terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pernambuco torce pelo Internacional contra a Portuguesa

Campeonato Brasileiro

Pernambuco torce pelo Internacional contra a Portuguesa

Vitória colorado sobre a Lusa no próximo domingo ajudará Náutico e Sport contra o rebaixamento

 / Ilustração/Humberto 


Muitos torcedores de Sport e Náutico já começam a comentar o Clássico dos Clássicos marcado para o dia 2 de dezembro, no encerramento do Campeonato Brasileiro. A ansiedade pelo duelo é normal, mas é impossível pular uma etapa: a penúltima rodada, no próximo domingo (25). Tudo por conta de um confronto-chave: Internacional x Portuguesa, no Beira-Rio. O resultado deste jogo pode delinear o que rubro-negros e alvirrubros vão precisar fazer na última rodada.

Os pernambucanos torcem com todo fervor pelo Colorado. Se a Lusa (16º, com 41 pontos) não ganhar, o Timbu (45) se livra do rebaixamento, independentemente de seus resultados contra Bahia e Sport. Vale lembrar que o alvirrubro precisa de mais um ponto para não depender de ninguém.

Infográfico

A luta contra a queda
Já uma derrota da Portuguesa, aliada a uma vitória leonina ante o Fluminense, faria o rubro-negro chegar aos 43 pontos e um empate no clássico seria suficiente para a permanência na elite. Isso porque o Sport alcançaria 44 pontos e 11 vitórias. A Lusa, mesmo que vença a Ponte, na última rodada, terminaria com 44 pontos e 10 vitórias.
O problema é que o Inter vive uma fase terrível e já perdeu para Figueirense e Atlético-GO, dois times já rebaixados, ao lado do Palmeiras. Além disso, vem de três derrotas seguidas.

Um triunfo da Portuguesa poderá até rebaixar o Sport, caso o Leão seja derrotado pelo Fluminense. Já se Lusa e Sport vencerem e o Náutico perder para o Bahia, em Pituaçu, a última rodada teria tons dramáticos, com o Clássico dos Clássicos sendo determinante para a permanência e para o rebaixamento de um dos rivais – sobretudo em caso de vitória de Portuguesa contra Ponte Preta.

REAÇÃO


Tido como virtual rebaixado há algumas rodadas – chegou a ter 96% de probabilidade de queda –, o Sport vai lutando contra os números. Nas últimas seis rodadas, o Leão tem o melhor aproveitamento (72,2%) do campeonato. Foram 13 pontos conquistados, contra apenas quatro da Portuguesa, que detém o pior rendimento neste período. Com cinco pontos obtidos, o Náutico tem o segundo pior desempenho, 27,7%.

Após a 30ª rodada, o Timbu tinha 13 pontos a mais do que o Leão e a Portuguesa dez. Hoje, a desvantagem do rubro-negro para o Náutico é de cinco pontos e de apenas um para a Lusa, que não vence há oito rodadas – o último triunfo foi contra o Sport, 5x1.

A queda de produção da Portuguesa e o crescimento do Leão, vem aumentado a probabilidade de os rubro-negros permanecerem na Primeira Divisão. A projeção mais otimista aponta 53% de risco de descenso para o Sport e 40% para a Lusa (cálculo feito pelo matemático Oswald de Souza). Por sua vez, no site Chance de Gol, o Leão tem 61,5% contra 33,8% da Portuguesa. Os números do Infobola são parecidos: 62% para os leoninos e 31% para os lusos.
FONTE NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário