Porto de Fernando de Noronha é fechado por causa de grandes ondas
Cinco barcos naufragaram no Porto de Santo Antônio, segundo a Marinha.
Embarcações da ilha estão sendo transferidas para a Praia do Sueste.
O Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha,
foi interditado na manhã desta quarta-feira (16), por causa das ondas
grandes que atingiram o arquipélago durante a madrugada. De acordo com a
Marinha, cinco barcos naufragaram, mas ninguém ficou ferido.
Todas as embarcações que estavam ancoradas no porto estão sendo transferidas para a Praia do Sueste, do outro lado da ilha. A transferência acontece após autorização do Instituto Chico Mendes. Como a área é parte do Parque Nacional Marinho, os barcos só podem entrar com a permissão do Instituto, que é dada em casos excepcionais.
Todas as embarcações que estavam ancoradas no porto estão sendo transferidas para a Praia do Sueste, do outro lado da ilha. A transferência acontece após autorização do Instituto Chico Mendes. Como a área é parte do Parque Nacional Marinho, os barcos só podem entrar com a permissão do Instituto, que é dada em casos excepcionais.
As ondas, que chegaram a mais de três metros de altura por volta das
20h da terça (15), foram ocasionadas por um swell, fenômeno resultado da
propagação de energia de uma grande tempestade oceânica em forma de
ondas. A tempestade se originou na costa leste dos Estados Unidos e se
direcionou para o Atlântico Sul, de acordo com o engenheiro de pesca Léo
Veras, que mora na Ilha.
(No vídeo ao lado, veja como ficou o porto depois das ondas gigantes. As imagens são da TV Golfinho.)
Segundo a Marinha, novos incidentes ainda podem acontecer nesta quarta, visto que o fenômeno não terminou, mas a tendência é que o tamanho das ondas diminua ao longo do dia. O órgão lembra ainda que grandes ondas são comuns nesta época do ano. "A situação no momento está mais tranquila, mas estamos com um alerta para essa tarde, sobre a possibilidade de novas ondas. Natureza você não pode confiar, mas estamos preparados. Todas as providências já foram tomadas", afirma o administrador geral da Ilha, Romeu Baptista.
Segundo a Marinha, novos incidentes ainda podem acontecer nesta quarta, visto que o fenômeno não terminou, mas a tendência é que o tamanho das ondas diminua ao longo do dia. O órgão lembra ainda que grandes ondas são comuns nesta época do ano. "A situação no momento está mais tranquila, mas estamos com um alerta para essa tarde, sobre a possibilidade de novas ondas. Natureza você não pode confiar, mas estamos preparados. Todas as providências já foram tomadas", afirma o administrador geral da Ilha, Romeu Baptista.
FONTE G1 PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário