quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Polícia Federal prende casal acusado de tráfico de pessoas em Salvador

Polícia Federal prende casal acusado de tráfico de pessoas em Salvador


5c1c6ef34b5271a9356a743e064300ec.jpg
Jovens eram enganadas com a promessa de serem levadas para apresentar danças típicas
Foto: Divulgação

Mellyna ReisDo NE10/Bahia
A Polícia Federal divulgou na tarde desta quarta-feira (30) o resultado da "Operação Planeta", deflagrada em Salvador e na Espanha, para combater o tráfico de pessoas. Um casal de brasileiros foi preso nesta manhã por suspeita de envolvimento no esquema.

As equipes localizaram a dupla a partir de uma denúncia anômima feita pela mãe de uma das vítimas. A PF constatou que as jovens eram aliciadas no bairro de Cajazeiras, na periferia da capital baiana, com a promessa de irem para Salamanca trabalhar como dançarinas em uma casa de shows.

"Eram mulheres de baixa renda, com pouca escolaridade e pouca perspectiva de uma vida melhor no Brasil", explicou o delegado federal Fernando Berbert. As garotas receberam uma proposta de ganhar cem euros por cada apresentação de dança típica do Brasil, mas eram forçadas a se prostituírem.

Segundo o delegado, também houve casos de mulheres que tinham conhecimento de que os fins eram sexuais, no entanto, o valor pago pelos traficantes era bem menor do que o prometido. "Eles [traficantes] sabiam onde elas moravam, conheciam as famílias delas e se elas fugissem, haveria retaliações", afirmou Berbert.

As investigações também apontaram que as vítimas eram expostas a péssimas condições de trabalho e informadas que a dívida, adquirida com as despesas antes da viagem, seria cinco vezes maior do que o valor real. A operação ocorre simultaneamente na Espanha, para onde foram expedidos mandados de prisão, busca e apreensão, além do fechamento de duas casas de prostituição.

A operação ocorre simultaneamente na Espanha, onde foram expedidos mandados de prisão, busca e apreensão em duas casas de prostituição, que serão fechadas pela polícia. A Polícia Federal confirmou que os acusados serão indiciados por tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual e formação de quadrilha.
FONTE NE 10, 31/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário