sábado, 26 de outubro de 2013

Operação em Jaboatão, PE, tenta capturar dez jacarés

Operação em Jaboatão, PE, tenta capturar dez jacarés

Animais estão assustando moradores da comunidade Vila Esperança.
Jacarés teriam atacado patos, galinhas e até cachorros na região.


Desde o início da manhã desta terça-feira (22), uma operação realizada pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, pela polícia e por órgãos ambientais tenta capturar cerca de dez jacarés que estão assustando moradores do bairro de Barra de Jangada.  A ação deve durar até o fim da tarde, nas águas de uma lagoa da comunidade Vila Esperança, nas proximidades da Estrada da Curcurana.
Os moradores foram preparados e orientados para acompanhar a Operação Jacaré. "Nós fizemos uma reunião, passamos também lembretes para que não saíssem de casa, mantivessem as portas fechadas, e se fosse possível até não sair, porque quando eles começarem a pegar os jacarés é muito perigoso", afirmou a líder comunitária Rosineide Andrade.
A espécie do jacaré a ser capturada é o de papo-amarelo. Ele não é conhecido pela sua agressividade, só reage quando é provocado, para se defender. O problema é que a lagoa está muito perto das casas, praticamente no quintal, e 50 famílias vivem ao redor dela. Há relatos que jacarés já comeram patos, galinhas e até cachorros.
Os ambientalistas confirmam que o perigo existe. "Não é o habitat natural, e no entorno desse habitat que foi provocado existe muitas residências e crianças com animais domésticos. Há registros de ataques, inclusive uma criança quase era atacada", disse o coordenador da operação, Manoel Tabosa.
Funcionários da limpeza retiraram boa parte da vegetação e inclusive as plantas aquáticas. Uma retroescavadeira foi usada na caçada aos jacarés.Guardas municipais trouxeram o cambão, um equipamento para laçar o animal. Só não contaram com tanta dificuldade. Nenhum jacaré foi capturado, e eles são muitos, segundo os moradores. "Cheguei a ver uns cinco jacarés grandes. Agora, pequenos e grandes são uns 40, 50, por aí", relatou um morador.
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário