sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

NA UFPE, MEDICINA É O CURSO MAIS CONCORRIDO COM 35,3 CANDIDATOS/VAGA

Na UFPE, medicina é o curso mais concorrido com 35,3 candidatos/vaga

Concorrência no vestibular 2012 foi de 34,9 candidatos por vaga.
Segundo lugar ficou com curso de Engenharia Civil, em Caruaru.

O curso de medicina é o mais concorrido pelo quarto ano consecutivo no vestibular tradional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 35,3 candidatos por vaga. A concorrência, divulgada nesta sexta-feira (28), é maior que os 34,9 registrados na seleção de 2012.

O segundo curso mais concorrido é o de engenharia civil no pólo Caruaru, que ficou na sétima colocação no ano anterior e agora está em segundo lugar, passando de 13,8 para 19,3 candidatos por vaga. O presidente da Comissão de Vestibular (Covest), professor Armando Cavalcanti, atribui o crescimento ao momento vivido pela economia do estado e à consolidação da política de interiorização da UFPE. "Admito que me surpreendeu, esperava que a concorrência crescesse, mas não tanto assim. Acredito que possa crescer ainda mais nos próximos anos, para atender a grande demanda do mercado", afirma Cavalcanti.

O terceiro curso mais procurado foi o de direito, no Recife, com 16,8, índice menor do que o do Vestibular 2012, em que o curso foi o segundo, com 20,2 candidatos por vaga. O quarto mais concorrido foi fisioterapia, com índice de 15,1 por vaga, seguido por publicidade e propaganda, com 14,3, e jornalismo 13,6. Em Vitória de Santo Antão, o curso mais concorrido é Nutrição, com 6,5 candidatos/vaga.
O Vestibular 2013 da UFPE oferece 96 cursos, sendo 81 no Campus Recife, nove no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e seis no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), totalizando 6.501 vagas que vão ser disputadas por 42.093 feras. Das vagas ofertadas, 5.418 são para livre concorrência e 1.083 (16,65%) para o sistema de cotas – destinado a negros, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Os estudantes cotistas só vão disputar as vagas do sistema de cotas caso não obtenham nota suficiente para ficar no grupo de livre concorrência.
 Cotistas
A UFPE adotou parcialmente a Lei de Cotas, sancionada pelo Governo Federal. Nesta seleção, 24.058 dos concorrentes se increveram para o grupo da livre concorrência e 18.035 concorrem como cotistas. A maioria dos candidatos continua sendo de Pernambuco, com 39.614 inscritos. No Nordeste, a Bahia é o estado que apresenta maior número de inscritos, com 415, seguido pela Paraíba (410) e Alagoas (362). São Paulo é o estado fora do Nordeste que tem o maior número de candidatos, totalizando 345.

As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2013. Cavalcanti reforça que os feras não devem portar aparelho celular no dia das provas. "É terminantemente proíbido, não pode entrar nem mesmo com o celular sem a bateria. Se o fera for flagrado, vai ser desclassificado", avisa o professor. Como utiliza o Enem como primeira fase, a segunda fase da UFPE conta com uma prova obrigatória de português 1, com duas questões discursivas, e a redação, feita pelo Enem, para todos os cursos, sendo feita no primeiro dia. Serão aplicados também no dia 13 de janeiro os exames de português 2, literatura, teoria musical, biologia e matemática, enquanto no dia 14 de janeiro os feras respondem questões de história, geografia, química, física, língua estrangeira e geometria. As provas são diferenciadas em função do curso e grupo de preferência do candidato.

A 1ª etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Além disso, a UFPE vai oferecer outras 55 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades são para Oceanografia (Recife) – 25 vagas e Estatística (Recife) – 30 vagas. Este último curso integra o sistema nacional pela primeira vez. As inscrições no Sisu serão realizadas no período de 7 a 11 de janeiro de 2013.
FONTE G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário