sábado, 26 de outubro de 2013

Recifenses gastam mais de 1h no trânsito para ir de casa ao trabalho

Recifenses gastam mais de 1h no trânsito para ir de casa ao trabalho

Recife é a 4ª capital brasileira onde se gasta mais tempo de deslocamento.
Pesquisa aponta que 38% dos entrevistados passam mais de 1h no trânsito.

A deficiência no transporte público das grandes cidades afeta diretamente o trânsito e a perda de tempo com deslocamento. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 38% dos recifenses gastam mais de uma hora por dia no trânsito para ir de casa ao trabalho.

O Recife é a quarta capital brasileira em que os trabalhadores perdem mais tempo para chegar ao emprego. Os dados fornecidos pelo Ipea são da Pesquisa Nacional por Domicílio de 2012, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Eu chego a perder 1h10, 1h20 por dia", diz um passageiro de ônibus. "Uma média de duas horas por dia", diz outro usuário de transportes públicos.
O professor de engenharia de tráfego da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Flávio Andrada disse que tanta perda de tempo para ir ao trabalho gera impactos social, psicológico e financeiro. "Ele vai ter que acordar muito mais cedo e, com isso, perder muito sono. E muitas vezes  a pessoa chega atrasada no trabalho e é descontado no salário dele. Isso tem uma implicação financeira e social porque ele fica mal visto no trabalho. E a culpa não é dele, é do sistema de transporte", afirma.
FONTE G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário