sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Usina solar deve produzir parte da energia utilizada pela Arena PE

Usina solar deve produzir parte da energia utilizada pela Arena PE

Mais de 3.800 painéis solares vão captar luz solar e transformar em energia.
Unidade produtora começa a funcionar na segunda semana de setembro.


Uma usina solar com capacidade para abastecer 20% da necessidade da Arena Pernambuco deve começar a funcionar no próximo mês, em uma área de 14.500 metros quadrados ao lado do estádio, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A partir da luz do sol, a usina poderá produzir 1.500 megawatts-hora por ano, energia elétrica suficiente para o consumo de 6 mil pessoas, conforme reportagem do NETV 2ª Edição desta quinta-feira (15).
O projeto custou cerca de R$ 10 milhões e vai começar a funcionar na segunda quinzena de setembro. Parte da usina ainda precisa ser finalizada. Ao todo, são 3.822 painéis solares, chamados de módulos, compostos por células que captam a luz emitida pelo sol e a transformam diretamente em energia elétrica. Equipamentos chamados inversores convertem a corrente e ajustam a energia gerada ao sistema de distribuição da Celpe.
A Arena pode não usar toda a energia fabricada pelo projeto mas, como não há armazenamento, o que "sobrar" deverá ser abatido da conta de energia do estádio. "Toda a energia que não for consumida pela Arena será injetada no sistema de distribuição da Celpe. Isso é contabilizado para que possa ser abatido da conta no fim do mês", afirmou o gestor de Eficiência Energética da Celpe, Daniel Sarmento.
Ainda de acordo com Sarmento, esta é a primeira usina deste tipo no estado. "A tecnologia fotovoltaica tem um baixíssimo impacto ambiental e pode ser instalada em tamanhos menores, em áreas urbanas. Com isso, evitam-se as linhas de transmissão, que geram perdas e custos", disse o gestor.
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário