domingo, 31 de maio de 2015

ESTUDANTE DE DIREITO ENCONTRADA

Caso Vaniela: estudante de direito será ouvida pelo DHPP nesta segunda


Vaniela Oliveira (c) com a delegada Gleide Ângelo (d). Estudante foi encontrada na madrugada deste domingo / Foto: Facebook da delegada Gleide Ângelo

Após o susto por que passou nos últimos cinco dias, a estudante de direito Vaniela Oliveira, que estava desaparecida desde quarta-feira (27) e foi encontrada na madrugada deste domingo (31), está descansando na casa de seus pais, na UR 3, bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. À frente do caso, a delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), achou melhor ouvir o depoimento da jovem, que se encontra muito nervosa e abalada, apenas nesta segunda-feira (31).
A mãe da estudante do 3º período de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marli Varela ainda não conseguiu dormir desde que a filha foi encontrada. Em entrevista ao repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal, ela comentou sobre a alegria de ter a filha de volta.  "É como se ela tivesse nascido de novo. Ela tava (sic) feito uma criança, desprotegida, apesar de fazer 26 anos. Ela não falava, só chorava, só tremia", disse. "Só resta saber agora o que aconteceu", continuou. Vaniela chegou em casa às 5h e foi para o seu quarto descansar.

"Por mim o fato de ela estar em casa é o importante, mas tem toda a questão burocrática que precisa ser feita e a polícia está investigando o que houve", disse Marli Varela.
Segundo a mãe de Vaniela, a jovem pouco falou desde que foi encontrada e por este motivo a delegada Gleide Ângelo pediu para que ela fosse levada para casa. Nesta segunda-feira será realizada a ouvida da jovem, que também passará por exames no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, no Centro do Recife.
Jovem foi encontrada perto de um ferro-velho na BR-101
Jovem foi encontrada perto de um ferro-velho na BR-101Foto: Facebook de Mari Ponciano
Na Igreja Batista Central do Ibura, integrantes da congregação se reuniram nesta manhã para agradecer pelo aparecimento da jovem. Jaciara Galvão, que frequenta há sete anos a igreja junto com Vaniela comemorou a notícia. "Ontem Deus tocou no meu coração e falou para mim que esta menina não estava desaparecida. E, graças a Ele, Vaniela realmente estava viva e, se Deus quiser, daqui a pouco ela voltará aqui na igreja para testemunhar o que aconteceu com ela, a maravilha que Deus fez na vida dela", falou.

Vaniela Oliveira foi encontrada nesta madrugada próximo a um ferro velho localizado na BR-101. Assustada, a universitária recebeu ajuda de moradores da localidade e entrou em contato com a família.
FONTE NE 10

sábado, 30 de maio de 2015

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Barragem de Jucazinho, no Agreste, está com menos de 6% da capacidade

Represa pode acumular até 327 milhões de metros cúbicos de água.
Reservatório é responsável pelo abastecimento de 15 municípios.



A Barragem de Jucazinho está com 5,8% da capacidade total, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A capacidade de acúmulo do reservatório é de 327 milhões de metros cúbicos de água. O volume atual é de quase 19 milhões. A represa - localizada em Surubim, Agreste  - é responsável pelo abastecimento de 15 municípios.
Cisternas são abastecidas por caminhões-pipa em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Reservatórios são abastecidos com caminhões-
-pipa (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Em fevereiro, a equipe de reportagem do ABTV 2ª Edição esteve no local e mostrou que a situação já era considerada crítica pela Compesa e a previsão meteorológica para o Estado não era boa.
O volume de chuva no Agreste, de fato, ficou abaixo da média e a estiagem prolongada ocasionou a atual situação. Em março choveu apenas 48% do esperado para todo o mês. Em abril, o percentual caiu para 25%. E, em maio - até o momento, apenas 23% do aguardado para os 31 dias do mês. Os dados são da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).
A falta de chuva aumenta a preocupação da população dos municípios abastecidos por Jucazinho. Uma das situaçoes mais críticas é a de Santa Cruz do Capibaribe. O rodízio é de dois dias com água e 28 sem. Quando o fornecimento é interrompido, moradores precisam recorrer a caminhões-pipa.
FONTE G1 PE.

POLÍCIA

Aluna de Direito continua desaparecidaVaniela foi vista pela última vez na quarta-feira, quando esteve no Fórum de Jaboatão. Delegada Gleide Ângelo investiga o caso
Facebook/Reprodução

Definida por amigos e familiares como responsável, tímida e inteligente, a estudante do curso de direito da UFPE Vaniela Oliveira Varela, 26, está desaparecida desde quarta-feira. A polícia tenta localizar imagens que mostrem a universitária saindo do Fórum da Jaboatão, em Prazeres, onde foi vista pela última vez, para refazer seus passos.

Vaniela saiu de casa, na UR-1, Ibura, às 9h30 da quarta-feira. Às 12h04, imagens do fórum mostram que ela entrou no prédio, onde foi realizar atividades do estágio num escritório de advocacia. Nenhuma imagem da saída dela foi registrada. “Não temos uma linha específica de investigação. Estamos tentando localizar o vídeo para refazer o caminho até a Faculdade de Direito (Boa Vista)”, afirmou a delegada Gleide Ângelo.

Formada anteriormente em administração e pós-graduada em gestão de recursos humanos, Vaniela cursa direito desde 2014. Ela concluiu o ensino médio no Ginásio Pernambucano. “É uma menina estudiosa, sempre senta nas primeiras fileiras. Ontem (quarta-feira), ela faltou à prova de processo civil e estranhamos”, contou a colega Patrícia Gueiros. 

“Como ela tem anemia e perdeu muito peso nos últimos meses, imaginamos que pudesse ter desmaiado na rua, mas ela não foi encontrada em nenhum hospital”, completou o amigo Itamar Nunes, que frequenta a Igreja Batista Central do Ibura com Vaniela.

Desde a quarta-feira, o celular está desligado ou fora da área de cobertura. “Ela nunca deixou de se comunicar com a família. Fizemos buscas em todos os hospitais e UPAs e estamos muito angustiados”, disse o padrasto da universitária, o pedreiro Rosemberg Nascimento, 42. 

Vaniela mora com ele, a mãe - a cozinheira Marly Varela, 43, duas irmãs e a avó. “Foi a primeira da família a entrar na universidade. Um orgulho. Esperamos que ela retorne o mais rápido possível”, disse Rosemberg.

FONTE DIÁRIO DE PE.

POLÍCIA

Nova tentativa de explosão de muro no Complexo Prisional do Curado

Artefato explosivo de aproximadamente 1 kg teria sido deixado por suspeitos no loca



A Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) foi acionada para verificar bomba no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. Dois homens não identificados teriam deixado um pacote suspeito próximo ao muro do Presídio Agente de Segurança Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), uma das unidades do presídio.
De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), os guardas do Complexo perceberam uma movimentação estranha na área externa do unidade prisional, próximo às guaritas 8 e 9 do Pamfa. A segurança da unidade acionou a Polícia Militar e os suspeitos se evadiram do local, deixando o pacote junto ao muro do presídio.
    O Grupo de Operações de Segurança da Seres também foi acionado. A CIOE chegou ao local para verificar o artefato que foi identificado pelo Esquadrão Antibombas como cartucho de emulsão pesando cerca de 1 quilo. Os agentes deslocaram o artefato para dentro de um buraco e provocaram a explosão por volta das 11h30. Segundo os agentes, a quantidade encontrada faria um grande estrago no muro da penitenciária.


    No dia 9 de maio, outra tentativa de facilitar a fuga de detentos ocorreu de maneira semelhante, após uma explosão no muro da unidade. Considerada de pequenas proporções, a explosão atingiu um dos muros externos da guarita 9 do Pamfa e abriu um buraco - não houve fugas e a fissura foi rapidamente tapada por agentes penitenciários. No dia, de acordo com o juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha, a explosão teria ocorrido de fora para dentro do presídio.
    Por meio de nota, a Seres afirmou que uma série de intervenções está sendo desenvolvida no Complexo Prisional do Curado, principalmente nas áreas de infraestrutura e segurança. "Entre as ações, destacamos o reforço do policiamento externo e das guaritas, feito pela Polícia Militar; ampliação dos alambrados e reforma das muralhas, além do trabalho de apuração dos fatos para identificar responsáveis e possíveis investidas."

    GREVE DE PROFESSORES

    Professores grevistas terão descontos nos salários e não receberão reajuste em junho

    Rescisão de contratos de temporários está entre medidas de portaria do Governo


    O Governo de Pernambuco anunciou que os professores da rede estadual de ensino que aderirem à greve da categoria, retomada nesta sexta-feira (29), terão descontos nos salários equivalentes aos dias em que ficarem parados. A determinação consta em uma portaria conjunta das secretarias de Administração e de Educação, publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta (28). Com relação à primeira progressão automática, proposta rejeitada pela classe e que resultou no recomeço da paralisação, o Executivo afirmou que “não serão beneficiados os professores grevistas”.
    A medida propõe um reajuste de 7%, parcelado em três vezes até o fim do ano. A primeira progressão, de pouco mais de 2%, está prevista para junho. Os docentes não aceitaram porque querem 13,01%, em conformidade com a Lei do Piso Salarial. A portaria determina ainda que os que cruzarem os braços terão a data da sua remuneração postergada para o dia 5 do mês seguinte. Além disso, os profissionais que têm contratos temporários podem ter seus vínculos rescindidos, e os servidores lotados nas escolas de referência poderão ser transferidos para outras unidades de ensino.
    Os docentes deflagraram o movimento pela manhã. À tarde, eles fizeram uma reunião em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para traçar os rumos da paralisação. Em seguida, a categoria se juntou aos manifestantes das Centrais Sindicais no ato promovido no Centro do Recife. A mobilização foi contra a Lei das Terceirizações e contra as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), ainda não há reunião marcada para dar início às negociações com o Palácio do Campo das Princesas.
    Por meio de nota, o Governo do Estado lamentou a retomada da greve e apelou “aos docentes para que continuem em sala de aula, a fim de não causar prejuízos irreparáveis, principalmente, aos estudantes que estão prestes a realizar as provas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”. De acordo com a Secretaria de Educação, o primeiro dia do movimento teve adesão total da categoria em 11% das unidades de ensino. Em 20%, as atividades foram afetadas parcialmente. Já 69% das escolas tiveram funcionamento normal.
    FONTE FOLHAPE.

    TUBARÃO

    Pescador captura tubarão próximo a faixa de areia na praia de Boa Viagem



    Um tubarão-galha-preta foi capturado neste sábado (30) por um pescador esportivo na praia de Boa Viagem, nas proximidades da avenida Armindo Moura, em frente ao restaurante Botequim da Avenida.
    O pescador, que não quis se identificar, afirmou que estava praticando a pescaria a 30 metros de distância da terra, em busca de outros peixes. Por incidente, acabou fisgando o tubarão, que por conta das feridas não resistiu e morreu.
    O local em particular é dado como mar aberto, pois não contém recifes, e por conta disso muitos pescadores esportivos praticam sua atividade todos os dias.
    FONTE FOLHAPE.

    Shopping Recife

    Shopping Recife terá arraial e quermesse para comemorar São João


    Programação de São João para toda a família será na Pracinha Recife / Foto: Shopping Recife/Divulgação

    O Shopping Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, começa neste domingo (31) o Arraial na Pracinha, no Terraço de Eventos, situado próximo à Bodytech. A programação, para toda a família, terá apresentações de Tio Bruninho e do Cordel Animado, com diferentes ritmos de dança popular de São João. No evento, a partir das 15h30, a criançada pode aproveitar um salão de jogos e os food trucks Kombina, Urbanóide e Dog on the road.


    No dia 31, o tema é coco, em homenagem a Jackson do Pandeiro. O evento acontece ainda nos dias 7 e 14 de junho, em que serão apresentados o xaxado, para lembrar de Lampião, e baião, homenageando Luiz Gonzaga. Os ingressos para a festa custam R$ 15 e podem ser adquiridos na loja Vila 7, na segunda etapa do centro de compras. No dia 7, acontece um concurso infantil para escolher os reis e rainhas do milho.

    Além do arraial, o shopping começa com uma quermesse, na Praça de Eventos, em frente às Lojas Americanas, a partir do dia 1º de junho. Barraquinhas de comidas típicas estarão instaladas no local para quem quiser aproveitar o gostinho do período junino. Também haverá oito brincadeiras, como tiro ao alvo, pescaria, arco e flecha e roleta. Para brincar, é necessário pagar R$ 7. O circuito inteiro custa R$ 40.

    Serviço

    Arraial na Pracinha Recife
    Datas: 31/05, 7 e 14/06
    Horário: 15h30
    Local: Pracinha Recife
    Ingressos: R$ 15

    Quermesse Shopping Recife
    Datas: 1 a 28/06
    Horário: De seg a sáb, das 9h às 22h. Aos domingos, de 12h às 21h.
    Local: Praça de Eventos, em frente às Lojas Americanas
    Ingressos: R$ 7 por brincadeira; passaporte para as oito brincadeiras, R$ 40.

    FONTE NE 10.

    FUTEBOL

    Blatter acusa EUA e diz que não teme ser preso


    Suíço foi reeleito para um quinto mandato como presidente da Fifa / Foto: AFP

    Reeleito para um quinto mandato como presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter afirmou não temer ser preso e acusou os Estados Unidos de tentar interferir na entidade ao provocar a operação que prendeu sete cartolas em Zurique, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

    Em entrevista aos jornalistas na sede da Fifa neste sábado (30), ele foi questionado se tem medo de ser detido por causa da investigação das autoridades americanas. Blatter respondeu, visivelmente irritado com a pergunta: "Preso por quê?".

    Blatter também foi questionado sobre uma quantia de US$ 10 milhões que teria sido repassada, segundo investigação, a um cartola da Fifa em troca de apoio à África do Sul como sede da Copa de 2010 Na época, Jack Warner, então um dos vice-presidentes da entidade, teria acertado esse valor com dirigentes africanos, mas o atraso no repasse, cobrou o dinheiro da própria Fifa.

    Um repórter perguntou ao presidente da Fifa se ele tinha ciência e autorizado o pagamento da suposta propina. "Definitivamente, não sou eu (que teria autorizado). O que posso dizer é que não tenho esses US$ 10 milhões", respondeu. "Não comento essas acusações", ressaltou.

    O dirigente revelou ainda que entrou em contato com os patrocinadores da Fifa, que nos últimos dias cobraram uma resposta da entidade à crise que afeta sua imagem. Segundo ele, os dois lados trocaram cartas e ele disse estar confiante de que a turbulência atual não afetará as relações comerciais.

    Pouco antes, a TV suíça RTS divulgou uma entrevista exclusiva com o dirigente em que ele levantou suspeitas sobre as intenções dos EUA ao solicitar à polícia suíça a prisão dos cartolas na véspera do congresso da Fifa que o reelegeu para o cargo que ocupa desde 1998.

    "Ninguém vai me tirar a ideia de que é apenas uma simples coincidência que a operação dos EUA tenha acontecido dois dias antes da eleição da Fifa. Ninguém tira isso da minha cabeça", afirmou Blatter. Esta é a primeira vez que Blatter critica abertamente a ação norte-americana abertamente desde a prisão dos dirigentes, acusados nos Estados Unidos de envolvimento em um esquema de corrupção que envolve US$ 150 milhões.

    "Há sinais que não podem ser ignorados. Os americanos eram candidatos para a Copa de 2022 e perderam. Os ingleses foram candidatos em 2018 e perderam. Temos respeito ao sistema judicial dos Estados Unidos e à secretária Justiça. Se eles sofreram um crime financeiro, eles devem prender essas pessoas lá, não em Zurique durante o Congresso da Fifa", disse o cartola.

    E continuou: "Não estou certo, mas isso não me cheira bem. Isso tocou a mim e à Fifa. Não só porque ele tentaram me denegrir, mas também porque eles usaram esse momento para dizer 'é hora de dar tchau'. Então eles disseram "nós vamos boicotar o congresso".

    Na entrevista na sede da Fifa, após reunião do comitê executivo da entidade, ele questionou a presença de três jornalistas americanos no hotel Baur au Lac durante a operação policial que pretendeu os cartolas que estavam hospedados no local.

    A reunião do comitê executivo foi simbólica politicamente: o cartola britânico David Gills, dirigente da Uefa (que dirige o futebol europeu), não compareceu e anunciou que deixaria o posto. Presidida pelo francês Michel Platini, a Uefa é a principal voz de oposição a Blatter dentro da Fifa. A entidade, que apoiou o príncipe Ali bin Al-Hussein na eleiçã, tem ameaçado boicotar a Copa do Mundo diante da permanência Blatter minimizou o gesto de Gills e disse que Platini, presente ao encontro do comitê executivo, não sinalizou qualquer movimento de boicote.

    Outra ausência foi a do presidente da CBF, Marco Polo del Nero, que abandonou o congresso da Fifa na quinta-feira (28) para retornar ao Brasil e se defender das possíveis ligações com o escândalo de corrupção investigado nos EUA.

    FONTE NE 10

    ECONOMIZAR ENERGIA

    QUATRO APLICATIVOS QUE PODEM TE AJUDAR NA HORA DE ECONOMIZAR ENERGIA.
    Regras ficaram mais duras para as teles (Foto: AFP)

    Com o aumento da conta de energia elétrica, cada família acabou adotando uma medida para reduzir o consumo e, consequentemente, os gastos ao fim do mês. Tomar banhos frios ou mais curtos, utilizar ventilador ao invés de ar condicionado e trocar as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas mais econômicas de LED são apenas algumas atitudes.
    O que muitos não sabem é que a tecnologia também pode ajudar. Por isto, o MundoBit reuniu algumas opções de aplicativos gratuitos para smartphones que podem te ajudar na hora de reduzir as despesas. As opções são diversas, desde aqueles que dão dicas de economia, até outros que calculam uma “parcial” da sua conta de luz ao fim do mês. Confira.
    Foto: Divulgação

    “Se 100 funcionários de uma empresa deixarem seus carregadores na tomada durante um mês sem uso, o desperdício de energia seria suficiente para manter um computador e um monitor funcionando por um ano”. Esta é apenas uma das informações que aparecem no aplicativo Nossa Energia, disponível para aparelhos com sistema operacional Android.
    O app conta com um jogo, em que o objetivo do usuário é apagar a maior quantidade de luzes acesas em um prédio. Outra opção trazida é uma calculadora de energia. Para saber o gasto, basta ir incluindo os itens que consomem energia na cozinha, quarto, sala, banheiro, lavanderia e outros espaços da casa. Em seguida, basta selecionar quantas horas por semana aquele aparelho é utilizado. O que pode dificultar um pouco a precisão dos cálculos é o fato de não ser possível adicionar novos equipamentos.
    Foto: Divulgação
    Também para dispositivos Android, o Eco Charger é perfeito para quem deixa o celular carregando por horas, mesmo que a bateria já marque os 100%. Além desse hábito não ser muito bom para o seu bolso e para a bateria do celular, é uma ação nada sustentável. Por isto, o Eco Charger alerta quando o aparelho está carregado. O app informa a temperatura, o nível, a condição e o tipo da bateria.
    Foto: Divulgação
    Ao entrar no aplicativo, o usuário pode escolher entre os temas reciclagem, energia, água, consumo e cidadania. Desta forma, a pessoa vai receber dicas de como economizar os recursos e de mudar alguns hábitos de forma simples, reduzindo os impactos ambientais.
    O aplicativo disponível apenas para dispositivos iOS reúne 50 práticas, classificando-as pelo nível de esforço que a pessoa vai desprender para aplicá-las e pela dimensão do impacto destas atitudes no cotidiano. O usuário também tem a opção de compartilhar as dicas por e-mail,  ou pelo .
    Foto: Divulgação
    Semelhante ao Nossa Energia, o Casa Virtual Furnas permite que os usuários montem o cenário de suas casas e simulem o consumo de energia. É possível incluir os aparelhos eletrônicos utilizados e o tempo pelo qual eles permanecem ativos. Usar um cronômetro também é uma opção. Nele, a pessoa seleciona o equipamento que será usado e, a partir do tempo, o app calcula o gasto em energia.
    Para escrever esta matéria, por exemplo, o aplicativo contabilizou, considerando apenas o uso do notebook, um consumo de 0.02 kWh e gasto de R$ 0.01. Parece pouco, mas juntando todas as horas do dia em que os equipamentos estão ligados, o número acaba se multiplicando.
    FONTE NE 10

    TRÂNSITO

    Novos equipamentos no trânsito do Recife começam a multar nesta segunda


    Multas vão de R$ 85,13 a R$ 574,62 para quem ultrapassar a velocidade de 60 km/h nesses pontos / Foto: PCR
    Multas vão de R$ 85,13 a R$ 574,62 para quem ultrapassar a velocidade de 60 km/h nesses pontosFoto: PCR
    Quatro novos aparelhos de fiscalização eletrônica começam a multar os motoristas que desobedecerem às regras de trânsito nas avenidas Agamenon Magalhães e Beberibe, a partir desta segunda-feira (1º). Os equipamentos estão instalados desde a última segunda-feira (25) em caráter educativo, porém a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) só começará a validar as infrações em 1º de junho.
    Os novos aparelhos ficam no cruzamento da Beberibe com a Avenida Professor José dos Anjos, no sentido Centro/Subúrbio, monitorando o semáforo 131. As outras três, na Agamenon, são na Ponte Delmiro Gouveia, em direção à Avenida Conde da Boa Vista, no semáforo 075; no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, no sentido Olinda/Boa Viagem, no semáforo 037; e no cruzamento com a Rua Bandeira Filho, no sentido contrário, no semáforo 173.
    Serão multados os motoristas que excederem a velocidade de 60 km/h das 6h às 22h, pararem sobre a faixa de pedestres e/ou ultrapassarem o sinal vermelho das 6h às 20h, além dos que fizerem o giro à esquerda, proibido em qualquer horário receberão punições.
    As multas vão de R$ 85,13 a R$ 574,62 para quem ultrapassar a velocidade de 60 km/h nesses pontos. Já os veículos flagrados avançando o semáforo, parados sobre a faixa de pedestre ou fazendo a conversão proibida poderão pagar R$ 191,54 e ter sete pontos na CNH, R$ 85,13 além dos quatro pontos registrados e R$ 127,69 e cinco pontos na carteira, respectivamente.
    NÚMEROS - O primeiro trimestre deste ano teve uma redução de 30% no registro de acidentes por mês na capital pernambucana. Enquanto foram 933 nesse período de 2015, os três primeiros meses do ano passado tiveram 1.334. Também houve queda de 26% no número de atropelamentos - de 36 para 26.
    A CTTU relaciona essa redução ao aumento na fiscalização. Antes de 2013, eram 22 equipamentos em 11 locais. Depois disso, a área dobrou, com 26 equipamentos em 22 locais. O número de faixas de rolamento monitoradas passou de 42 para 77. A meta é acrescentar 21 faixas este ano, com mais nove aparelhos.
    FONTE NE 10.

    POLÍCIA

    PM usa WhatsApp para combater o crime


    Ferramenta está sendo usada pelo 11º Batalhão, sediado em Apipucos / Guga Matos/JC Imagem

    - Boa tarde, pessoal! Tivemos uma atitude suspeita agora em nosso estabelecimento. Um cidadão estranho com a camisa do Real Madri, cor branca, ficou na porta da loja, olhou para dentro, mexeu na bermuda, deu um tempo e depois foi embora.
    – Essa pessoa passou por aqui também na frente da minha farmácia, com a mesma atitude suspeita.
    - Deve tá fácil de encontrar. Camisa branca, do Real Madri, número 8.
    – Ok. Registrado. Viatura seguindo para o local agora para averiguar.
    A conversa travada entre dois comerciantes do bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, e um oficial da Polícia Militar se deu no WhatsApp, uma das ferramentas de bate-papo mais usadas da internet móvel e a mais nova arma da polícia para ajudar no combate ao crime. A experiência, implantada há quatro meses, pelo 11º Batalhão em oito bairros da Zona Norte, deixa o cidadão conectado online com a PM. Por enquanto, os grupos criados reúnem seguidores de áreas específicas. Três estão funcionando: um de comerciantes, outro com representantes de agências bancárias e um terceiro com gestores de escolas públicas e particulares. Agora, quando o morador tem uma demanda, manda um zapzap direto para a polícia.
    A reportagem acompanhou uma dessas ocorrências, na última quarta-feira (27). Outra comerciante, também da Tamarineira, mandou uma mensagem informando sobre um suspeito que estava rondando a sua loja. Passou as características físicas e imediatamente o batalhão enviou uma equipe de motos para o local. Dois rapazes que estavam em atitude suspeita, segundo a polícia, foram revistados, mas nada foi constatado e eles acabaram liberados. A troca de informações pelo zapzap, no entanto, já resultou em prisões, apreensão de armas e recuperação de objetos roubados.
    A novidade tem recebido a aprovação dos moradores da área. “A sensação de segurança aumentou. Agora a gente vê uma situação estranha e já fala diretamente com a polícia. A resposta é imediata. E, quando os policiais chegam, muitas vezes nem perdem tempo indo no estabelecimento. Com as características dos suspeitos passadas pelo WhatsApp, os PMs já vão direto tentar fazer as abordagens”, conta a comerciante Nildecy Andrade, dona de uma farmácia na Tamarineira. Antes da iniciativa, seu estabelecimento havia sido alvo de dois assaltos em menos de um mês. Assustada, ela e o marido tomaram a iniciativa de procurar o batalhão e propor o uso da ferramenta. Hoje o grupo de comerciantes do bairro já tem 25 participantes.
    Em pouco tempo, a ideia se expandiu para agências bancárias e escolas da região. O primeiro grupo conta com 40 pessoas cadastradas. O segundo reúne 29 seguidores ligados a 14 colégios. A divulgação das imagens via zapzap tem ajudado a polícia a atuar além da jurisdição do 11º Batalhão. No início deste mês, as fotos de um suspeito de assaltar uma agência do Itaú em Olinda, no Grande Recife, foram parar no WhatsApp do grupo de agências bancárias e os policiais conseguiram identificar o acusado, que terminou sendo preso em casa, no município de Paulista, também na Região Metropolitana.
    Por mexer com informações confidenciais, a confiabilidade é essencial para garantir a efetividade das ações. Por isso, os primeiros grupos criados são restritos aos setores que a polícia identificou como prioritários, em função das demandas na área de segurança. Por enquanto, a ferramenta não está aberta à participação de pessoas físicas em geral. “Temos recebido muitas solicitações, mas é fundamental ter um rigoroso controle dos seguidores para reduzir o risco de trotes ou vazamento de informações”, explica o coronel Ronaldo Tavares, comandante do 11º Batalhão. Questionado se o uso da ferramenta pode gerar excessos por parte dos integrantes do grupo, o coronel diz que, por enquanto, isso não aconteceu. “Como todo canal de comunicação com a polícia, o risco de circulação de informações falsas ou distorcidas não está totalmente afastado, mas o uso tem sido feito com muita responsabilidade. Ajuda também o fato de todos os participantes serem identificados”, avalia o oficial.
    Para o coronel Ronaldo Tavares, a iniciativa tem sido bem recebida porque a ferramenta ajuda a dar uma resposta mais rápida ao cidadão. “Tem sido uma alternativa importante para aproximar a população e compartilhar informações que ajudam não apenas na ação repressiva, mas, sobretudo, na prevenção. Essa conexão direta repercute na sensação de segurança e estreita a relação e a confiabilidade do cidadão no trabalho da polícia. O desafio é aumentarmos cada vez mais o número dos grupos sem perder essa capacidade de resposta”, diz o coronel.
    Por enquanto, oito bairros estão no raio de ação do WhatsApp do 11º Batalhão, responsável pelo policiamento em parte da Zona Norte: Casa Forte, Casa Amarela, Apipucos, Tamarineira, Jaqueira, Santana, Poço da Panela e Parnamirim, todos locais nobres da cidade. A próxima expansão será em direção ao bairro da Macaxeira, também na mesma região. “Lá, vamos cadastrar inicialmente um grupo de comerciantes. Em cada grupo podem participar até 100 pessoas”, explica o capitão Rodrigo Grisi, oficial responsável pela administração dos grupos de WhatsApp monitorados pelo batalhão. Outro passo é a criação de um grupo com síndicos de prédios residenciais de Casa Forte. A ideia é mapear as ruas onde há maiores índices de violência, como assaltos e furtos, e cadastrar os representantes dos condomínios dessas áreas.

    FONTE JC ON LINE.

    São João de Caruaru

    Elba Ramalho, Magníficos e Nando Cordel abrem São João de Caruaru neste sábado


    Pátio de Eventos Luiz Gonzaga recebe shows gratuitos no Centro de Caruaru / Foto: Rafael Lima/Acervo JC Imagem

    Dona do título de Princesa do Agreste, a cidade de Caruaru (PE), a 130 km do Recife, inicia os festejos de São João na noite deste sábado (30) no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. As atrações que subirão ao palco para abrir a festa são a banda de pífano caruaruense Zé do Estado, o cantor Nando Cordel, a cantora Elba Ramalho e a banda Magníficos. Os homenageados da festa são o ceramista Manuel Eudócio, o músico Heleno dos 8 Baixos e o governador Eduardo Campos, falecido ano passado. O acesso aos shows é gratuito.

    Na abertura, haverá o corte da fita da cidade cenográfica, que este ano faz homenagem à arte figurativa do barro. A presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Lúcia Lima, calcula que os shows começam por volta das 21h. "Por volta da meia-noite, Elba volta para o show de abertura de São João, com o ensejo dos 35 anos de carreira dela. Creio que [a apresentação] vai marcar tanto a história do São João de Caruaru como a carreira dela", prevê.

    Este ano, a cidade terá seis polos, que funcionarão em todos os fins de semana, até o dia 29 de junho: o principal, Pátio de Eventos Luiz Gonzaga; Forró do Candeeiro, Vitalino (pé de serra); Azulão (antigo Alternativo); das Quadrilhas e o Alto do Moura. O Polo do Repente deixa de existir de forma física, e as apresentações dos repentistas serão distribuídas nos polos Vitalino e Alto do Moura. A Prefeitura Municipal de Caruaru estima que cerca de 1,8 a 2 milhões de pessoas passem pela cidade no mês de junho.

    As novidades no São João de 2015 são a realização de um passeio ciclístico e uma corrida junina, que estão previstas para acontecer nos dia 10 e 17 de junho, respectivamente. Segundo Lúcia, Caruaru segue a concepção das pessoas de incluir a prática de exercícios na rotina, com a instalação, no fim do ano passado, de uma ciclofaixa móvel na cidade nos domingos e feriados. 

    "Vimos que as pessoas aceitaram esse projeto e não queremos tirar isto deles no período de São João. É uma forma de trazer para o Pátio esse público que curte a vida saudável e que vai estar lá em outros dias nas festas, e pode usar o espaço [público] para o esporte e para o lazer", afirma. O roteiro dos eventos está sendo elaborado por equipes responsáveis e deve ser divulgado em breve.

    Veja a programação dos polos de forró:

    Polo Azulão (antigo Alternativo)

    22h – Mazamorra
    0h – Seu Luiz e os Comparsas
    2h – Bandavoou

    Forró do Candeeiro

    20h30 – Trio Forró Pesado
    22h30 – Trio Fole de Ouro
    0h30 - Trio Café Com Leite
    Apresentações volantes
    21h – Banda de Pífano Alvorada
    21h – Batalhão 139 (bacamarteiros)

    Polo Mestre Vitalino 

    20h – Barra Mansa e Caetano da Ingazeira
    21h – Chico Pedrosa e Espingarda do Cordel
    22h – Raulino Silva e Severino Feitosa
    23h – Trio Chamegado
    1h – Banda Coco e Cantos

    Polo das Quadrilhas

    21h – Quadrilha Arrastapé
    22h – Quadrilha Luz do Candeeiro

    Pátio de Eventos Luiz Gonzaga (principal):

    30 de maio - Banda de Pífano Zé do Estado, Nando Cordel, Elba Ramalho, Magníficos
    31 de maio - Virados do Forró, Sirano e Sirino, Arreio de Ouro
    4 de junho - Programação Religiosa
    5 de junho - Didi Caruaru, Assisão, Flávio José, Cavaleiros do Forró
    6 de junho - Saia Rodada, Valdir Santos, Targino Gondim, Forró Pegado
    7 de junho - Banda do Batista, Adelmário Coelho, Anjo Azul
    10 de junho - Passeio Ciclístico
    12 de junho - Pinga Fogo, Azulão e Azulinho, Dorgival Dantas, Limão com Mel
    13 de junho - Gabriel Diniz, Santanna, Flor de Mandacaru, Brucelose
    14 de junho - Caru Forró, Amazan, Mala 100 Alça
    17 de junho - Corrida do Forró
    19 de junho - Fabiana Pimentinha, Lucas Costa, Waldonys, Gatinha Manhosa
    20 de junho - Bichinha Arrumada, Benil, Petrúcio Amorim, Wesley Safadão e Banda Garota Safada
    21 de junho - Renilda Cardoso, Forró da Curtição, Brasas do Forró
    22 de junho - Elifas Jr., Maciel Melo, Banda Calypso
    23 de junho - Berinho Lima, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Forró de Pegação
    24 de junho - Heleno dos Oito Baixos, Margareth Menezes, Marcos Lessa, Cristiano Araújo
    25de junho - Programação Religiosa
    26 de junho - Forró Vumbora, Luan Estilizado, Solteirões do Forró, Novinho da Paraíba
    27 de junho - Forró dos Plays, Capim com Mel, Zezé di Camargo e Luciano, Forró da Mídia
    28 de junho - Aviões do Forró, Flávio Leandro, Ferro na Boneca, Forró do Muído
    29 de junho - Israel Filho, Simone e Simaria, Mastruz com Leite 

    Fonte NE 10.

    TIM 9º DIGITO

    ENTRE NO SEU PLAY STORE E DIGITE TIM 9º DÍGITO, BAIXE E SIGA OS PASSOS SIMPLES E FÁCIL PARA INSERIR O NONO DÍGITO NA SUA AGENDA TELEFÔNICA.


    9º Dígito TIM - screenshot thumbnail   9º Dígito TIM - screenshot thumbnail   9º Dígito TIM - screenshot thumbnail

    9º Dígito TIM - screenshot thumbnail   9º Dígito TIM - screenshot thumbnail   9º Dígito TIM - screenshot thumbnail

    Nono dígito no celular começa a valer domingo para PE, AL, PB, RN, CE e PI

    As ligações para celulares de Pernambuco (DDDs 81 e 87), Alagoas (82), Paraíba (83), Rio Grande do Norte (84), Ceará (85 e 88) e Piauí (86 e 89) terão que incluir o nono dígito a partir deste domingo (31). A medida, que já vale para outros estados, consiste em digitar 9 antes dos outros oito números do telefone.
    Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto.
    Já as ligações para telefones fixos nesses estados não mudam.
    De acordo com a Anatel, haverá um período de transição, que vai até 9 de junho, em que as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas digitando-se oito ou nove números. Entre 10 de junho e 9 de julho, quem discar apenas os oito dígitos passará a ouvir uma mensagem sobre a mudança. A partir de 10 de julho, apenas as chamadas com nono dígito serão completadas.
    No caso das mensagens de texto, o convívio duplo também acontece até 9 de julho. Depois dessa data, a ausência do nono dígito vai impedir que a pessoa receba a mensagem.
    O plano da Anatel prevê que até 2016 todos os celulares do país terão o nono dígito. Essa medida foi adotada devido à escassez da oferta de novos números em grandes centros, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas será estendida ao restante do Brasil para padronizar os números e evitar confusão.
    O cronograma prevê a implantação do nono dígito em Minas Gerais, Bahia e Sergipe a partir de 11 de outubro. Na última fase de implantação, no ano que vem, serão atingidos os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
    Em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão, o nono dígito já está em vigor.
    fonte G1 PE.

    segunda-feira, 25 de maio de 2015

    Inscrições para o Enem começam nesta segunda








     Provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o País / Foto: Bernardo Soares/Acervo JCImagem
     
    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o País. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

    O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano, podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.
    Em Pernambuco, a avaliação é obrigatória para quem deseja estudar em uma das quatro universidades públicas – UFPE, UFRPE, UPE e Univasf.

    Neste ano, para fazer a inscrição o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

    Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que tem uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

    É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atencimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

    Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

    Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.
    A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios; ficará disponível na página do Enem na internet.

    Retirada do Passe Livre Estadual começa a ser agendada







     Durante o período letivo, o passe será carregado com 44 créditos por mês / Foto: Divulgação / Grande Recife Consórcio de Transporte

    O estudantes da rede estadual de ensino da Região Metropolitana do Recife interessados em tirar o Passe Livre podem agendar o serviço a partir dessa segunda-feira (25). Ao todo, 260 mil alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), têm direito ao benefício. O agendamento é realizado no site www.atendimentovem.com.br ou através do número 3125-7575, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

    A retirada do cartão começará no dia 8 de junho, no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, nº259, no bairro da Boa Vista. No dia do atendimento, os estudantes devem levar documentos originais com foto, CPF e comprovante de residência. Os cartões são impressos na hora.
    Durante o período letivo, o passe será carregado com 44 créditos por mês, válidos de segunda a sexta. Além disso, o estudante permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos, totalizando 70 passagens por mês.
    Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife Consórcio de Transporte, através do número 0800 081 0158.
    RECIFE - Os estudantes do 6° ao 9° ano da escolas municipais da capital pernambucana têm direito ao Passe Livre desde o ano passado. No início de cada mês, os alunos recebem o crédito correspondente a 70 viagens mensais no valor de meia passagem da tarifa do Anel A (R$ 1,07).

    Fonte: NE 10.