quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Há 80 anos, Hitler chegava ao poder e instituía o terror na Alemanha

NAZISMO

Há 80 anos, Hitler chegava ao poder e instituía o terror na Alemanha

No Brasil, o dia é marcado por diversas solenidades, incluindo acendimento de velas


Hitler tornou-se o personagem central de uma terrível passagem da história da humanidade
No 80° aniversário da chegada de Adolf Hitler ao poder, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu aos alemães que lutem por seus princípios e não caiam não complacência que permitiu ao ditador nazista assumir o controle do país. "O poder dos nazistas foi possível porque a elite da sociedade alemã trabalhou com eles mas, acima de tudo, porque a maior parte das pessoas toleraram esse poder", disse.
Após obter um terço dos votos na eleição alemã de 1932, Hitler convenceu o presidente Paul von Hindenburg a nomeá-lo chanceler em 30 de janeiro de 1993, colocando a Alemanha no caminho da guerra e do genocídio.
O fato de que Hitler conseguiu destruir a democracia da Alemanha em apenas seis meses serve de aviso hoje do que pode ocorrer se o público for apático, disse Merkel. "Os direitos humanos não se asseguram sozinhos, a liberdade não emerge sozinha e a democracia não é bem-sucedida sozinha", afirmou. "Uma sociedade dinâmica precisa de pessoas que tenham respeito umas com as outras, que se responsabilizem por si mesmas e pelos outros, pessoas que estão preparadas para aceitar críticas e oposição."
Mais do que homenagear as vítimas dessa terrível passagem da história da humanidade, a data existe para lembrar o Holocausto, quando seis milhões de judeus, além de ciganos, homossexuais, religiosos e militantes políticos foram brutalmente assassinados nos campos nazistas de extermínio da Europa. E a data também existe para impedir que essa barbárie seja negada.
A data é recordada em mais de 100 países. No Brasil, o dia é marcado por diversas solenidades, acendimento de velas e relatos de sobreviventes do Holocausto que escolheram o Brasil como seu novo lar. Depoimentos fortes, que trazem para a sociedade a dor e o sofrimento de uma época que jamais poderá ser esquecida.
O Parlamento alemão realizou nesta quarta-feira (30) uma cerimônia especial para homenagear os que morreram durante a ditadura nazista. 
FONTE FOLHAPE, 31/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário