quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Carcaça de baleia aparece na areia de praia de Ponta de Pedras, PE


26/09/2013 12h39 - Atualizado em 26/09/2013 12h39

Carcaça de baleia aparece na areia de praia de Ponta de Pedras, PE

Restos mortais de animal encalharam no local, na cidade de Goiana.
Moradores da região querem enterrar a carcaça na areia.


Restos do animal marinho encalharam em praia de Goiana, PE (Foto: Else Rabelo / Acervo Pessoal)Restos do animal marinho encalharam em praia de Goiana, PE (Foto: Else Rabelo / Acervo Pessoal)
A carcaça de um animal marinho apareceu na areia da Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (26). De acordo com moradores da região, os restos mortais estavam boiando próximo à costa desde a noite anterior.
"O interesse da gente é que algum órgão ambiental queira levar para estudar. Ligamos para o 190 mas não tivemos nenhuma resposta", afirmou a aposentada Else Rabelo, que mora perto da praia. De acordo com ela, os moradores estão querendo enterrar a carcaça na areia quando a maré secar.
O veterinário Augusto Boaviagem, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ICMBio-CMA), disse ao G1, que pelas imagens, é possível identificar que a carcaça encalhada é de uma baleia. "Nesse caso é uma baleia misticeto, que é do tipo das que não possuem dentes. Agora não tem como saber a espécie, teria que fazer um estudo mais detalhado, com a medição do crânio ou até análise genética", afirmou o especialista. Segundo ele, o centro tem interesse em realizar o enterro dos restos mortais para depois realizar estudos.
"Pelo tamanho do animal, deve-se enterrar numa área segura para que a força da água do mar não desintegre o animal. Depois se volta ao local para remover as ossadas, que servem para estudo", finalizou o veterinário.
FONTE: G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário