atração de peixes e esses peixes poderiam servir de alimento para esses animais. Tubarão de barriga cheia não morderia ninguém, você vê em Fernando de Noronha”, pondera Banja, lembrando que não basta afundar algo no mar. “Nossa plataforma continental não é lixo e você tem que ter quem se responsabilize de retirar caso provoque algum dano. A chance é mínima”.
Esse projeto poderia ser integrado ao do promotor, que busca a criação de parques marinhos, a exemplo do de Fernando de Noronha, diante de cada um dos 15 municípios litorâneos pernambucanos. “A gente está lutando para que esse dinheiro [do passivo ambiental] de Suape e das empresas seja utilizado e bem utilizado para ações como essa, de manter os parques marinhos, ampliar o trabalho do Cemit”, enumera Coelho.

Além dos parques, o promotor explica que vem atuando em outras frentes para poder lidar com a questão. "Queremos mais barcos ajudando o Sinuelo, mais educação preventiva, que sejam colocadas as telas de proteção nos locais onde a população frequenta mais a praia, pretendemos também que seja recuperada a vida marinha", finaliza o promotor, ressaltando que ainda espera ouvir especialistas estrangeiros sobre o assunto.
FONTE G1 PE.

Operação em Jaboatão, PE, tenta capturar dez jacarés

Operação em Jaboatão, PE, tenta capturar dez jacarés

Animais estão assustando moradores da comunidade Vila Esperança.
Jacarés teriam atacado patos, galinhas e até cachorros na região.


Desde o início da manhã desta terça-feira (22), uma operação realizada pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, pela polícia e por órgãos ambientais tenta capturar cerca de dez jacarés que estão assustando moradores do bairro de Barra de Jangada.  A ação deve durar até o fim da tarde, nas águas de uma lagoa da comunidade Vila Esperança, nas proximidades da Estrada da Curcurana.
Os moradores foram preparados e orientados para acompanhar a Operação Jacaré. "Nós fizemos uma reunião, passamos também lembretes para que não saíssem de casa, mantivessem as portas fechadas, e se fosse possível até não sair, porque quando eles começarem a pegar os jacarés é muito perigoso", afirmou a líder comunitária Rosineide Andrade.
A espécie do jacaré a ser capturada é o de papo-amarelo. Ele não é conhecido pela sua agressividade, só reage quando é provocado, para se defender. O problema é que a lagoa está muito perto das casas, praticamente no quintal, e 50 famílias vivem ao redor dela. Há relatos que jacarés já comeram patos, galinhas e até cachorros.
Os ambientalistas confirmam que o perigo existe. "Não é o habitat natural, e no entorno desse habitat que foi provocado existe muitas residências e crianças com animais domésticos. Há registros de ataques, inclusive uma criança quase era atacada", disse o coordenador da operação, Manoel Tabosa.
Funcionários da limpeza retiraram boa parte da vegetação e inclusive as plantas aquáticas. Uma retroescavadeira foi usada na caçada aos jacarés.Guardas municipais trouxeram o cambão, um equipamento para laçar o animal. Só não contaram com tanta dificuldade. Nenhum jacaré foi capturado, e eles são muitos, segundo os moradores. "Cheguei a ver uns cinco jacarés grandes. Agora, pequenos e grandes são uns 40, 50, por aí", relatou um morador.
FONTE G1 PE.

Recifenses gastam mais de 1h no trânsito para ir de casa ao trabalho

Recifenses gastam mais de 1h no trânsito para ir de casa ao trabalho

Recife é a 4ª capital brasileira onde se gasta mais tempo de deslocamento.
Pesquisa aponta que 38% dos entrevistados passam mais de 1h no trânsito.

A deficiência no transporte público das grandes cidades afeta diretamente o trânsito e a perda de tempo com deslocamento. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 38% dos recifenses gastam mais de uma hora por dia no trânsito para ir de casa ao trabalho.

O Recife é a quarta capital brasileira em que os trabalhadores perdem mais tempo para chegar ao emprego. Os dados fornecidos pelo Ipea são da Pesquisa Nacional por Domicílio de 2012, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Eu chego a perder 1h10, 1h20 por dia", diz um passageiro de ônibus. "Uma média de duas horas por dia", diz outro usuário de transportes públicos.
O professor de engenharia de tráfego da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Flávio Andrada disse que tanta perda de tempo para ir ao trabalho gera impactos social, psicológico e financeiro. "Ele vai ter que acordar muito mais cedo e, com isso, perder muito sono. E muitas vezes  a pessoa chega atrasada no trabalho e é descontado no salário dele. Isso tem uma implicação financeira e social porque ele fica mal visto no trabalho. E a culpa não é dele, é do sistema de transporte", afirma.
FONTE G1 PE.

Acidente com ônibus deixa dezenas de feridos em Araçoiaba, PE

Acidente com ônibus deixa dezenas de feridos em Araçoiaba, PE

Veículo tombou, neste sábado (26), em estrada do Distrito de Três Ladeiras.
Segundo o Samu, o coletivo transportava mais de 30 pessoas.


Corpo de Bombeiros enviou equipes para ajudar no resgate dos feridos (Foto: Reprodução / TV Globo)Corpo de Bombeiros enviou equipes para ajudar no resgate dos feridos (Foto: Reprodução / TV Globo)
Dezenas de pessoas ficaram feridas, na manhã deste sábado (26), depois que um ônibus tombou em uma estrada de terra no Distrito de Três Ladeiras, em Araçoiaba, Grande Recife. O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado da ocorrência depois das 7h e enviou equipes para o local. O veículo levava moradores do distrito para uma feira no Centro do município quando ocorreu o acidente. A via fica dentro da área do Engenho Campinas.

Segundo o Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu), o ônibus transportava mais de 30 pessoas. Todas tiveram algum tipo de ferimento. Um dos passageiros teve o antebraço amputado. Os bombeiros socorreram duas vítimas do sexo feminino - uma de 38 e outra de 31 anos. Elas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, Grande Recife. Um helicóptero também ajudou no resgate dos feridos.

Uma falha no freio do veículo teria provocado o acidente. O ônibus ainda não foi retirado do canavial onde tombou. Na parte interna do coletivo, é possível ver muito sangue.
FONTE G1 PE.

Homem carrega cruz por 120 km em busca de ajuda para filha no RS

Homem carrega cruz por 120 km em busca de ajuda para filha no RS

Servente de pedreiro, Alex da Rosa, saiu de Lajeado na quinta-feira (24).
Bebê sofre de doença degenerativa e tem expectativa de vida reduzida.

Alex da Rosa carrega cruz de dois metros por rodovia do RS para pedir milagre para filha doente (Foto: Rodrigo Martini/Jornal A Hora) 
Alex da Rosa carrega cruz por rodovia do RS para pedir ajuda para filha (Foto: Rodrigo Martini/Jornal A Hora)
Em busca de ajuda para a filha de nove meses, um homem decidiu percorrer cerca de 120 quilômetros em uma rodovia do Rio Grande do Sul carregando uma cruz de dois metros nas costas. A filha de Alex da Rosa, 34 anos, sofre de atrofia muscular espinhal (AME), uma doença degenerativa que deforma o corpo e limita os movimentos.
O servente de pedreiro saiu na quinta-feira (25) de Lajeado, no Vale do Taquari, com destino a Porto Alegre, pela BR-386. O objetivo é evitar que Pamily, como se chama a menina, tenha o mesmo destino de outra filha dele, que morreu em decorrência da doença, há cerca de cinco anos. Desesperado, o homem resolveu pedir por uma graça divina.
Servente de pedreiro caminha 122 km entre Lajeado e Porto Alegre com cruz nas costas (Foto: Rodrigo Martini/Jornal A Hora) 
Servente de pedreiro saiu de Lajeado com destino
a Porto Alegre (Foto: Rodrigo Martini/Jornal A Hora)
"O médico (que trata a menina) estava lendo a Bíblia na quarta-feira à noite e disse que ia fazer a cruz. Pediu ajuda do meu filho mais velho, colocou no ombro e foi", disse ao G1 Elizabete Rodrigues, de 43 anos, mulher de Alex, com quem tem mais uma filha, de sete anos.
Segundo Elizabete, a criança já passou por avaliação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e os médicos disseram que a doença não tem cura nem tratamento. A expectativa de vida da criança poderia ser prolongada com fisioterapia, mas que ela não viveria muitos anos.
"Ele disse que ela pode viver até os quatro anos, mas que não chega à fase adulta", disse a mulher, que percebeu o problema da menina ao notar que ela não conseguia parar sentada. “Ela é muito molezinha. Não tem firmeza. Se mexe sozinha, mas não senta. O médico disse que nessa doença ela vai perdendo os movimentos do corpo, parando por fora e por dentro, em tudo que tem nervo”.
No caminho, Alex tem recebido a ajuda de voluntários para percorrer o trajeto de 122 km até a capital gaúcha. Sem orientação, a família espera contar com a solidariedade para tentar resolver a doença da menina. A esperança é levá-la para tratamento fora do país. Para quem quiser oferecer ajuda, o telefone de contato é (51) 9943-0174.
Homem carrega cruz em estrada do RS Alex da Rosa filha com doença (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV) 
Alex da Rosa já perdeu uma filha com o mesmo problema há alguns anos (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
FONTE G1.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Servidores estaduais de PE terão 13º e salário de dezembro antes do Natal

Servidores estaduais de PE terão 13º e salário de dezembro antes do Natal

Calendário de pagamento foi divulgado nesta quinta (24) pelo governo.
Medida deve injetar R$ 2 bilhões na economia do estado no fim do ano.

Governo anunciou calendário de pagamentos para o fim do ano (Foto: Katherine Coutinho/ G1) 
Governo anunciou calendário de pagamentos para o fim do
ano (Foto: Katherine Coutinho/ G1)
 
Os pagamentos do salário de dezembro e do 13º dos servidores estaduais de Pernambuco serão feitos antes do Natal. O calendário de vencimentos foi divulgado nesta quinta-feira (24), na sede provisória do governo do estado, em Olinda. Com o pagamento do salário de novembro entre os dias 27 e 29, a expectativa é de que sejam injetados  R$ 2,015 bilhões na economia no final deste ano.
Atualmente, o estado conta com aproximadamente 230 mil servidores, entre aposentados e ativos. No dia 10 de dezembro, o 13º salário vai estar disponível para aposentados e pensionistas, enquanto no dia 11 é pago aos servidores da educação, ficando para o dia 12 os outros servidores ativos diretos e indiretos do governo. O salário de dezembro vai ser pago nos dias 20, 23 e 24, seguindo a mesma ordem.
O governador Eduardo Campos destacou que o volume total pago é de R$ 660 milhões para o 13º e R$ 680 milhões para as remunerações de dezembro. “Estamos hoje anunciando as datas dos pagamentos para antes do Natal como uma justa homenagem aos servidores, para que eles possam equilibrar as contas no fim do ano, cumprir as obrigações com a família”, disse.
Neste ano, 44,64% da receita líquida do estado está sendo destinada para pagar servidores, abaixo do limite máximo imposto pela lei, de 49%. “Acima de 49% o estado está proibido de fazer concurso, de receber repasses da União, além de ter um período para fazer os ajustes”, explicou o secretário de Administração, Décio Padilha.
Campos afirmou que Pernambuco foi surpreendido esse ano pela diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Estados, que ficou em 13%. De acordo com o governador, o estado receberá menos em termos de transferência com relação ao ano passado. Os repasses representariam quase um terço das receitas.

“Quando você pega e frustra 13% do crescimento real de um terço da sua receita, se você não tiver uma boa administração, […] você vê o que está acontecendo. Não é natural que 17 estados estejam acima do limite [de 49% da receita gasto com pessoal]”, criticou o governador.
A manutenção do Fundo Estadual dos Municípios para 2014 ainda está sob análise do governo, segundo Campos, dependendo de como for o desempenho da economia do estado no final deste ano.
FONTE G1 PE.

Corpo de Arlindo dos Oito Baixos é velado na Câmara do Recife

Corpo de Arlindo dos Oito Baixos é velado na Câmara do Recife

Músico faleceu na quarta por complicações da diabetes.
Corpo deve ser sepultado às 17h no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Corpo de Arlindo dos Oito Baixos é velado na Câmara dos Vereadores (Foto: Lorena Aquino/G1)Corpo de Arlindo dos Oito Baixos é velado na Câmara dos Vereadores (Foto: Lorena Aquino/G1)
O corpo do músico Arlindo dos 8 Baixos está sendo velado desde o início da tarde desta quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores do Recife, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana. Família, amigos e fãs prestaram as últimas homenagens ao músico, que faleceu ainda na quarta-feira (25), aos 71 anos, por causa de complicações da diabetes. Quando faleceu, Arlindo fazia hemodiálise no Instituto de Medicina Intergal Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, por conta da doença. Um cortejo deve sair do local do velório às 16h até o Cemitério de Santo Amaro, também no centro da cidade, onde o corpo deve ser sepultado às cinco da tarde.
O corpo chegou à Câmara pouco depois do meio-dia, após o fim da reunião plenária, sob uma onda de aplausos. Como no velório de quarta-feira, sanfoneiros, músicos e amigos de Arlindo marcaram presença no último encontro com o mestre dos oito baixos. Houve música como forma de reverenciá-lo. Estiveram presentes o filho, Raminho da Zabumba, a esposa Odete Macedo, o produtor e empresário do sanfoneiro, Roberto Andrade, amigos como Terezinha do Acordeon, Toinho do Baião, e outros músicos nordestinos.
Parentes de Dominguinhos enviaram coroa (Foto: Lorena Aquino/G1) 
Parentes de Dominguinhos enviaram coroa de flores
(Foto: Lorena Aquino/G1)
Raminho da Zabumba comentou a triste perda para a família e para a música pernambucana. Ele afirmou que levará as melhores memórias possíveis. "O tenho como referência, ídolo e pai. Aprendi tudo com ele, ele me ensinou tudo. Ele tinha um coração enorme, fazia amizade fácil", lembrou o filho. Ele pediu também que os oito baixos não sejam esquecidos, já que Arlindo era mestre no instrumento. "Ele é o único no Recife e em Pernambuco. Hoje existe uma lacuna para a sanfona de oito baixos. Foi uma grande perda para o instrumento também".

No ano passado, Arlindo dos Oito Baixos foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Muito emocionada, a viúva de Arlindo falou pouco. Odete Macedo pensava no músico com pesar. "Ele era um ótimo marido. Pai, dos melhores". Também é patrimônio vivo o mestre Galo Preto, forrozeiro e amigo de Arlindo há mais de 40 anos. "Ele começou a trabalhar comigo em 1970 e parou só quando morreu. Ele realmente é um astro dos oito baixos, essa homenagem é muito merecida".

Apesar da tristeza, o presidente da Câmara, Vicente André Gomes, afirmou que a homenagem ao músico era mais do que devida. "Arlindo é uma das referências de cultura no Recife. Como todo o poder político, temos que nos curvar em homenagens nessa hora. Não digo que a Câmara se sente orgulhosa, mas se sente no dever. Feliz do homem que chega onde Arlindo chegou, com tanta gente para sentir saudades", declarou.
Santana lamentou a perda (Foto: Lorena Aquino/G1) 
Santana lamentou a perda (Foto: Lorena Aquino/G1)
Da Paraíba, veio o forrozeiro e radialista Biliu de Campina Grande. Amigo e admirador de Arlindo, quem ele chama de 'legenda da música'. "Algumas pessoas dizem que o fole de oito baixos está em extinção. Eu digo o contrário, digo que é só para quem tem talento. O espaço celestial está se completando, cada dia fica mais brilhante: foi mestre Dominguinhos, agora Arlindo. Enquanto isso, estamos aqui tentando levantar essa bandeira do forró", disse ele.
A presidente da Sociedade dos Forrozeiros e amiga do sanfoneiro, Tereza Accioly, mencionou os recentes falecimentos de forrozeiros como Dominguinhos, Duda da Passira e Juarez do Acordeon. Ela afirma que não pretende deixar morrer o tom dos oito baixos. "Nós damos aulas de sanfona na Sociedade e pretendemos ensinar agora a sanfona de oito baixos. Arlindo me pedia sempre para que a gente não deixasse morrer. Vamos tentar levar adiante seu legado", continuou ela.
Aécio, irmão de Arlindo dos 8 Baixos (Foto: Lorena Aquino/ G1) 
Aécio aprendeu a tocar sanfona com o irmão (Foto:
Lorena Aquino/ G1)
Aécio dos Oito Baixos, irmão de Arlindo, aprendeu a tocar sanfona de oito baixos com o próprio. Ele se recorda com carinho do momento em que pediu para aprender. "Eu disse a ele que queria aprender a tocar sanfona. Ele me perguntou qual e eu disse 'essa aí mesmo, a de oito baixos'. Ele me perguntou: 'mas logo essa?', porque sabia que era a mais difícil!", contou.

Aécio disse esperar levar adiante os ensinamentos do irmão. "Era uma coisa que ele sempre me pedia, que não deixasse o instrumento morrer. Nunca vou tocar como ele, mas aprendi com a melhor pessoa possível".

FONTE G1 PE.

Polícia divulga retrato falado de suspeita de matar PM no Recife

Polícia divulga retrato falado de suspeita de matar PM no Recife

Policial reformado foi morto a tiros e golpes de garrafa, no bairro da Torre.
Informações podem ser repassadas pelo serviço do Disque-Denúncia.


Queixas podem ser feitas pelos telefones (81) 3421-9595 e (81) 3719-4545 (Foto: Divulgação / Polícia Civil) 
Queixas podem ser feitas pelos telefones
(81) 3421-9595 e (81) 3719-4545
(Foto: Divulgação / Polícia Civil)
 
A Polícia Civil de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (24), o retrato falado de uma mulher suspeita de envolvimento no assassinato de um policial militar reformado de 64 anos. O PM foi morto a tiros e golpes de garrafa de vidro dentro da casa onde morava, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. O crime ocorreu na noite da quarta (23).
Segundo as investigações, os disparos atingiram a cabeça e a barriga da vítima. Outros dois suspeitos ainda não foram identificados. O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Quem tiver informações sobre o paradeiro deles pode entrar em contato com a polícia pelo Disque-Denúncia, que atende nos telefones (81) 3421-9595 para moradores da Região Metropolitana e Zona da Mata Norte e (81) 3719-4545 para o interior do estado. O site oficial do serviço também recebe queixas. O anonimato do denunciante é garantido.
FONTE G1 PE.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Após Justiça ameaçar retirar página do ar, Facebook cumpre decisão e exclui postagens

Após Justiça ameaçar retirar página do ar, Facebook cumpre decisão e exclui postagens

Disputa judicial é referente a uma briga entre Luize Altenhofen e o seu vizinho

O Facebook decidiu cumprir a decisão judicial que o ameaçava ser retirado do ar caso não excluísse as publicações sobre o caso da briga que envolve a apresentadora Luize Altenhofen e o dentista Eudes Gondin Jr. As postagens foram retiradas do ar nesta quinta-feira. Na determinação proferida pelo juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível de São Paulo, a rede social teria o prazo de 48 horas para eliminar as mensagens publicadas. O bloqueio seria feito por meio do acesso a provedores.
Divulgação
Para se vingar, Altenhofen teria batido seu carro, uma caminhonete Amarok, no portão da casa do dentista
Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg informou que a ordem judicial foi cumprida, porque dessa vez os advogados de defesa do dentista enviaram os links corretos das tais postagens, referentes a supostos comentários ofensivos de Luize contra Gondim. A briga começou no início do ano, quando Eudes bateu com uma barra de ferro em um dos cachorros da raça pit bull da apresentadora, assim como o dentista. Gondim alega que agrediu o cão porque o animal teria tentado atacar ele, sua mulher e sua filha, após invadir o jardim da sua residência.
Por conta da agressão, o cachorro chegou a ter convulsões e foi levado pela polícia ao veterinário. O animal sobreviveu às pancadas.  Para se vingar, Altenhofen teria batido com seu carro, uma caminhonete Amarok, no portão da casa do dentista, localizada no bairro do Butantã, Zona Oeste de São Paulo. Luize, que é vizinha do cirurgião, ainda reclamou no Facebook, fato que acabou gerando grande repercussão na rede. Depois do incidente, Gondim procurou a polícia e registrou boletins de ocorrência pelo ataque do pit bull e outro pelo acidente com o veículo.
À polícia, a apresentadora disse que não conseguiu acionar o pedal do freio, o que causou a colisão contra o portão. No momento do acidente, ela estava se dirigindo à clínica veterinária onde o pit bull estava. Além de pedir a retirada das postagens de Luize que mencionem o nome do vizinho, a defesa do dentista entrou com uma ação indenizatória por danos morais. Segundo Paulo Roberto Esteves, advogado de Gondim, até uma foto do seu cliente com uma faixa escrito assassino foi utilizada.
A determinação da Justiça para retirar do ar as publicações surgiu em abril deste ano e reiterada em junho. Em determinada reposta, a empresa chegou a afirmar “que não é responsável pelo gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site". E acrescentou: “Essa incumbência compete a duas outras empresas distintas e autônomas, denominadas Facebook Inc. e Facebook Ireland LTD., localizadas nos Estados Unidos da América e Irlanda, respectivamente".
O juiz Bonvicino considerou a afirmação "uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira", "agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano".  Nesse sentido, o juiz concedeu 48 horas para que a rede social cumprisse a ordem judicial, "sob pena de ser retirado do ar, no País todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país”.
FON TE FOLHAPE.

Cartão de acesso do Enem já está disponível

Cartão de acesso do Enem já está disponível

Candidatos devem receber o cartão em casa, pelo correio, até o dia 18 de outubro

Mercadante fez um apelo aos estudantes para que percorram o trajeto até local da prova antes do dia do exame
BRASÍLIA - Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano podem acessar o cartão de confirmação na internet. No documento estão registrados o local da prova e informações como data e horário do exame, a língua estrangeira escolhida e a opção por atendimento diferenciado. Os candidatos devem receber o cartão em casa, pelo correio, até o dia 18 de outubro.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo aos estudantes para que percorram o trajeto de casa ao local da prova antes do dia do exame para conhecer o caminho a fim de facilitar a localização. Ele recomenda também que os candidatos que moram em estados com horário de verão fiquem atentos, pois a hora de Brasília é a referência. Os portões serão fechados às 13h.

“É muito importante ele percorrer esse caminho com antecedência para saber o tempo que leva até o local da prova. A prova começa às 13h, no horário de Brasília. E quem chega atrasado perde a prova. Uma das coisas mais dolorosas é ver o aluno chegar e não conseguir entrar”, disse o ministro.

Apesar da greve dos Correios, o ministro acredita que a entrega do documento não será prejudicada. Desde o dia 1° deste mês os cartões estão sendo enviados.

Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade e de motorista.

Para acessar o cartão de confirmação na internet o estudante precisa ter o número da senha de inscrição no Enem. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, entrar em contato com a central de atendimento do Enem no 0800 61 61 61.
FONTE FOLHAPE.

Gêmeos Siameses tiram medidas para executar cirurgia de separação no Recife

Gêmeos

Siameses tiram medidas para executar cirurgia de separação no Recife

Primeiro passo é implantar o expansor de pele, procedimento previsto para acontecer ainda este mês


Mãe dos gêmeos acaricia os rebentos durante consulta no Imip / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Mãe dos gêmeos acaricia os rebentos durante consulta no Imip

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Após passar por avaliação médica, os gêmeos siameses Saulo e Davi tiraram as medidas para colocação dos expansores de pele. A consulta aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos, área central do Recife. A peça será doada por uma pessoa que preferiu não se identificar. A cirurgia de separação, no entanto, ainda não tem data definida.

Segundo o cirurgião-plástico Rui Pereira, a previsão é que as peças cheguem na próxima semana. Serão implantados quatro balões no abdômen dos gêmeos, dois em cada criança. Os bebês são ligados pelo fígado e completam cinco meses no próximo dia 13.
A mãe Karine Medeiros, 26 anos, aguarda ansiosa pela cirurgia dos filhos. “Peço que Deus abençõe a pessoa que fez essa doação. Agora, tenho certeza que dará certo e essa situação vai chegar ao fim”, afirma. 
Na terça-feira, a cirurgia para colocação do expansor havia sido cancelada. A peça que havia sido doada por uma médica brasileira residente nos Estados Unidos não havia chegado ao Brasil.
FONTE NE 10.

MPF recomenda que Propesca não promova a captura de tubarões

MPF recomenda que Propesca não promova a captura de tubarões


3876fa992ccc85ba34e99f6a802ef14c.jpg
Bruno Pantoja nega que o Propesca tenha o objetivo de caçar tubarões
Foto: Arquivo/TV Jornal

 
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nesta sexta-feira (4), que o Instituto Propesca - autodefinido como uma organização para promover gestão ambiental - não realize ou incentive a captura de tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR). No entanto, o presidente da instituição, o engenheiro Bruno Pantoja, negou que essa seja a forma de atuar do Propesca.

Entre as recomendações feitas pelos procuradores Edson Virgínio Cavalcante Júnior e Mona Lisa Duarte Ismail, está a de que "o Propesca abstenha-se de incentivar e enaltecer a captura de tubarões nas redes sociais, fóruns de discussão e na mídia em geral". O MPF afirmou que a captura de tubarões é ilegal e, no caso da organização, não está amparada por autorizações do Estado, já que ela não é oficialmente reconhecida como pesquisa científica.

Bruno Pantoja afirmou que a instituição que preside tem o objetivo de promover gestão ambiental no Grande Recife e que incentiva a extensão pesqueira. O presidente do Propesca explicou que a organização saiu ao mar com pescadores para consultoria três vezes - em 2009, 2011 e 2013. "Não incentivamos a caça aos tubarões. Só ajudamos os pescadores. O problema é que, mesmo saindo só para capturar outros peixes com espinhel, o que é permitido. Fizemos até um trabalho educativo para a troca da rede pelo espinhel", explicou. Em março deste ano, os  pescou quatro tubarões no mar da RMR. Bruno Pantoja considera a pesca de tubarões como "fauna acidental".

O Ministério Público Federal argumentou que "a prática da captura indiscriminada de tubarões, desprovida de qualquer respaldo científico, sem metodologia autorizada por órgãos competentes, implica riscos à segurança dos pescadores e danos ao meio ambiente e a todas as espécies de tubarão, configurando prática lesiva à conservação da fauna marinha." Além disso, informou que o Propesca não tem embarcações registradas ou licença para a prática de atividade pesqueira.

O presidente da organização informou que a diretoria jurídica do Propesca já está tomando as medidas cabíveis sobre a recomendação e já havia feito uma defesa para a instituição em relação à acusação de captura de tubarões. O Propesca tem o prazo de 10 dias para acatar a recomendação do MPF e encaminhar ao informações sobre as providências adotadas para evitar as irregularidades apontadas.
FONTE NE 10.

Educação // Denúncia

Educação // Denúncia

Sindicato acusa escolas de pressionar professores a aceitar calendário para Copa


6c3b81c63192c8f7c11a08b0578a08c5.jpg 
 
Proposta alteraria férias escolares de julho. Professores afirmam que só decidirão em assembleia
Ilustração: Keziah Costa / NE10

Malu SilveiraDo NE10
O Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro) acusa os donos de escolas da rede particular no Estado de pressionar a categoria a aceitar o calendário letivo proposto para 2014. Devido à Copa do Mundo, a proposta é que o início do primeiro semestre escolar seja em 3 de fevereiro e termine em 11 de junho, um dia antes da estreia do Mundial, que terá jogos no Grande Recife. O segundo semestre teria início em 14 de julho. Os professores reclamam também de uma suposta tentativa de boicote do setor privado de ensino à assembleia geral dos docentes marcada para a próxima segunda-feira (7), na sede do Sinpro, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e simultaneameante nas sedes em Caruaru, Petrolina e Limoeiro.

No dia 13 de setembro, o Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe) lançou proposta de mudança do calendário letivo. Dessa forma, as férias de julho sofreriam alterações. Após a proposição, representantes do Sinpro decidiram convocar os professores a debater tal medida em assembleia, mas, segundo o sindicato, muitas unidades de ensino não permitiram a visita às escolas. "Quando nós passamos a fazer visitas nas escolas, o que é um direito garantido pela lei, começaram a ocorrer diversos impedimentos, até mesmo para que os professores não compareçam à assembleia", afirma o coordena dor geral do Sinpro, Jackson Bezerra.

Para Bezerra, o posicionamento das escolas é uma forma de impedir uma nova proposta, desta vez feita pelos professores. "Eles sabem que a assembleia do Sinpro nunca é esvaziada. Acreditamos que isso é uma medida para que não haja um aprofundamento de uma decisão", defende.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/10/jackson_bezerra_470.jpg
Para presidente do Sinpro, Jackson Bezerra, medida serve para que não haja aprofundamento de uma decisão (Foto: Divulgação / Sinpro-PE)

O coordenador do Sinpro afirma também que o sindicato recebeu inúmeras denúncias de professores que afirmam que algumas escolas já veiculam entre pais e alunos proposta de início de aulas já em janeiro de 2014. "Isto para nós é uma grande surpresa. Apesar da proposta do patronato ter sido apresentada para nós, há diversas escolas que já estão passando ofício mudando também o início das aulas em Pernambuco para o mês de janeiro. Só que no mês de janeiro temos recesso escolar", ressalta Jackson Bezerra.  

O presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz, afirmou desconhecer tais acusações do Sinpro e que a denúncia chegou através da reportagem do NE10. "O sindicato não tem conhecimento desta atitude de diretores de escolas. Realmente para mim, como presidente, não posso falar nada porque estou ouvindo a partir do que você está falando. Não me chegou nenhum questionamento do sindicato (dos professores). Não posso avaliar em cima de suposições", defende.

Sobre a denúncia de que instituições de ensino já estariam veiculando calendário para início de aulas em janeiro de 2014, Diniz reitera que o único caso reportado ao Sinepe foi apurado. "Eu recebi uma colocação que havia uma escola de uma determinada rede que já estava com calendário com início (das aulas) para janeiro de 2014. Verificamos e não havia nada disso", explica. Para Diniz, os ofícios espalhados nessas instituições devem ser enviados diretamente à direção do sindicato. "Como podemos dialogar com estas escolas se nem sabemos quais são?! Prestará um grande serviço ao sindicato quem nos enviar estes ofícios", defende.

A alteração no período das férias dos professores, já programada há muitos anos para o mês de julho, é um fator excepcional, analisa o presidente do Sinepe. "É um evento que vai mexer com toda a cidade. É uma coisa bem maior do que estar apenas discutindo assunto de férias. Nós respeitamos a história, mas, para seguir este momento único, é preciso que a gente faça afrente à excepcionalidade do momento", ressalta Diniz.
FONTE NE 10.

Motorista fica ferida após carro cair no canal da Agamenon, no Recife

Motorista fica ferida após carro cair no canal da Agamenon, no Recife

Mulher teria perdido controle da direção ao ser trancada por outro veículo.
Ela foi levada para um hospital particular pelo Corpo de Bombeiros.


Carro cai em canal da Avenida Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: Danilo César / TV Globo)Carro cai em canal da Avenida Agamenon Magalhães (Foto: Danilo César / TV Globo)
Um carro caiu no canal da Avenida Agamenon Magalhães, na altura do bairro do Torreão, Zona Norte do Recife, na tarde desta sexta-feira (4). Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a motorista ficou ferida. A mulher de 64 anos teria perdido o controle da direção do veículo, um Fiat Uno, subido o canteiro central até cair no curso-d'água. Tesmunhas contaram que ela teria sido trancada por outro automóvel.
A vítima foi retirada do carro por um pedestre e levada pelo Corpo de Bombeiros a um hospital particular. A CTTU informou que a retirada do veículo do canal é de responsabilidade do proprietário
FONTE G1 PE.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

IBGE abre inscrições para 420 vagas

IBGE abre inscrições para 420 vagas

Cargos são de nível médio e superior.
Os salários vão de R$ 2.813,10 a R$ 7.930,24.

Do G1, em São Paulo
9 comentários
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Inscrições
De 1º a 24 de outubro
Vagas
420
Salário
De R$ 2.813,10 a R$ 7.930,24
Taxa
R$ 50 e R$ 110
Provas
1º de dezembro
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta terça-feira (1º) as inscrições de dois concursos para o total de 420 vagas em cargos de nível médio e superior. As vagas são efetivas e para todo o país. Os salários vão de R$ 2.813,10 a R$ 7.930,24.
No site da Cesgranrio, é possível ver os editais (veja aqui os editais).

Nível médio
São 300 vagas de técnico em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de suporte técnico em produção e análise de informações geográficas e estatísticas. A remuneração varia de R$ 2.813,10 a R$ 4.210,49, dependendo da gratificação. O candidato deve ter nível médio completo e carteira nacional de habilitação na categoria B. As vagas são efetivas e estão distribuídas em 277 municípios situados em quase todas as unidades da federação, exceto Distrito Federal.
Entre as atribuições estão coletar dados em diversas fontes, organizar, criticar, corrigir, lançar, tratar e manter os dados garantindo a sua integridade, confidencialidade, disponibilidade, atualização e fidedignidade; realizar entrevistas em domicílios e estabelecimentos informantes para obtenção de dados conforme metodologia e plano de supervisão da pesquisa; realizar levantamentos topográficos/geográficos/cartográficos.
Os profissionais atuarão em municípios do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
As inscrições devem ser feitas de 1º a 24 de outubro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 50.
A prova objetiva com 60 questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, geografia, conhecimentos gerais e específicos e noções de informática será em 1º de dezembro, das 13h às 17h.
O resultado final está previsto para 16 de janeiro de 2014.

Nível superior
São 120 vagas de nível superior, sendo 60 para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, 60 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de produção e análise de informações geográficas e estatísticas. Os salários variam de R$ 6.355,60 a R$ 7.930,24, dependendo da gratificação. As vagas são efetivas e para o município do Rio de Janeiro.
As principais atribuições para o cargo de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas são voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do IBGE e para o cargo de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, as atribuições são voltadas às atividades especializadas de produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental.
As oportunidades para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas A I são para as áreas de administração escolar, análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações; análise de sistemas/ suporte à comunicação e à rede; análise de sistemas/suporte operacional; arquivologia; auditoria; ciências contábeis; designer instrucional; orçamento e finanças; planejamento e gestão; recursos humanos/ administração de pessoal; recursos humanos/desenvolvimento de pessoas; e de recursos materiais e logística.
Para o cargo de tecnologista em informações geográficas e estatísticas A I as oportunidades são para as áreas de análise agrícola; análise pecuária; análise socioeconômica; biblioteconomia; cartografia; edição de vídeo; estatística; geografia; geoprocessamento; programação visual/ planejamento e desenvolvimento para mídias eletrônicas.
As inscrições devem ser feitas de 1º a 24 de outubro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 110.
A prova objetiva será em 1º de dezembro, das 13h às 17h, exceto para analista, na área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações, que será até as 18h, pois haverá prova discursiva. Haverá prova prática para o cargo de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, nas seguintes áreas de conhecimento: edição de vídeo; geoprocessamento e programação visual/ planejamento e desenvolvimento para mídias eletrônicas. Todas as provas serão na cidade do Rio de Janeiro.
Os resultados finais serão divulgados em 13 de fevereiro de 2014.
FONTE:G1 PE.

Colégio da UFRPE abre 636 vagas para cursos de ensino a distância

Colégio da UFRPE abre 636 vagas para cursos de ensino a distância

Vagas são para os técnicos em açúcar e álcool, administração e alimentos.
Inscrições custam R$ 14 e podem ser realizadas até 29 de outubro.


O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), está com inscrições abertas, a partir desta terça-feira (1º), para 636 vagas em três cursos a distância. Os interessados devem entrar no site do Codai e se inscrever até o próximo dia 29 de outubro – a taxa custa R$ 14.
As oportunidades são para os cursos técnicos de nível médio em açúcar e álcool, administração e alimentos, todos na modalidade a distância e gratuitos. Os polos de apoio presenciais estão localizados nos municípios do Recife, de Olinda e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; Bezerros e Caruaru, no Agreste; e Carpina, Goiana, Sirinhaém e Escada, na Zona da Mata.
Poderão se inscrever os candidatos que possuírem o certificado de conclusão do ensino médio. As provas serão realizadas no dia 10 de novembro e terão 20 questões de português e 20 de matemática. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone (81) 3525.9241.
FONTE: G1 PE

Celpe lança novo sistema de emissão de conta de energia

Celpe lança novo sistema de emissão de conta de energia

Companhia quer evitar transtornos de clientes com atrasos de faturas.
Sistema vai imprimir a conta assim que a medição do consumo for feita.


A partir de quinta-feira (3), mais de 350 mil clientes vão passar a receber a conta de energia elétrica da Celpe de uma forma diferente. A fatura será impressa e entregue por um funcionário logo após a leitura do medidor de consumo feita por uma máquina. De acordo com a companhia, um dos objetivos da mudança é diminuir os atrasos na entrega das contas. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (1º), o gerente de atendimento da Celpe, José Carlos Medeiros, explicou como o novo sistema funciona.
“Em vez de ir uma vez, fazer a leitura, voltar com a informação para a companhia, processar os dados e posteriormente outro profissional irá entregar a conta, instantaneamente o momento da leitura vai ser feito com a coleta da informação, o próprio equipamento processa os dados e, em seguida, a conta é impressa e entregue ao cliente”, disse Medeiros.
Se o cliente não estiver em casa para receber pessoalmente a fatura, o funcionário da Celpe fecha o documento com um selo especial e coloca na caixa de correio. Segundo José Carlos Medeiros, o novo sistema vai começar em áreas pontuais de Pernambuco e depois vai se expandir. “Na Região Metropolitana, escolhemos o bairro de Candeias, em Jaboatão [dos Guararapes] e no Recife, Afogados e Boa Vista. Na Zona da Mata Sul, as cidades de Catende, Ribeirão, Palmares e Vitória de Santo Antão”, afirmou. A expectativa é que a implantação total da entrega imediata da fatura seja feita até 2014.
Ainda de acordo com o gerente de atendimento da Celpe, caso o cliente discorde do valor da fatura emitida pelo funcionário, pode procurar a central de relacionamento da companhia. "Ele vai poder procurar qualquer uma das nossas agências de atendimento para corrigir a fatura caso haja alguma inconsistência.
FONTE: G1 PE.

Pernambucana doa mais de 300 litros de leite e quer entrar para o Guinness

Pernambucana doa mais de 300 litros de leite e quer entrar para o Guinness

Moradora de Quipapá diz que tem um excedente de 1,5 litros por dia.
Ideia de ser registrada como recorde surgiu para incentivar doações.


Enquanto Michele Maximino amamenta a filha, técnica extrai leite do outro seio (Foto: Ederval Trajano / Acervo pessoal) 
Michele Rafaela obtém o excedente de 1,5 litros por
dia. (Foto: Ederval Trajano/ Acervo pessoal)
Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que apenas 38% das crianças do planeta são aleitadas pelas mães até os seis meses, algumas mulheres têm produção que ultrapassa o normal. De acordo com o Guinness World Records, a maior doadora de leite no mundo é a norte-americana Sara Pascale, com 331,22 litros. No entanto, uma brasileira de Pernambuco diz ter batido este recorde com 335,2 litros, doados em sete meses para instituições do estado.
Michele Rafaela Maximino, de 31 anos, é mãe de três filhos, pesa 53kg, diz ser saudável e obtém o excedente de 1,5 litro de leite por dia. “Eu pensava que era a produção normal, até que passei a pesquisar sobre aleitamento”, afirma. E o excesso acabou mudando os rumos dela. “Eu era técnica de enfermagem e hoje sou dona de casa. Abandonei a profissão para doar. Agora eu tenho outras famílias”, diz Michele Rafaela.
Início das doações
A dona de casa mora na cidade de Quipapá, Mata Sul de Pernambuco, e começou a doar em fevereiro, quando esteve no Recife. Desde então, encontrou um banco mais perto, no Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, Agreste. Nesta segunda-feira (30), ela doou oito litros à unidade e recebeu um certificado pelo histórico de ajudas.
Segundo a médica Flora Freitas, diretora do Hospital Jesus Nazareno, há 39 doadoras registradas no banco e Michele Rafaela é excepcional. “O habitual é a mulher doar um litro de leite por semana”, informou. Ederval Trajano afirma que foram realizados vários exames que atestaram normalidade. “Ela fez até o de prolactina [hormônio estimulante das glândulas e mamas], que está alto, mas compatível à produção saudável”, diz.
Excedente não prejudicou a amamentação das crinças de Michele Paula. (Foto: Ederval Trajano/ Arquivo Pessoal)Doações não prejudicaram amamentação das crianças, diz doadora. (Foto: Ederval Trajano/ Arquivo Pessoal)
FONTE: G1 PE.