sexta-feira, 8 de março de 2013

Prefeitura do Recife anuncia medidas de prevenção para o período chuvoso

Prefeitura do Recife anuncia medidas de prevenção para o período chuvoso

Operação Inverno promete fazer limpeza de canais e proteção de morros.
Total de investimentos, federais e municipais, será de R$ 18 milhões.

Prefeitura do Recife apresentou a Operação Inverno 2013 (Foto: Priscila Miranda / G1)Prefeitura do Recife apresentou a Operação Inverno 2013,
nesta quinta-feira (Foto: Priscila Miranda / G1)
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife, junto com a Secretaria de Defesa Civil, anunciaram, nesta quinta-feira (7), as medidas para conter os impactos das chuvas na capital durante o inverno. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota, o total de recursos para obras de prevenção e monitoramento será de R$ 18 milhões. “Serão ações preventivas, educativas, e ações também que garantam que a gente possa passar esse inverno com riscos menores para a população do Recife”, disse Mota.
Segundo o secretário Nilton Mota, até agora 9.656 vistorias em áreas de risco na cidade foram realizadas, e mais 10 mil ainda serão feitas até o final de maio. “São ações que se iniciaram desde janeiro deste ano e a ação da operação inverno vai até a conclusão do período chuvoso durante o ano de 2013”, explicou o secretário.
As áreas de morro serão uma das prioridades da Operação Inverno 2013. Haverá a colocação de lonas plásticas dentro de 90 dias em áreas que correspondem a 1.186.000 m².  As barreiras também receberão gel impermeabilizante. “Ainda faltam 40 pontos para aplicarmos o gel, numa área de 12 mil m²”, falou Nilton Mota.
Em relação à limpeza dos canais, a prefeitura informou que 27 já foram limpos, 18 estão em andamento e 22 ainda receberão a limpeza, que devem ser concluídas em maio. Além da limpeza feita por homens e máquinas, o tratamento dos canais também contará com o serviço de barragem móvel, que utiliza lona impermeável colocada no fundo do canal e laterais, no período da baixa maré, para represar a água que encherá o canal novamente. “Essa limpeza já vem sendo executada. É uma ação importante porque é mais rápida, de menor custo e mais eficiente do ponto de vista da gente atingir os nossos objetivos “, contou Nilton.
O secretário-executivo de Defesa Civil, Adalberto Ferreira, comentou que a limpeza dos canais também reflete na diminuição de alagamentos das ruas, uma das causas de trânsito no período do inverno. “A tendência é que a chuva chegue e siga para as canaletas. Se elas estiverem obstruídas, efetivamente não tem como a água do canal escoar e tende a sair para as ruas, para as avenidas. Com a limpeza, as galerias e as caneletas serão desobstruídas, a água chega e segue para o rio, que vai levar essas águas para o mar, ajudando no escoamento".
Ainda dentro da Operação Inverno, a Prefeitura anunciou a continuação da limpeza de galerias e canaletas, totalizando 10.900 m³ a serem concluídos. Outras obras de estruturação foram anunciadas, como o revestimento de 21 pontos de encostas de morro em parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e mais 104 somente com investimentos do programa federal.
“Se a população, de alguma forma, estiver devidamente educada, pode colaborar com a limpeza. Todos nós, enquanto cidadãos, temos esse papel de evitar que esses gastos sejam feitos todos os anos”, finalizou o presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Antônio João Dourado.
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário