quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SEGURANÇA

SDS anuncia licitação para centro de comando integrado

Local funcionará de forma integrada na Cidade da Copa

A licitação para a contratação da empresa que deve iniciar a construção do Centro de Comando de Controle Integrado que funcionará na Cidade da Copa será aberta na primeira semana de novembro. Segundo o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a licitação foi lançada há 15 dias, e a obra tem um valor total de R$ 98 milhões, incluindo os equipamentos eletrônicos.
“Estamos trabalhando para que Pernambuco seja a mais segura de todas as sedes da Copa”, declarou ontem o secretário, durante uma palestra sobre como a tecnologia usada na Copa poderá ajudar as cidades a criar modelos preditivos, realizada no congresso Smart City Business. A mesa redonda foi moderada pela editora executiva da Folha de Pernambuco, Leusa Santos.
“Esse projeto dialogará com o PE Conectado, que já foi contratado no valor de mais de R$ 1 bilhão, por meio do qual até 2014 serão instaladas 1500 câmeras de segurança nas principais vias dos maiores municípios do Estado. Além disso, mais dez mil serão destinadas a instituições públicas, especialmente escolas. Atualmente, a SDS tem cerca de 270 câmeras de segurança, mas na semana passada mais 48 foram instaladas na avenida Norte, aumentado o número para mais de 300, que são operadas pelos Batalhões de Polícia Militar de cada área”, disse.
O Centro de Comando vai funcionar na cidade da Copa, dentro da Arena. O equipamento será construído pensando na Copa do Mundo, mas esse será um legado que o evento deixará para o Estado, e segundo o secretário, terá suma importância para a manutenção da segurança pública em Pernambuco. “Atualmente, o Estado possui um Centro de Monitoramento que funciona no Centro do Recife, só que aquilo ali é uma amostra grátis do que será o da Arena da Copa. Ela funcionará integrando todos os parceiros na área de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, Policias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, e outras instituições, como a Compesa, a Celpe e Consórcio Grande Recife”, declarou Damázio.
Ao todo, o prédio terá 14 mil metros quadrados de área construída, dividida em três pisos. A sala de monitoramento terá 100 telões com 42 polegadas no qual todas as principais vias das municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado serão monitoradas. Haverá uma sala-cofre onde todos os softwares nos quais estarão replicadas todas as memórias de arquivos. “Essa é a primeira de mais cinco ou seis licitações até que o projeto esteja finalizado. A construção deve ser finalizada até o final de 2013, mas só deve funcionar em sua totalidade em 2014.
Inicialmente, o objetivo é tranquilidade da Arena de Copa, nada de negativo pode acontecer ali. Mas o Centro se voltará para todo o Estado”, ressaltou o secretário.
FONTE FOLHAPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário