Lazer
Mirabilandia de mudança: parque vive seu último verão no Centro de Convenções
Após 11 anos, complexo procura nova casa em Pernambuco
Foto: Fábio Jardelino/NE10
O Mirabilandia começou a fazer as
malas. Este é o último verão do parque de diversões naquela casa; a
temporada derradeira dentro do Centro de Convenções, em Olinda, antes da
mudança de CEP. Em dezembro, o espaço será devolvido ao Governo do
Estado. Com o fim do contrato de 11 anos com a Empetur (Empresa
Pernambucana de Turismo), o complexo de lazer procura novo endereço.
Ficar em Pernambuco é prioridade, mas encontrar local com área
suficiente para receber o parque - é o terceiro maior do Brasil, com 5,7
hectares - se mostra a principal dificuldade.
Edgar Cardoso Filho, auxiliar administrativo e o mais antigo
funcionário do Mirabilandia, trabalha lá desde a inauguração. A surpresa
quando recebeu a notícia do fechamento do parque é relatada por ele. "É
triste. Esse local faz parte de nossas vidas. Trabalho aqui há 11 anos e
ainda hoje, quando tenho um dia de folga, trago a família para brincar.
A vontade que tenho é de curtir ao máximo para que fique tudo de
recordação."
Visitante do parque, a fisioterapeuta Rafaela Belfort, 21 anos,
lamenta a informação que já está sendo anunciada em comercial de TV. "É
uma pena. Precisamos de mais lazer no Estado", enfatizou. Bárbara Santos
levou oito crianças, entre filhas e sobrinhos, para curtir o dia nos
brinquedos. "Todo ano venho com as meninas nas férias da escola, em
janeiro e julho. Com a notícia de que o Mirabilandia vai fechar, só
neste mês já viemos três vezes. Temos que aproveitar", disse. No mês de
janeiro, cerca de 2 mil pessoas frequentam o estabelecimento por dia.
De acordo com Fernando Veras,
coordenador de Marketing do parque, além da importância afetiva para os
pernambucanos, o local é um atrativo turístico de Pernambuco. Dos 400
mil visitantes recebidos em 2012, 20% vieram de fora - a maioria do
Nordeste do País. "Existe um turismo específico de parque de diversões;
pessoas que viajam em busca dos melhores brinquedos, que querem conhecer
diferentes parques. Recebemos aqui gente da Europa, Japão", conta.
Frequentador do parque alçado a funcionário, ele começou a trabalhar
no Mirabilandia em 2006, atuando como monstro na Mansão do Terror. Duas
temporadas depois, foi promovido para o administrativo. "Eu era fã do
parque. Desde o lançamento, fazia visitas constantes. Faz parte da minha
história. Agora vai ficar um vazio", lamenta.
Entre os operadores dos quase 40 brinquedos espalhados pelo complexo,
um chama a atenção do público. Rodrigo Carlos, 28 anos, não se contenta
em apenas estar à frente do Salta Montes. Ele anima os visitantes,
canta, faz piadas enquanto os outros se divertem. Formado em teologia e
concluindo a graduação em turismo, conta trabalhar no complexo por amor
ao serviço. "Não estou aqui por necessidade, estou por prazer", frisa.
"Não sei como vai ser quando o parque fechar. Gosto do que faço. Vou
sentir falta." O Mirabilandia ainda não sabe se vai manter empregados
seus 186 funcionários.
| CURIOSIDADES |
| » O aluguel mensal da área custa ao Mirabilandia R$ 16.600. |
| » O parque pertence ao sergipano Grupo Peixoto. |
| » Dos 40 brinquedos, o mais procurado é a montanha-russa. |
| » A atração mais antiga é o MatterHorn, que simula um trenó desgovernado. |
| » O Mirabilandia é o único parque temático do Norte/Nordeste. |
| » O parque integra o catálogo internacional da Embratur das principais atrações turísticas do Brasil para o público estrangeiro. |
NOVO PARQUE -
No ano de 2014, não haverá parque de diversões em Pernambuco. Ainda com
novo local indefinido, especula-se, no mínimo, para 2015 a reabertura
do Mirabilandia. O hiato, porém, trará recompensas para o público, como a
instalação da Sky Mountain, a maior montanha-russa da América do Sul.
Curiosamente, o brinquedo já está no parque há dois anos, desmontado.
"Devido ao impasse da mudança de
endereço, preferimos aguardar. São oito meses apenas para montá-lo", diz
o coordenador de Marketing. Com o funcionamento da Sky Mountain no novo
parque, um público três vezes maior que o atual é esperado no
Mirabilandia. A atração aquática Waimea e o conhecido Chapéu Mexicano
também já foram adquiridos e serão atrações da reabertura.
TURISMO - A Empetur
informa que o Centro de Convenções irá ocupar a área do Mirabilandia. A
intenção é duplicar o tamanho do pavilhão, hoje com 20 mil metros
quadrados. O projeto de reforma e ampliação, avaliado em R$ 520 milhões,
prevê ainda a construção de um edifício-garagem para 5 mil carros,
auditório, praça de alimentação e salas multifuncionais. O edital de
licitação sairá neste mês.
Através de uma parceria público-privada será erguido, por trás do
Chevrolet Hall, um hotel com 400 leitos e perfil executivo, além de três
empresariais de sete andares e 360 salas, cada. Para esse complexo, o
investimento gira em torno de R$ 226 milhões. A Empetur diz que o
crescimento do turismo de negócios justifica a ampliação e afirma que o
pavilhão já não comporta a demanda de eventos. Em mais de 40 anos,
acrescenta, o Centro de Convenções nunca passou por uma reforma
estrutural.
FONTE NE 10. 18/01/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário