INTERAÇÃO
Nordeste responde por 20% dos usuários das redes sociais no Brasil
Facebook é considerado canal preferencial - mas ainda há uso do Orkut
Hoje em dia, quem não tem um perfil em qualquer rede social que
seja é uma exceção. Cerca de 90,8% dos brasileiros já estão presentes
nestas páginas, segundo pesquisa realizada, recentemente, pela ComScore.
Os nordestinos não poderiam estar mais integrados. Somos da 2ª região
que mais utiliza as redes sociais, perdendo, apenas, para o Sudeste e
ficando na frente do Sul, Centro-Oeste e Norte.
Apesar da alta presença nas redes sociais, representando cerca de 20% do
universo de pessoas em todo o Brasil, somos reservados quando o assunto
é interação. “Podemos afirmar que 74% dos perfis nordestinos são
passivos. Eles são feitos para verem mais do que para serem vistos”,
disse o Diretor de Planejamento da Hello Research, agência responsável
pela pesquisa, Guilherme Cavalcante.
Arte: Liz França

Em contrapartida, os usuários do Nordeste são os que mais utilizam as
ferramentas de chat. Aproximadamente 78% dos usuários ainda utilizam o
MSN. “Essa incidência muita maior que nas outras regiões. O gosto pelo
chat e o uso frequente indica que o nordestino usa as redes sociais,
sobretudo, para se comunicar com amigos e familiares”, explica Guilherme
Cavalcanti.
Essa teoria é comprovada pelo número que diz que 71% das pessoas acessam
o Facebook com o objetivo acompanhar o que acontece no dia-a-dia dos
amigos e familiares. Outras 44% buscam na rede social, apenas, uma forma
de comunicação mais rápida com estas pessoas. O compartilhamento de
fotos e vídeos ocupa a terceira colocação entre as preferências, com 34%
dos votos.
Essa postura, no entanto, não é muito percebida pelo o designer, Diego
Santos, de 23 anos. "Tem muito stalker nas redes, mas acho que ainda há
muita gente postando e alimentando as páginas. Verdade que existe os
mais tímidos, mas quase sempre que chamados, respondem. Todos que
postam, independente da rede social, esperam chegar a alguém", afirmou o
designer, que utiliza as redes para se informar, conhecer lugares e
coisas novas e novidades em relação a profissão.
Apesar de postar muito, Diego confessa que prefe ficar ausente de
algumas discussões. "Na maioria das vezes é complicado transparecer
opinião sobre um determinado assunto. Prefiro curtir para sinalizar que
concordo, só quando estou mais inteirado do assunto. Quando é pra ajudar
é que compartilho", disse Diego, que faz uso frequente do Facebook e do
Twitter, do Pinterest, do decora.me, do Foursquare e do Instagram.
Para o nordestino, e boa parte dos brasileiros, o Facebook é considerado
o canal preferencial. Mas boa parte da população ainda utiliza o Orkut,
principalmente pessoas das classes mais baixas. Boa parte desse grupo,
em sua maioria mulheres que representam cerca de 31% do público, acessa a
rede social, pelo menos, uma vez por dia, enquanto outros 20% acessam
até duas vezes por semana.
Normalmente, esses usuários, 64% deles, costumam a publicar conteúdos
que remetem a citação de coisas pessoais. Eles postam fotos de família e
amigos, fazem check-in e comentam sobre situações da vida deles. Essas
publicações têm o respaldo de 48% dos usuários. Frases de autoajuda e
piadas de humor, assim como vídeos virais são lembrados por 32% das
pessoas.
O comportamento aparentemente passivo, no entanto, pode enganar. “O
nordestino pode publicar, compartilhar e curtir menos, porém ele faz
parte de um grupo que consome bastante conteúdo”, constatou o Diretor de
Planejamento da Hello Research. “Trabalho e negócios é o conteúdo mais
consumido, seguido por aqueles relacionados a humor”, acrescenta.
De acordo com Cavalcante, o crescimento do número de usuários nas redes
sociais e, consequentemente, o resultado dessa pesquisa, está ligado ao
uso de gadgets. “Não foi uma surpresa, para nós, a posição em que ficou a
região Nordeste. Com o crescimento sócio-econômico da região, isso só
vai ajudar o crescimento do consumo de redes na região”, concluiu o
diretor.
FONTE FOLHAPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário