quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pacientes do HCP recebem cuidados com a beleza






Pacientes e acompanhantes do Hospital de Câncer de Pernambuco receberam cuidados com a beleza na manhã desta quarta-feira (11). Uma turma do curso de maquiagem do Senac fez uma visita especial para maquiar e alegrar o dia de quem passou pelo hospital.
A iniciativa foi uma forma de retribuição pela ajuda no projeto de conclusão do curso: o documentário Beleza Pela Vida. Tendo entrevistado voluntárias e pacientes do HCP, o documentário vai arrecadar alimentos para o Núcleo de Apoio de Doentes do Interior (Nadi). 
A exibição vai acontecer no Senac, dia 18, às 13h. Quem quiser assistir, deve levar um quilo de alimento não perecível como entrada. "O hospital está sempre aberto a grupos com iniciativas como essa, que contribuem para o bem estar dos nossos pacientes. Eles tiram uma lágrima e acrescentam um sorriso", disse a presidente da rede feminina de voluntárias do Hospital do Câncer, Maria da Paz.
Mariana Bernardo tem 13 anos e está enfrentando um tumor no útero. Ela mora na cidade de Jupi, que fica perto de Garanhuns, e se pudesse levaria uma das maquiadoras para casa. "Eu escolhi rosa porque não gosto de passar despercebida. Se pudesse, levaria uma delas para casa pra ela me ajudar a ficar assim todo dia". Assim como? "Linda". A mãe dela, Laudecy Bernardo, 46, disse que a filha herdou a vaidade dela. "Ela sempre se maquia e tira fotos em casa".
Alessandra dos Santos, 9, não gosta de usar lenço, "me incomoda, fico com calor", mas nem por isso é menos vaidosa. "Maquiagem bonita assim eu nunca fiz, mas eu passo um batonzinho", disse. Pela manhã Alessandra escolheu fazer uma maquiagem rosa para combinar com a blusa.
Alessandra está tratando um câncer ósseo, mais comum em crianças e pouco conhecido pela sociedade. Como a maioria dos tratamentos acontece tarde, os casos terminam em amputação. Chefe da ortopedia, Marcelo Souza, alerta que uma dor aguda e prolongada deve ser levada a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário