quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Em PE, clientes de planos de saúde cancelados enfrentam filas na ANS

Em PE, clientes de planos de saúde cancelados enfrentam filas na ANS

Eles precisam de documento para fazer portabilidade extraordinária.
Chefe do núcleo da ANS lembra que emissão pode ser feita pelo site.

Portabilidade é um assunto que vem preocupando os usuários dos planos Real Saúde e Recife Meridional, que atuavam em Pernambuco e foram extintos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na última sexta-feira (25). Na sede da ANS, no edifício Sudene, longas filas se formam todos os dias, de gente em busca de informação. Nesta sexta-feira (31), o Bom Dia Pernambuco convidou a chefe do Núcleo da ANS no Recife, Cynthia Curado, para esclarecer dúvidas sobre o assunto.
A Agência é responsável por liberar, pela internet ou na sede, um documento que permite a portabilidade extraordinária. Com isso, o cliente pode mudar o plano sem precisar cumprir período de carência, que é o que ocorre com os clientes dos planos Real Saúde e Recife Meridional. Para obter o documento de portabilidade,
Com esse documento, segundo Cynthia Curado, o cliente vai à operadora de destino levando também um boleto pago do plano anterior – ou de dezembro ou de janeiro – e exerce a sua portabilidade, que não tem carência ou doença pré-existente. “Se o usuário estava na Real Saúde ou Recife Meridional cumprindo alguma carência, vai cumprir o remanescente na operadora de destino. Ele tem direito a assistência de forma imediata”, detalha.

No vídeo acima, usuários dos planos que estavam na fila da ANS contam suas histórias. Uma delas conta que a mãe fez, alguns meses atrás, a portabilidade para um plano de saúde que estava falido e agora precisa repetir o procedimento. “No momento da portabilidade dela, nós não tínhamos dificuldades assistenciais graves nem volume de reclamação que justificasse o impedimento de plano, mas essa beneficiada não precisa se preocupar porque ela agora tem direito a fazer nova portabilidade”, explica Cynthia. A chefe de núcleo explicou também que nenhum dos produtos disponíveis para exercício da portabilidade – são 13 operadoras compatíveis com os dois planos suspensos – de acordo com a faixa de preço que se paga apresenta anormalidades assistenciais.

A aposentada Eunice Lima se queixa do atendimento na sede da ANS. “Eles dizem que vão atender até 200 e sem preferenciais. Para a quantidade de 50 mil ou mais do Plano Real e 50 mil ou mais do Meridional!”, questiona. Cynthia Curado afirma, no entanto, que a quantidade de fichas varia entra 400 e 500 por dia, dependendo da demanda, e respeita os clientes preferenciais. “É importante dizer à sociedade que esse atendimento aqui é para tirar dúvidas. O site da agência emite o mesmo documento. Tentem realizar pelo site”, orienta. Ainda segundo Cynthia, o prazo para a portabilidade desses planos vai até 24 de março. “Havendo necessidade de prorrogação, a agência avalia”, afirma.

A ANS pode ainda ajudar as pessoas tirando dúvidas e também apurando as denúncias, que ainda acontecem em número muito pequeno. De acordo com a ANS, é comum as pessoas fazerem a queixa de forma errada, sem dizer onde o problema aconteceu e que serviço deixou de ser oferecido.

Serviço:
ANS: Praça Ministro João Gonçalves,
8º andar, sala 77, Ed. Sudene, Iputinga
Atendimento das 8h30 às 15h30
DISQUE ANS
0800 701 9656
www.ans.gov.br
FONTE G1 PE, 31/01/2013

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