quarta-feira, 21 de novembro de 2012

UFRPE aprova 50% de reserva de vagas para cotistas na seleção 2013


UFRPE aprova 50% de reserva de vagas para cotistas na seleção 2013

Cronograma do vestibular só será divulgado após resultado do Enem.
Seleção de alunos é realizada através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O vestibular 2013 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já vai contar com 50% das vagas de graduação reservadas para alunos oriundos da rede pública de ensino. A decisão foi tomada em reunião dos Conselhos Superiores da universidade na terça (20). A seleção para a UFRPE acontece através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
As vagas reservadas ainda são subdividas de acordo com a renda per capita da família, sendo 25% para quem recebe menos de um salário mínimo e meio e os outros 25% para quem recebe mais que um salário mínimo e meio. Em cima de cada um desses 25%, incide a cota racial para negros, pardos e índios, que será definida por meio do Sisu, a partir do cruzamento de dados fornecidos pelos inscritos e parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, explica que o impacto será pouco sobre a universidade, que já conta com 50,34% dos alunos oriundos da rede pública. “Nós temos esses alunos de forma desornada. Agora, vamos poder uniformizar esses percentuais. Na realidade, o impacto não vai ser quase nenhum na Rural. Os alunos que vem da escola pública já são aqueles que têm a renda média de até um salário mínimo e meio”, afirma.
A adoção do sistema segue a orientação da Lei de Cotas, que prevê a efetivação da política até o ano de 2016. A reitora conta ainda que, atualmente, esses alunos já possuem apoio da universidade. “Vamos manter as ações de permanência e estamos fazendo todo o planejamento para 2013”, diz a reitora, que defende ainda maiores investimentos na qualidade do ensino básico no País. “Nós precisamos ter um ensino de qualidade para que todos tenham acesso. Os ensinos médio e fundamental são essenciais, precisam de qualidade”, ressalta.
O cronograma de seleção da UFRPE será divulgado apenas após a publicação das notas do Enem 2012. No último vestibular, foram oferecidas 3.340 vagas para 44 cursos nos campi do Recife, de Garanhuns (Agreste) e de Serra Talhada (Sertão do Estado).
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário