quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Câmara do Recife é apedrejada por manifestantes em confronto com PM

Câmara do Recife é apedrejada por manifestantes em confronto com PM

Coquetéis molotov também foram arremessados na direção do prédio.
Batalhão de Choque foi acionado e se posicionou em ruas do Centro.


Protesto na Câmara Municipal do Recife (Foto: Luna Markman / G1)Grupo ateou fogo em lixo e pichou muro da Câmara; PM usou bombas de efeito moral e Batalhão de Choque foi acionado (Foto: Luna Markman / G1)
Um grupo de manifestantes arremessou pedras e coquetéis molotov contra a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (21). Os policiais militares que estavam no local revidaram, atirando balas de borracha e usando bombas de efeito moral para tentar dispersar o protesto. Vidros das janelas da Casa foram quebrados e há muitas pedras no chão. Um bicicletário, instalado nas proximidades do prédio, também foi danificado durante o ato. O Batalhão de Choque da PM foi acionado e se posicionou no entorno da Câmara.
Mais cedo, os mascarados participaram de uma caminhada realizada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, também no Centro da cidade. O grupo ergueu uma barricada na Rua do Hospício, ateando fogo em coletores de lixo reciclável, pneus e pedaços de papelão. Quando os bombeiros se aproximaram para tentar apagar as chamas, foram obrigados a recuar, porque os manifestantes jogaram objetos contra eles.
Antes do ataque à Câmara, uma caminhonete da Polícia Militar que passava pela Rua Princesa Isabel foi parada pelos manifestantes. O grupo chegou a balançar o veículo, até que um estalo foi ouvido e as pessoas se afastaram. O carro seguiu em velocidade. Diversas escolas públicas funcionam no entorno da Câmara Municipal do Recife e muitos estudantes que estão saindo da aula tentam chegar às paradas de ônibus para ir para casa.
Policiais atiram balas de borracha para controlar protesto no Recife (Foto: Flávio Japa/JCM/FotoArena)À tarde, policiais atiram balas de borracha contra os manifestantes na Rua da Aurora (Foto: Flávio Japa/JCM/FotoArena)
Outro confronto, mais cedo
No protesto realizado no começo da tarde, um grupo de mascarados e a Polícia Militar entraram em confronto. Sete expositores do Cinema São Luiz -- locais onde os pôsteres dos filmes em cartaz são expostos -- foram depredados. O prédio tem 70 anos e é um patrimônio da capital pernambucana.
O grupo saiu em caminhada do Parque Treze de Maio, onde acontecia a concentração da manifestação marcada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. A passeata chegou às proximidades do Cinema São Luiz, no cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Conde da Boa Vista.
De acordo com informações de testemunhas, os manifestantes estavam parando a cada cruzamento, fechando o fluxo de carros para agitar bandeiras e gritar palavras de ordem. Quando a caminhada chegou ao cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Conde da Boa Vista, um grupo subiu em cima de um ônibus, onde também agitou bandeiras. A PM usou bombas de efeito moral para dispersar o protesto. Mascarados foram vistos atirando pedras contra os policiais, com as mãos e também usando estilingues.
"Eles [os PMS] já chegaram com arma em punho, lançando gás lacrimogêneo e balas de borracha, sem diálogo nenhum. Dentro do movimento, há vários grupos independentes e, garanto, as chamadas depredações só ocorreram porque a policia agiu com violência", comentou Renato Barros, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público.
Manifestantes entram em confronto com a polícia no Centro do Recife. (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/estadão Conteúdo)Grupo entrou em confronto com a polícia na esquina do Cinema São Luiz (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/estadão Conteúdo)
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário