sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Novos contratados do Santa mostram bom humor e confiança

Novos contratados do Santa mostram bom humor e confiança



Renan (e) e Philco (d) têm boas perspectivas no Santa Cruz. Foto: Wladmir Paulino/Portal NE10
Os dois novos contratados do Santa Cruz esbanjaram bom humor em seu primeiro contato com a imprensa. Tanto o zagueiro Renan Fonseca quanto o atacante Philco fizeram piadas, arrancaram sorrisos dos repórteres e demonstraram confiança num bom desempenho durante a temporada de 2013. Cada um ao seu estilo.

Apesar de a diferença de idade de ambos ser um pouco superior a um ano, os caminhos que os levaram ao José do Rego Maciel foram bem diferentes. Por ordem de setor vamos começar pelo defensor Renan de Oliveira Fonseca. As informações tradicionais são a respeito de altura, peso, etc. Ele tem 1,89m e 83kg. Nasceu em Ouro Fino, Minas Gerais.


Philco é o quase nome de Halleson Tiago Barbosa Honorato. Ele é pernambucano de Igarassu e daqui a exatamente um mês completará seu 24º aniversário. Tem 1,83 e 80kg.
Fichas na mesa, Renan atravessou menos curvas para chegar à Avenida Beberibe, 1285. Começou a jogar na Ponte Preta. Passou por Red Bull (SP), CRAC (GO), Ituano e Marília, ambos de São Paulo. Na equipe de Itu trabalhou com Marcelo Martelotte, que o indicou.

Apesar do tamanho ele não se diz um jogador violento. "Sou um pouco técnico e deve vez em quando deixo meus gols". Na temporada passada foram três. No esquema, topa formar uma linha de quatro defensores quanto jogar com três zagueiros. "Hoje em dia a gente tem que se adaptar à necessidade do treinador".

As respostas curtas poderiam denotar uma introversão, algo impensável para quem joga de frente para quase todos os jogadores em campo - de seu time e do adversário. Máscara que ele se apressa logo em jogar fora. "Sou quietinho assim porque sou mineiro. Mas no campo, não. Eu grito, xingo..."

Quando chega a hora de Philco a pergunta é inevitável: De onde vem o apelido? E ele colabora com o folclore ao apresentar duas versões. A primeira tem a ver com seu apelido de infância, Fio. Um amigo do pai indignou-se, pois via a alcunha mais feminina que masculina. "Aí sugeriu Philco".

A segunda versão obviamente diz respeito ao fabrincante de aparelhos eletrônicos. Essa foi contada ao jogador. Ao assistir a propaganda da televisão começou a repetir o nome da marca. Ficou. Em um caso ou em outro, cognomes praticamente de batismo.

Sobre o futebol, Philco diz que a vinda para o Santa é uma nova oportunidade num time grande. Ele saiu de Pernambuco aos 17 anos para o Atlético Paranaense. Rapidamente chamou a atenção dos portugueses. Primeiro do Portimonense, depois do Braga. A vontade de retornar ao País o fez defender o Figueirense, quando uma lesão o deixou quase um ano parado.

Sem jogar, não aparece. Sem aparecer, as grandes oportunidades debandam. Assim ele foi ao Pelotas em 2011. No ano passado, retornou ao Estado no Belo Jardim. Em sete jogos marcou seis gols. "Agora tenho a chance de voltar a defender um grande clube, que é o Santa Cruz".
CONTRATAÇÕES - O atacante Danilo Santos chegou no início da noite desta sexta. Outro jogador que estaria conversando com os corais seria o atacante Gilmar, ex-Náutico.
FONTE NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário