quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Secretaria de Saúde vai expandir fiscalização da Lei Seca para o interior


A Secretaria Estadual de saúde lança hoje um projeto de expansão da Operação Lei Seca para o interior do estado. O plano prevê a realização de bloqueios permanentes diários por três novas equipes, que percorrerão simultaneamente os municípios das regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata em horários variados, todos os dias da semana.

As fiscalizações serão feitas com a ajuda de uma frota de três vans informatizadas, três guinchos, quatro motos e quatro viaturas, operados por 77 profissionais contratados para compor os grupos, sendo 32 militares, 24 agentes do Detran e 21 técnicos. Para manter essa estrutura a SES investirá, mensalmente, cerca de R$ 570 mil.

O lançamento do projeto ocorre nesta quarta-feira (31/10), às 9h, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Caruaru, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira e do coordenador-executivo da Operação Lei Seca, tenente-coronel André Cavalcanti.

De acordo com Figueira, o plano de interiorização da Lei Seca começou este ano acompanhando o calendário turístico do estado nos principais eventos e festas que concentram grande número de condutores. “Nas duas primeiras e grandes incursões que fizemos, sendo a primeira no Sertão do Araripe, nos festejos de São Sebastião, e a segunda no agreste pernambucano, durante a Semana Santa, já mensuramos concretamente os benefícios da Operação”, avalia o secretário.

Os três pontos de bloqueio itinerantes, com o mesmo formato já realizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), percorrerão todas as cidades do Agreste, Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco e Zona da Mata, priorizando os municípios que apresentam as taxas mais elevadas de mortalidade.

Só em 2011, o número de óbitos por acidente de transporte terrestre nessas regiões, excetuando-se a Região Metropolitana do Recife, somou 1.422 vítimas fatais. Desses, 619 óbitos foram apenas em decorrência dos acidentes com motos. No ranking das cidades com os maiores números de óbitos absolutos, em 2011, estão Petrolina, Caruaru e Araripina, com 108 (taxa de mortalidade de 36%), 75 (taxa de mortalidade de 23,5%) e 40 mortes (taxa de mortalidade de 51,4%), respectivamente. Os municípios também lideram o maior número absoluto de óbitos por acidentes de moto.
DP PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário